Resumo
Este artigo visa a construção de imaginários sociais na região caribenha da Colômbia, representada no Muralismo e na Arte de Rua, valendo-se da cidade de Barranquilla como objeto de estudo. Além disso, explora as transformações que têm gerado este tipo de movimento na reconfiguração do espaço urbano e do tecido social, sendo usado como um instrumento de comunicação intercultural que procura estabelecer uma crítica e impactar os cidadãos. Para tal, a revisão teórica recorre à relação entre comunicação e arte, processos interculturais, imaginários sociais e o estado da arte destas expressões, a partir de uma metodologia qualitativa. Os resultados, obtidos a partir das entrevistas com alguns dos seus representantes, expressam como através da arte estiveram envolvidos na construção de novas histórias; também mencionam alguns dos temas que mais os inspiram, a intencionalidade que procuram alcançar através das suas obras, e também como tem sido a experiência de fazer intervenções de forma independente ou com financiamento econômico, lançando as bases de uma discussão focada na forma como o apoio de entidades públicas e privadas pode limitar os discursos destas histórias.
Palavras-chave:
Caraíbas colombiana; Muralismo; Arte de rua; Interculturalidade; Imaginários