Resumo:
A incerteza sobre a recuperação da demanda provocada pela pandemia COVID-19 em combinação com os novos gastos que os hotéis devem enfrentar para cumprir os protocolos de saúde e adquirir soluções tecnológicas que mitiguem o risco de contágio, são fatores que reavaliam a adoção do Yield Management (YM) filosofia. Partindo da necessidade de aprofundar o conhecimento empírico sobre a implementação do YM em países menos desenvolvidos, o estudo visa: 1) analisar as características dos hotéis e sua relação com o conhecimento e adoção do YM para fixação de tarifas na Argentina e 2) identificar mudanças em sua adoção e / ou uso no contexto de uma pandemia. O estudo de caso constitui a metodologia utilizada e centra-se nos hotéis de 3 e 4 estrelas da cidade de Bahía Blanca. As informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas face a face com os gestores dos seis hotéis de 4 e 3 estrelas (janeiro a março de 2019), e inquéritos divulgados via e-mail para os mesmos alojamentos (outubro a novembro de 2020). Conforme a informações analisadas, algumas características dos hotéis estão relacionadas ao conhecimento e adoção efetiva do YM. O estudo mostra que a crise de COVID-19 não promove a adoção do YM.
Palavras-chave:
hotéis; gestão de receitas; Yield Management; Revenue Management; COVID-19; Argentina