Acessibilidade / Reportar erro

Construção de uma escala de avaliação do ritmo biológico para crianças

Resumo

Introdução

O ritmo biológico está associado ao nível de alerta, desempenho cognitivo e humor dos indivíduos. Sua regularidade é essencial para preservar uma boa saúde e qualidade de vida.

Objetivo

Apresentar as etapas de construção da escala intitulada Biological Rhythm Interview of Assessment in Neuropsychiatry – Kids (BRIAN-K), criada para medir disrupturas do ritmo biológico em crianças e adolescentes brasileiros.

Métodos

Os itens foram desenvolvidos seguindo a versão adulta da escala. A análise das características psicométricas da escala se baseou nas respostas de 373 pais/cuidadores de crianças em idade escolar (7 e 8 anos).

Resultados

Um modelo teórico de 17 itens, com o objetivo de avaliar quatro domínios do ritmo biológico (sono, atividades, ritmo social e padrão alimentar) foi determinado usando análise fatorial exploratória (AFE) e pela identificação de um fator geral. As propriedades psicométricas da BRIAN-K mostraram-se satisfatórias.

Conclusão

Apenas dois itens precisaram ser reescritos. São necessários mais estudos para investigar a adequação do instrumento a diferentes faixas etárias e evidências adicionais de validade e confiabilidade.

Descritores
BRIAN; ritmo biológico; ritmo circadiano; construção de escala; crianças

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br