Resumo
Este artigo apresenta um estudo com vistas à criação de um modelo para o controle de acesso e também para a otimização do embarque de cargas nos portos brasileiros. O presente artigo visa apoiar a minimização de deficiências de acesso aos portos e também otimizar as taxas e custos de embarque, por meio da utilização de um algoritmo para criar filas virtuais, considerando ainda a utilização da tecnologia de identificação por radiofrequência, denominada RFID, do inglês radio frequency identification (RFID) technology. A abordagem teórica e alguns dos dados discutidos no âmbito desse trabalho provêm de uma dissertação de mestrado de um dos autores, na área da Engenharia Civil, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. O porto escolhido para a implementação do modelo proposto foi o Porto de Vitória, o qual é um dos mais movimentados em termos de terminais de transporte no Brasil. Inicialmente, a pesquisa foi realizada localmente e os dados coletados foram tabulados e tratados por meio de um simulador. Os resultados mostraram a efetividade do modelo, mediante o uso de um sistema de simulação (Arena ®). O modelo aplicado ajuda a evitar congestionamentos na área de acesso ao porto e, com isso, torna-se possível a automação do acesso ao porto.
Palavras-chave:
Logística portuária; RFID; Portos