Acessibilidade / Reportar erro

SEGMENTAÇÃO DE MERCADO EM FESTIVAIS TURÍSTICOS: PERSPECTIVAS DE IDENTIDADE SOCIAL E CULTURAL

MARKET SEGMENTATION IN TOURIST FESTIVALS: PERSPECTIVES ON SOCIAL AND CULTURAL IDENTITY

SEGMENTACIÓN DE MERCADO EN FESTIVALES TURÍSTICOS: PERSPECTIVAS DE IDENTIDAD SOCIAL Y CULTURAL

Resumo:

Os festivais culturais emergiram como catalisadores do turismo, influenciando profundamente a formação e expressão de identidade cultural e social. Este estudo tem o objetivo de identificar e analisar segmentos de visitantes, tendo em vista a valorização da identidade cultural e social durante o Festival Festitália 2023, sediado em Blumenau (SC). Adotando uma abordagem quantitativa, os dados foram coletados por meio de uma pesquisa survey com uma amostra de 471 participantes. Por meio da análise de clusters, foi possível identificar três segmentos de visitantes: “Os Céticos”, que possuem uma perspectiva crítica quanto ao impacto cultural do festival; “Os Otimistas Culturais”, que avaliam o evento positivamente; e “Os Defensores Apaixonados”, que exibem uma apreciação profunda tanto pelo festival quanto pela sua influência na cultura e na sociedade local. As informações reveladas neste estudo oferecem contribuições para os gestores do evento, apoiando decisões relacionadas à avaliação de determinados aspectos do festival. Contudo, vale ressaltar as limitações da pesquisa, dada sua concentração em um evento específico e a natureza exploratória da amostragem.

Palavras-chave:
Festival Cultural; Segmentação; Turismo; Identidade Social; Identidade Cultural

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br