Resumo:
Este estudo descreve a relação entre o papel das instituições de suporte ao turismo, seus serviços e sua estrutura de relacionamento na gestão do destino turístico de Pirenópolis-GO - no interior do Brasil. O turismo pode ser estudado como um território geográfico formado por atrativos locais e diferentes atores. Esses atores incluem instituições de suporte ao turismo, como universidades, agências, associações comerciais e outros. Com abordagem qualitativa e quantitativa, o estudo envolveu 20 instituições de suporte, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade de algumas instituições, que, no entanto, não desempenham um papel protagonista na rede, e que: i) a centralidade não está relacionada com a prestação de serviços, mas sim com as relações entre as instituições; ii) atividades que necessitam menos investimentos são mais comuns e não se observa complementaridade de serviços entre as instituições; e iii) o gerenciamento de destino não é realizado por uma Organização de Gerenciamento de Destino (DMO), o que torna seu gerenciamento mais fragmentado.
Palavras-chave:
gestão de destinos turísticos; instituições locais de suporte; serviços locais de suporte; relações interorganizacionais