Resumo
A alta impermeabilização do solo decorrente do crescimento das cidades vem causando graves problemas urbanos, como o aumento das enchentes. Estas consequências impulsionaram o desenvolvimento de técnicas mais sustentáveis de drenagem urbana que auxiliam na mitigação destes eventos. Cerca de 20% da área impermeabilizada de uma cidade é destinada às vias de circulação de pedestres e veículos, o que confere a estas áreas grande importância para a ocorrência dos eventos de enchentes. A quantificação do escoamento superficial causado pelos Espaços de Circulação e Permanência de Pedestres (ECPP) em três espaços urbanos e a criação de cenários de possibilidades, alternativas de materiais e de projeto são os objetivos deste trabalho. Foram caracterizados três espaços diferentes, dentro de um campus universitário, em um calçadão e em um bairro, determinados os tipos de calçamentos, manutenção e sua contribuição para o escoamento superficial. Os resultados encontrados permitem concluir que a utilização de um desenho urbano com mais qualidade, mesclando áreas pavimentadas com grandes áreas verdes, pode ser uma alternativa mais econômica para a redução da impermeabilização do solo ou, quando impossível de ser adaptado, sejam utilizados os pisos drenantes que possuem níveis de infiltração muito próximos aos do solo gramado.
Palavras-chave:
Pavimentos permeáveis; Escoamento superficial; Espaços de circulação; Permanência de pedestres