Acessibilidade / Reportar erro

EFICÁCIA PROMOCIONAL NO PLANEJAMENTO E GASTOS DE VIAGENS ENTRE HOMENS E MULHERES VISITANTES DO ESTADO DE SERGIPE

PROMOTIONAL EFFECTIVENESS IN TRAVEL PLANNING AND TRAVEL SPENDING AMONG MEN AND WOMEN VISITORS IN THE STATE OF SERGIPE (BRAZIL)

EFICACIA PROMOCIONAL EN LA PLANIFICACIÓN Y GASTOS DE VIAJES ENTRE HOMBRES Y MUJERES VISITANTES DEL ESTADO DE SERGIPE

Resumo:

O presente estudo centrou-se na avaliação da eficácia da promoção turística do estado de Sergipe, por meio de um comparativo entre os gêneros masculino e feminino. Para tanto, foi utilizado um dos modelos mais recentes referente à eficácia da promoção turística: o Destination Advertising Response (DAR) Model. Esta pesquisa foi difundida por Stienmetz, Maxcy e Fesenmaier (2015) com a finalidade de analisar dados sobre a eficácia de campanhas promocionais por meio do planejamento de viagem e gastos realizados pelos visitantes em seis facetas: passagens, hospedagem, atrativos, refeições, eventos e compras. Foram coletados 384 questionários e, por meio de estatísticas descritivas, foi possível traçar o perfil sociodemográfico e os aspectos relacionados ao planejamento de viagem dos respondentes. Com o uso do teste de comparação de médias para amostras independentes e as análises de regressão múltipla, foi possível identificar que, de modo geral, a promoção turística empreendida tem sido mais eficaz para o público masculino. Homens e mulheres, em geral, demonstraram possuir características bastante semelhantes, destacando-se o fato de que as mulheres são mais influenciadas pela promoção do destino, mesmo tendo um valor médio de gasto total inferior ao do público masculino.

Palavras-chave:
Promoção de destinos; Eficácia promocional; Viagem

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br