Acessibilidade / Reportar erro

Produtos turísticos para demandantes de experiências da dimensão entretenimento de Pine & Gilmore: Novas características e Tendências para o Paraná

Tourist products for experience seekers in Line & Gilmore’s dimension of entertainment: New characteristics and trends for Paraná

Productos turísticos para demandantes de experiencias de la dimensión entretenimiento de Pine y Gilmore: Nuevas características y tendencias para el Paraná

Resumo:

Atualmente, a atividade turística tem recebido novos perfis de demanda e, mediante este fato, os responsáveis pela gestão do turismo buscam aperfeiçoar como seus produtos são conformados no mercado e entregues ao consumidor. Este artigo tem como objetivo diagnosticar atrativos que se relacionam com a dimensão de entretenimento de Pine & Gilmore (1999) no estado do Paraná. Para tanto, adota-se uma pesquisa bibliográfica exploratória em conjunto com a análise documental do Plano Paraná Turístico 2026 - pacto para um destino inteligente. Em primeiro momento, foi realizado um levantamento de dados quantitativos relacionados ao potencial do turismo no estado do Paraná, seguido de uma análise qualitativa em relação a atrativos. A investigação possibilita visualizar a forma com que o estado do Paraná está organizando a atividade turística por meio de estratégias de gestão pautadas na economia da experiência. Conclui-se que o modelo dimensional de consumo de Pine & Gilmore (1999) incentiva a conformação de produtos experiências para o turismo. Desta forma, o destino turístico consegue atender a consumidores específicos, uma vez que as dimensões construídas pelos referidos autores permitem adquirir conhecimento em relação à oferta e à demanda.

Palavras-chaves:
Marketing; Paraná Turístico 2026; Entretenimento

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br