Resumo
Cenários de longo prazo para a mobilidade dentro das cidades geralmente negligenciam o desafio do fornecimento de energia e como os riscos implícitos podem afetar os serviços de mobilidade urbana. Altos níveis de uso de transporte privado e dependência de combustíveis fósseis tendem a prevalecer nas aglomerações urbanas das cidades em muitas partes do mundo. A abordagem de resiliência suporta uma nova perspectiva sobre soluções de transporte, não apenas com base em quanto menos energia pode ser consumida ou CO2 pode ser emitido, mas também como a mobilidade urbana é vulnerável caso haja uma ameaça de petróleo. O objetivo deste trabalho é avaliar a vulnerabilidade da mobilidade urbana diante das ameaças de combustíveis fósseis em âmbito social e geográfico. Este artigo aplica um estudo de caso à cidade do Rio de Janeiro, confrontando habitantes da cidade com um aumento de preço do transporte público e privado à base de petróleo. Constatou-se que mais de 50% dos distritos do Rio de Janeiro apresentam um baixo-médio ou baixo nível de resiliência da mobilidade urbana. Além disso, estão localizados em áreas com menor acessibilidade às estações de metrô e onde mais habitantes apresentam reduzidos níveis de renda.
Palavras-chave:
Mobilidade urbana; Resiliência; Segurança energética