Acessibilidade / Reportar erro

HOSPITALIDADE, EXPERIENSCAPE E META-HOSPITALIDADE EM VIAGENS DE INCENTIVO

HOSPITALITY, EXPERIENSCAPE AND META-HOSPITALITY IN INCENTIVE TRAVEL

HOSPITALIDAD, EXPERIENSCAPE Y META-HOSPITALIDAD EN VIAJES DE INCENTIVO

Resumo:

O objetivo do artigo foi investigar os benefícios da hospitalidade no segmento de viagens de incentivo e apresenta o resultado de uma pesquisa empírica, exploratória e explicativa pelo método misto com base nos conceitos Emic-Etic-Emic. Devido ao tamanho e à profundidade do estudo principal, o foco deste artigo foi nos achados da fase final Emic da pesquisa de campo, a partir das lacunas observadas nos resultados das fases anteriores Emic e Etic. Foi feita uma pesquisa qualitativa pelo método de estudo de casos múltiplos por meio da observação participante em três viagens, sendo o problema da pesquisa compreender a importância da hospitalidade entre stakeholders envolvidos em viagens de incentivo para alcançar um diferencial competitivo no setor. Os principais resultados foram que a hospitalidade é importante ao criar fortes laços comerciais e vantagens competitivas, os componentes do experienscape são fundamentais nas viagens e a possibilidade de alcançar a meta-hospitalidade durante os incentivos. Para futuros estudos, considera-se realizar outros tipos de pesquisa com mais respondentes e dar continuidade à análise das vantagens da hospitalidade em viagens de incentivo, considerando a manifestação de outros stakeholders envolvidos nesse segmento.

Palavras-chave:
hospitalidade; stakeholders; competitividade; viagens de incentivo

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br