Este artigo compara as políticas públicas e os processos pelos quais o planejamento de transporte e uso do solo estão integrados na área metropolitana de Toronto (Canadá) e de Chicago (Estados Unidos). A partir de 24 entrevistas semiestruturadas com respondentes chave, descreve-se a sequência de intervenções efetuadas por atores governamentais e não governamentais em seus respectivos domínios, para esclarecer como os desafios de integrar o planejamento de transportes e do uso do solo são geridos em ambos os lados. Evidências da dinâmica política em Toronto e em Chicago demonstram que a capacidade das instituições metropolitanas de adotarem e implementarem planos que integrem transporte e uso do solo dependem essencialmente da liderança da cidade polo ou do governo estadual. Embora o governo federal de cada país possa passar sobre o nível subnacional e intervir em questões locais através do financiamento de projetos de transporte que incluam o uso do solo como componente, sua capacidade de promover uma visão metropolitana coerente é inerentemente limitada. Na ausência de liderança no nível da província ou do estado, a presença de um empreendedor da política pública ou uma forte capacidade cívica regional podem se consolidar como elementos chave na adoção e implementação de reformas inovadoras.
Planejamento de transporte; Planejamento de uso do solo; Governança multinível; Estudo de caso; Organizações metropolitanas