Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da resiliência e da vulnerabilidade da mobilidade no contexto de políticas desafiadoras de tarifas de transporte: um estudo de caso do Rio de Janeiro

Resumo

A resiliência da mobilidade urbana é um tema emergente, com a maioria dos estudos focando em desastres naturais ou distúrbios técnicos. No entanto, há uma lacuna na compreensão da resiliência e da vulnerabilidade da mobilidade urbana diante de ameaças econômicas e políticas de transporte inadequadas, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, caracterizados por desigualdade social e segregação urbana. Este estudo lança luz sobre a questão das desigualdades e da segregação urbana, com o objetivo de identificar as áreas mais vulneráveis ​​e resilientes do Rio de Janeiro, no caso de uma crise econômica. Avaliamos a resiliência e a vulnerabilidade do sistema de transporte público usando indicadores de acessibilidade comumente usados, aplicando lógica difusa a dados de 160 distritos. Consideramos um cenário sem o programa de subsídio tarifário. Os resultados indicam que os distritos com melhor acesso a sistemas de transporte de alta capacidade e oportunidades de emprego apresentam níveis mais elevados de resiliência e menor vulnerabilidade. No entanto, o estudo também revela desigualdades socioespaciais, com valores de resiliência tendendo a ser maiores nas áreas costeiras e nos distritos centrais de negócios, exacerbando as disparidades. É evidente que enfrentar as desigualdades urbanas e a segregação requer não apenas melhorar os tempos de viagem e os sistemas de transporte, mas também considerar o impacto econômico nas populações vulneráveis ​​e promover oportunidades de emprego descentralizadas.

Palavras-chave:
Resiliência; Vulnerabilidade; Transporte público; Segregação espacial

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br