Acessibilidade / Reportar erro

Sensibilidade e especificidade da versão brasileira do Montreal Cognitive Assessment – Basic (MoCA-B) na doença renal crônica

Resumo

Introdução

O comprometimento cognitivo na doença renal crônica (DRC) é comumente associado a distúrbios neuropsiquiátricos. Sendo uma patologia complexa, a DRC, em qualquer estágio, requer que o paciente tenha uma boa compreensão da necessidade de adesão ao medicamento e à nutrição. A triagem cognitiva é o ponto de partida para a detecção de deficiências cognitivas.

Objetivo

Determinar a especificidade e a sensibilidade da versão em português do Brasil do Montreal Cognitive Assessment – Basic (MoCA-B) para identificação de comprometimento cognitivo na população com DRC.

Métodos

Este foi um estudo transversal com 163 pacientes com DRC em tratamento hemodialítico. Foram aplicados o Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e o MoCA-B.

Resultados

O MoCA-B obteve consistência interna confiável (alfa de Cronbach = 0,74). Um ponto de corte de ≤ 21 pontos fornece a melhor sensibilidade e especificidade para a detecção de comprometimento cognitivo. A variável educação teve menos impacto no escore total do MoCA-B do que no escore total do MEEM.

Conclusões

O MoCA-B é um instrumento de triagem adequado para avaliar a cognição global de pacientes em hemodiálise. Os resultados podem ajudar os profissionais de saúde a realizar avaliações e planejar o manejo clínico.

Testes de estado mental e demência; psicometria; doença renal; testes neuropsicológicos

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br