Acessibilidade / Reportar erro

O Plano Especial Diagonal-Poble Nou: da importância do protagonismo público na gestão e produção do espaço urbano à emergência do Urbanismo liberal (I)

The Diagonal-Poble Nou Special Plan: from the importance of public leadership in the management and production of urban space to the emergence of liberal urbanism (I)

Resumo

Um passeio pela última seção da Avenida Diagonal em Barcelona, revendo alguns dos principais projetos desenvolvidos nos últimos anos, permite avaliar a política urbana da cidade como uma história de luzes e sombras, de notáveis operações de transformação, mas também de importantes dívidas sociais. Um desses projetos, o Plano Especial Diagonal-Poble Nou, conduz a intervenção urbana que concluiu a principal avenida da cidade, que corta o antigo bairro Poble Nou à margem do centro, com um rico e significativo patrimônio industrial. A abertura da Diagonal, respeitando o plano histórico de Cerdà, permite uma nova configuração do tecido urbano e induz um novo ordenamento em todo seu entorno. O objetivo deste artigo é analisar a abordagem na elaboração do Plano Especial Diagonal-Poble Nou, como representativo do Urbanismo praticado em Barcelona nos anos de 1980. Ao mesmo tempo demonstra como os câmbios introduzidos na aprovação do Plano Especial promovem uma mudança de paradigma e a adoção de um pensamento Urbanístico liberal, reduzindo a responsabilidade pública na gestão e produção do espaço urbano. A metodologia utilizada neste artigo envolveu revisão bibliográfica e análise aprofundada dos documentos do planeamento em seu contexto histórico.

Palavras-chave:
Diagonal-Poble Nou; Urbanismo liberal; Projeto urbano

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155. Prédio da Administração - 6°andar, 80215-901 - Curitiba - PR, 55 41 3271-1701 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: urbe@pucpr.br