TEMPO SOCIAL é uma publicação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Isto significa, em primeiro lugar, fidelidade a certos valores e ideais orientadores da vida universitá ria: reflexão incessante sobre os princípios e os pressupostos do conhecimento, cultivo das formas mais elaboradas de pensamento, empenho na análise e compreensão de todas as expressões da vida humana, diálogo prudente e permanente com a modernidade, independência frente às solicitações mais imediatistas das várias forças sociais e políticas, crítica serena mas firme perante as injustiças de toda ordem. Numa palavra, compromis so com a verdade, a objetividade e a ciência, fundado na liberdade de pensamento, de pesquisa e de expressão.
TEMPO SOCIAL é fruto, há muito almejado, do trabalho dos docentes do Departamento de Sociologia que, mesmo recente institucionalmente, deita raízes profundas num rico passado, formador de nossa tradição. Por esta razão, este número inicial gosta ria de ser visto principalmente como homenagem aos velhos mestres do antigo Depar tamento de Ciências Sociais que, em plena atividade, ainda se impõem como exemplos a serem seguidos, instauradores que foram de um padrão de trabalho intelectual marcado pelo rigor, pela seriedade e pela alta qualidade.
Todavia, a nossa relação com a tradição não pode ser concebida simplesmente em termos de continuidade linear, nem como seu oposto, de ruptura total. Na verdade, a preservação de um certo estilo de trabalho, nossa herança maior, deverá nos inspirar para que os desafios radicais do presente possam ser enfrentados com o mesmo pensamento radical que é a marca distintiva de toda criação e descoberta.
José Carlos Bruni
Editor Responsável
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Jan-Jun 1989