Resumo
A configuração do ambiente construído é apontada como um dos fatores capazes de influenciar a distribuição espacial da criminalidade no espaço urbano. O objetivo deste manuscrito é avaliar a relação entre roubo de veículos e características urbanas no município de Cáceres, MT. Para tanto, os registros de roubos de veículos dos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015 foram relacionados com: usos do solo; socioeconomia e demografia; configuração do traçado da malha viária. Para análise da influência do uso do solo foi calculada a densidade de roubos de veículos no entorno (0-500m) de diferentes equipamentos urbanos (Nodos de Atividade) através do Coeficiente de Locação de Crimes. As características socioeconômicas e demográficas foram relacionadas com os registros criminais através de regressão linear e a configuração do território foi avaliada através das métricas integração e escolha da sintaxe espacial. O uso do solo foi o elemento que exerceu maior influência no padrão de distribuição do roubo de veículos, sendo que os principais equipamentos atratores foram: agências bancárias, equipamentos esportivos, escolas, estacionamentos, terminal de ônibus e universidades. Os equipamentos que afastaram a criminalidade foram: aeroporto, áreas verdes, edifício comercial e cemitérios. As outras variáveis analisadas, embora tenham apresentado uma relação de linearidade com o roubo de veículos, não indicaram forte influência no padrão distribuição do roubo de veículos.
Palavras-chave:
Roubo de veículos; Sistema de Informação Geográfica; Sintaxe espacial; Nodos de Atividade