Acessibilidade / Reportar erro

MARKETING DIGITAL E ENOTURISMO: QUALIDADE DOS WEBSITES DE VINÍCOLAS DA SERRA GAÚCHA, BRASIL

DIGITAL MARKETING AND WINE TOURISM: QUALITY OF WEBSITES OF WINERIES AT SERRA GAÚCHA, BRASIL

MARKETING DIGITAL Y TURISMO DEL VINO: CALIDAD DE LOS SÍTIOS WEB DE BODEGAS EM SERRA GAÚCHA, BRASIL

Resumo:

Ferramentas de marketing que tem como base recursos digitais tem se caracterizado como estratégias fundamentais para divulgação e promoção de empresas turísticas, o que inclui as vinícolas que atuam com turismo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade dos websites de vinícolas do município de Bento Gonçalves (Serra Gaúcha, Brasil), por meio da aplicação da matriz AWE-V (Análise de Websites Enoturísticos - Vinícolas). A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, de natureza quantitativa, tendo como amostra 37 vinícolas. Os principais resultados mostram que os aspectos técnicos dos websites recebem maior atenção, enquanto categorias como “serviços” e “vinícola”, envolvendo a possibilidade de compra de produtos e experiências, além de dados relevantes sobre a empresa, ainda são elementos que merecem maior atenção por parte de algumas vinícolas. Analisando a pontuação de cada uma das vinícolas, quatro websites alcançaram 50 ou mais pontos (sendo que a matriz tem pontuação máxima de 72 pontos). Conclui-se com a pesquisa que a maioria dos websites das vinícolas analisadas atendem aos preceitos básicos para um website ser considerado de qualidade, no entanto, cabe ressaltar que atributos relacionados às experiências enoturísticas e aos recursos que a vinícola oferece poderiam ser melhor explorados nos websites.

Palavras-chave:
enoturismo; marketing digital; vinícola; matriz de avaliação; website

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br