Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA COOPERAÇÃO ENTRE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS NO ENGENHO TRIUNFO: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO O MÉTODO AHP

ANALYSIS OF COOPERATION BETWEEN TOURISM ENTERPRISES AT ENGENHO TRIUNFO: AN APPROACH USING THE AHP METHOD

ANÁLISIS DE LA COOPERACIÓN ENTRE EMPRESAS TURÍSTICAS EN ENGENHO TRIUNFO: UN ENFOQUE UTILIZANDO EL MÉTODO AHP

Resumo:

O turismo tem buscado a cooperação para melhorar o nível de serviço oferecido aos clientes e ampliar a atratividade das ofertas de valor. No entanto, a cooperação também gera dependência mútua entre os participantes dos diversos segmentos turísticos, bem como com os turistas e representantes institucionais. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância da cooperação nos serviços turísticos e sua influência na competitividade de forma sustentável. A metodologia utilizada foi a aplicação do Analytic Hierarchy Process (AHP) para avaliar as alternativas dos empreendimentos no Engenho Triunfo, localizado na cidade de Areia, no Brejo Paraibano. Como resultado na hierarquização das alternativas, o serviço de produção de doces regionais obteve a maior pontuação e conquistou o primeiro lugar no ranqueamento geral, seguido pelo serviço de produção de cacau/chocolate. Esses resultados fornecem orientação para as organizações do setor turístico ao priorizarem suas ações colaborativas e direcionarem seus esforços e recursos de forma eficiente. Como conclusão, a produção de doces regionais emergiu como a alternativa mais valorizada, seguida pela produção de cacau/chocolate e sorvetes regionais. Esses resultados fornecem orientação valiosa para priorizar investimentos e esforços nos serviços turísticos do Engenho Triunfo, destacando as opções mais promissoras e prioritárias para impulsionar a competitividade e a sustentabilidade no mercado. A pesquisa auxilia na ampliação do conhecimento sobre a interação entre os diversos atores envolvidos e ressalta os fatores que impulsionam a competitividade e a sustentabilidade.

Palavras-chave:
Cooperação; Competitividade; Sustentabilidade; Serviços turísticos, Analytic Hierarchy Process (AHP)

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br