Pesonen et al. (2015) |
Finlândia |
Analisar a utilização das tecnologias de informação pelos turistas seniores |
Todos os turistas seniores entrevistados utilizam a internet no seu quotidiano (e.g. compras online, redes sociais); no contexto do turismo, todos mencionam recorrer às TIC para planear a viagem, embora poucos a utilizem no decorrer das suas experiências; consoante a utilização das TIC, definiram três tipos de turista sénior: “experientes”; “meticulosos” e “inseguros”. |
Signoretti et al. (2015) |
Portugal |
Apresentar o protótipo da app “Trip4All (T4A)”, criada para introduzir a gamificação aos seniores, assistindo-os durante as visitas turísticas. |
Para estes autores, o desenvolvimento do projeto “Trip4All (T4A)” pretende promover o bem-estar e a autorrealização dos turistas seniores através da realização de desafios que lhes permitam proporcionar autoconfiança, apoio e integração social. |
Kim et al. (2016) |
Coreia do Sul |
Analisar a relação entre o capital social, apego interpessoal, de grupo e de lugar e a “lealdade” dos turistas seniores em relação às redes sociais; identificar as motivações de usar as redes sociais e qual a utilização em contexto de turismo. |
A teoria do capital social explica o aumento da utilização das redes sociais por parte de seniores, relacionada com produtos e serviços turísticos. No entanto, as empresas que criam os produtos para as TIC (e.g. social network sites) devem encorajar os seniores em utilizar estas tecnologias. Revelam ser importante adaptarem o tamanho da letra nos sites, permitindo um aumento do apego dos seniores às TIC e assim aumentar a lealdade de estes utilizarem dispositivos móveis. |
Kim & Preis (2016) |
Coreia do Sul |
Examinar que fatores motivam e influenciam a utilização de dispositivos móveis por seniores quando a realização de atividades turísticas. |
A utilidade (motivação extrínseca) e o prazer (motivação intrínseca) influenciam as atitudes dos seniores em utilizar dispositivos móveis no turismo. Os resultados sugerem que a utilização de dispositivos móveis permite que os seniores se divirtam, experimentem novas situações e sintam satisfação consigo próprios. Verificou-se que os seniores utilizam esses dispositivos no turismo mais pela utilidade do que pelo prazer; ter um conhecimento prévio de como utilizar dispositivos móveis tem um efeito significativo no seu desejo e intenção comportamental. |
Moura et al. (2017) |
Brasil |
Compreender as intenções comportamentais e a utilização da internet pelos seniores na escolha de destinos turísticos. |
A expetativa de desempenho prediz a atitude, ou seja, os seniores percebem os benefícios da utilização da internet, e quanto maior for essa expetativa de desempenho, mais favorável será a atitude de utilização; o hábito influencia as atitudes e comportamento de utilização; as variáveis, motivação hedónica e confiança influenciam positivamente a atitude (quanto mais divertida for percebida a utilização da internet, mais favorável será a atitude de a utilizar). |
Wang et al. (2017) |
China |
Compreender o comportamento de viagem de seniores chineses, com relação à utilização das TIC, motivação e intenção e avaliar potenciais diferenças na motivação e intenção para viajar, de acordo com o nível de utilização das TIC. |
A maioria dos seniores apresentou uma utilização média das TIC; existe uma associação entre as características sociodemográficas dos seniores e o seu nível de utilização das TIC; identificaram-se 6 fatores motivacionais primários para a viagem: prazer, entusiasmo e curiosidade, networking social, relaxamento e escape, realização pessoal e busca por conhecimento; existe uma associação entre a utilização das TIC e a motivação para viajar; a utilização das TIC está positivamente relacionada com a intenção de viagem. |
Traboulsi et al. (2018) |
Itália |
Analisar o valor (epistémico, funcional, hedónico e social) da utilização de tecnologias de realidade aumentada, percebido por turistas seniores ativos. |
As dimensões epistémica e emocional incentivam os turistas seniores a aceitar e utilizar produtos das TIC; Os resultados indicam que existe a necessidade de os seniores acederem a tecnologias com interface interessante e fácil de usar, já que se constatou atraírem a sua atenção (embora privilegiem a interação humana e o momento presente); evidencia-se um nível muito baixo de engagement em relação às redes sociais, pelo que há necessidade de maior apoio na utilização dessas plataformas. |
Kim et al. (2019) |
Coreia do Sul |
Explorar o impacto de determinados constructos e o interesse na utilização das redes sociais por turistas seniores. Verificar o impacto da ajuda, autoexpressão e prazer no capital social (de ligação ou de ponte), e a influencia no envolvimento nas redes sociais. Explorar o efeito moderador do apego e evitação entre utilizadores seniores das redes sociais. |
O tipo de capital social do turista sénior (de ligação ou de ponte) medeia a relação entre os 3 antecedentes (ajuda, autoexpressão e prazer) e o seu envolvimento nas redes sociais; ajudar os outros e ter um nível elevado de autoexpressão tem um impacto positivo no capital social dos turistas seniores (independentemente do tipo); ajudar os outros nas redes sociais tem maior influência nos turistas seniores com capital social de ligação do que nos que têm capital social de ponte. O apego e o evitamento têm um efeito moderador significativo sobre os antecedentes (ajuda, autoexpressão e prazer) independentemente do capital social. |
Ramos-Soler et al. (2019) |
Espanha |
Analisar a utilização das TIC e de aplicações de turismo, por cidadãos seniores. |
As TIC influenciam positivamente a perceção final que os turistas seniores formam sobre a experiência da viagem; as apps analisadas respondem às expetativas dos turistas seniores (geração W, relevante para o turismo cultural e com interesse particular na sustentabilidade do património mundial). |
Shao et al. (2020) |
China |
Investigar o nível de aceitação dos stakeholders no planeamento do turismo em relação à utilização da Realidade Virtual (RV) e explorar os fatores que influenciam a aplicação da RV no planeamento do turismo. |
A aceitação da RV é influenciada por 5 fatores, divididos em 2 grupos: suporte técnico (facilidade de utilização, utilidade e custo percebidos) e feedback emocional (nível de entretenimento e sensação de imersão percebidos); a RV apresenta benefícios a 2 níveis, um para os operadores turísticos que contribuiu para melhorar o marketing e promoção dos destinos, e outro para os turistas, no intuito de melhorar a experiência de viagem. |