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Mercado imobiliário e sistemas de transporte público em países em desenvolvimento: el caso de Medellín, Colômbia

Resumo

O objetivo deste estudo foi medir o efeito da distância entre as residências e as estações do sistema integrado de transporte público de Medellín sobre os preços das residências. Os modelos hedônicos aqui utilizados foram calculados usando mínimos quadrados ordinários (OLS) e dois modelos econométricos espaciais: o modelo espacial autorregressivo (SAR) e o modelo de erro espacial (SEM). Os resultados obtidos indicam que as estações desse sistema de transporte têm impacto nos preços das residências dependendo do nível de renda do bairro onde estão localizadas. Por um lado, o preço de uma casa em um bairro de baixa ou média renda pode aumentar (17,1% ou 15%) se estiver “perto” de uma estação (1,5-2,0 km e 1,0-1,5 km, respectivamente), mas não é afetado se a unidade habitacional estiver “muito próxima” (até 1,0 km). Por outro lado, se a unidade habitacional estiver localizada em bairro de alta renda, quanto mais próximo estiver de uma estação, menor será o seu preço (-15% entre 0 e 1,0 km e -12% entre 0,5 e 1,0 km) . Esses resultados são relevantes para todos os agentes envolvidos no setor imobiliário e formuladores de políticas públicas interessados em executar projetos de infraestrutura de transporte em cidades de países em desenvolvimento.

Palavras-chave:
avaliação em massa; econometria espacial; transporte público; países em desenvolvimento

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