Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar e identificar os atributos presentes nas Experiências da plataforma Airbnb. Para isso, considerou os sete atributos das Experiências de Turismo Memoráveis (ETM) propostas por Kim & Ritchie (2014): hedonismo, refresco, significado, novidade, cultura local, conhecimento e envolvimento. Com abordagem qualitativa e quantitativa, o método que compreendeu a coleta de 500 comentários de 100 experiências, oferecidas nas duas maiores cidades do Brasil, gerou um corpus de 25.742 palavras. A técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011) foi aplicada para identificar os atributos das ETM que foram baseados em categorias definidas a priori e, a seguir, mostrar a estatística descritiva das frequências dos atributos identificados e os cruzamentos entre as variáveis. Foi identificado um novo atributo denominado “acolhimento”, referente à atitude do “anfitrião” que oferece a experiência; sendo este o fator mais evidenciado pelos usuários em 351 avaliações como aspecto positivo da experiência.
Palavras-chave:
experiências memoráveis; Airbnb; acolhimento; anfitrião; ETM