Acessibilidade / Reportar erro

Três décadas após o Ateneu da Juventude: José Vasconcelos, Antonio Caso e a democracia liberal1 1 Este texto foi apresentado no colóquio internacional “As ciências sociais no Brasil e no México”, ocorrido na Universidade de São Paulo, em 2 de dezembro de 2015. Agradeço especialmente os comentários de Alejandro Blanco e Luiz Jackson – graças a eles esta proposta alcançou sua formulação atual.

Three decades after the Ateneo de la Juventud: José Vasconcelos, Antonio Caso and liberal democracy

Resumo

Em 1910, um dos filósofos do mexicano Ateneu da Juventude (1909-1912), José Vasconcelos (1882-1959), aderiu à campanha presidencial de Francisco I. Madero, enquanto que outro, Antonio Caso (1883-1946), apoiava a sétima reeleição de Porfirio Díaz. Trinta anos depois, em 1940 e no contexto internacional da Segunda Guerra Mundial, um dos antigos ateneístas apoiava a Alemanha nazista, enquanto o outro tomava partido pelas democracias ocidentais, especificamente a britânica. No entanto, agora Vasconcelos era o primeiro e Antonio Caso, o segundo. Os papéis foram totalmente trocados.

Ateneu da Juventude; Antonio Caso; José Vasconcelos; Democracia liberal no México; Angloesfera

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br