Acessibilidade / Reportar erro

Place branding e capital cultural: o caso da Chinatown de Buenos Aires

Resumo

O artigo a seguir apresentado pretende propor uma reflexão sobre a valorização de alguns espaços da cidade que apresentam uma elevada carga intercultural. Trabalhando nas definições de alguns conceitos de diferentes disciplinas e relacionando-os diretamente a um exemplo da Cidade de Buenos Aires, sugere-se revisar a leitura da produção da paisagem urbana em espaços de intercâmbio cultural, entendendo que tanto os elementos como os espaços produzidos e recriados de diferentes culturas, são expressões visíveis do patrimônio imaterial urbano. A partir do exemplo da Chinatown de Buenos Aires, propõe-se uma reflexão sobre a objetivação de alguns bens culturais no contexto da globalização, o uso da identidade a partir do place branding da cidade e suas repercussões no imaginário urbano.

Palavras-chave:
Place branding; Paisagem urbano; Chinatown; Buenos Aires

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br