Resumo:
Apesar do crescente reconhecimento da importância da pesquisa sobre o comportamento do consumidor no âmbito do turismo, tanto por gestores, agentes do setor turístico quanto por órgãos governamentais, ainda persiste uma lacuna significativa na compreensão das motivações subjacentes aos turistas brasileiros. Este estudo tem como objetivo propor uma Escala de Motivação Turística (EMT) no contexto brasileiro. O processo investigativo incluiu uma revisão lexical meticulosa de estudos prévios, acessados por bases de dados nacionais e internacionais, a fim de estabelecer uma base sólida de motivações ligadas ao turismo. A EMT foi aplicada a uma amostra de 974 consumidores de turismo, sendo sujeita a procedimentos rígidos de validação, demonstrando sua integridade e confiabilidade com suas 15 variáveis distribuídas em três fatores distintos. A aplicação da EMT viabiliza a análise dos fatores impulsionadores do engajamento dos consumidores em atividades turísticas e na escolha de destinos, permitindo uma investigação detalhada das discrepâncias e identificação dos estímulos mais relevantes para o destino em foco.
Palavras-chave:
Turismo; Motivação Turística; Comportamento do Consumidor; Marketing; Brasil