Resumo em Português:
Embora ainda coexistam no espaço urbano o modelo concêntrico e o disperso de urbanização, considera-se aqui que esse fenômeno reflete mais a cristalização e materialidade dos processos anteriores do que a perpetuação da mesma dinâmica urbana que os fizeram existir. A hipótese perseguida é a de que há um novo padrão de urbanização disperso e fragmentado que tem tornado o tecido urbano socialmente mais heterogêneo e que tal característica coloca novos desafios tanto para a esfera social quanto para a escala individual. Assim, apresenta-se o processo de expansão urbano da Região Metropolitana de Natal (RMN), a partir de uma abordagem espacial e demográfica, em direção ao eixo sul de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, observar as transformações ocorridas ao longo da década de 2000 nos permite compreender a dimensão do fenômeno e do processo de dispersão urbana na região e ainda analisar o seu impacto. Os resultados permitem confirmar a ampliação dos espaços de vida associados a uma tendência para a dispersão urbana no sentido sul da RMN, indicando que tais processos também estão por ocorrer em regiões metropolitanas nordestinas.Resumo em Inglês:
Although the concentric and dispersed models of urbanization still coexist in urban space, we consider that this phenomenon reflects more the crystallization and materiality of the former processes than its perpetuation in urban dynamics nowadays. The hypothesis pursued is that of a new pattern of dispersed and fragmented urbanization that has made urban frames more socially heterogeneous, and that this characteristic poses new challenges to both the social sphere and the individual scale. Thus we present the process of urban expansion in the Metropolitan Region of Natal (MRN), from a spatial and demographic approach, towards the south axis of urban development. In this sense, observing the changes occurred throughout the 2000s, allows us to understand the dimension of this phenomenon and of the urban sprawl process in the study region, and further analyze their impact. The results confirm the expansion of life space associated with a trend to urban sprawl in the south axis of the MRN, therefore indicating that such processes can also occur in other metropolitan areas of northeastern Brazil.Resumo em Português:
Os hospitais podem causar impactos significativos nos seus arredores e também nos sistemas de transporte da região que estão inseridos, caracterizando-os como potenciais Polos Geradores de Viagens (PGV). Nesse sentido, este artigo aborda a acessibilidade a um hospital do tipo “Santa Casa”, com análise feita considerando-se os três modos de viagem: a pé, automóvel e transporte público coletivo (ônibus) nas cidades de Rio Claro/SP e São Carlos/SP. O método proposto baseia-se em indicadores (tempo) para se medir essa acessibilidade fazendo-se o uso de SIGs. Dados do Censo 2000 do IBGE foram utilizados para estimativas das faixas de rendimento médio de setores censitários. Pesquisa com usuários dos hospitais foram realizadas para caracterização dos perfis desses usuários e localização da origem das viagens. Com isso, realizou-se uma análise comparativa entre a acessibilidade, segundo as faixas de rendimento médio do setor censitário, para verificar se realmente a parcela da população que mais necessita e utiliza desse serviço possui níveis de acessibilidade compatíveis.Resumo em Inglês:
Hospitals can significantly impact their surroundings and the transport system of the region they are located, characterizing them as trip generators. With this regard, this study aimed to perform an analysis of the levels of accessibility to hospitals, such as “Santa Casa”, located in the municipalities of Rio Claro and Sao Carlos, considering three ways of traveling: walking, driving, and taking public transport. The proposed method is based on an indicator (time) to measure accessibility to hospitals, making use of geographic information systems. IBGE data were used to estimate the income levels of the traffic areas studied. A survey with the users of hospitals located in the municipalities of Rio Claro and Sao Carlos was performed to characterize the source and location of the travel. A comparative analysis of accessibility was carried out, according to income levels, to verify whether the portion of the population who actually needs and uses hospital services benefits from compatible accessibility levels.Resumo em Português:
A construção social que relaciona as mulheres com a manutenção e a supervivência do lar as mostra como um grupo com baixa disponibilidade de tempo e com limitadas capacidades de desplazamento urbano. A limitação se traduz em uma mobilidade diferenciada, acotada e vulnerável aos fenômenos tão diversos como o seu lugar de residência e a qualidade do espaço público. No caso de Santiago do Chile, existem diferenças consideráveis na mobilidade segundo gênero, idade e estrato socioeconômico, destacando uma maior fragilidade em grupos de escassos recursos que vivem em bairros produzidos pelo Estado durante a metade do século passado. Por meio de indicadores quantitativos e ferramentas qualitativas, o texto seguinte tem como propósito caraterizar a mobilidade feminina em Santiago do Chile em três níveis: metropolitano, de bairro e local. A evidência mostra que existem disparidades em todos os níveis; em escala metropolitana as mulheres de baixo ingresso exibem um elevado número de viagem, maioritariamente motorizados, enquanto que em grupos de escassos recursos predomina os deslocamentos a pé. Em uma escala menor, nos bairros, a circulação de pedestres se encontra fortemente afetada por fatores sociais e ambientais, como por exemplo pela percepção de segurança.Resumo em Espanhol:
La construcción social que asocia a las mujeres con la mantención y cuidado del hogar las muestra como un grupo con baja disponibilidad de tiempo y con limitadas capacidades de desplazamiento urbano. La limitación se traduce en una movilidad diferenciada, acotada y vulnerable a fenómenos tan diversos como su lugar de residencia y la calidad del espacio público. En el caso de Santiago de Chile, existen diferencias considerables en la movilidad según género, edad y estrato socioeconómico, destacándose una mayor fragilidad en grupos de escasos recursos que habitan en barrios producidos por el Estado durante la segunda mitad del siglo pasado. Mediante indicadores cuantitativos y herramientas cualitativas, el presente texto tiene por propósito caracterizar la movilidad femenina en Santiago en tres escalas: metropolitana, barrial y local. La evidencia muestra que existen disparidades en los todos los niveles. En la escala metropolitana las mujeres de ingresos altos exhiben un elevado número de viajes, mayoritariamente motorizados, mientras que en los grupos de escasos recursos dominan los desplazamientos pedestres. En una escala menor, en los barrios, los traslados peatonales se encuentran fuertemente afectados por factores sociales y ambientales como, por ejemplo, la percepción de seguridad.Resumo em Inglês:
The social construction that links women to the support and survival of households characterizes them as a group with low amount of available time and limited capacities to perform urban trips. This limitation is translated into a different mobility, which is enclosed and vulnerable to diverse phenomena such as residential location and quality of public space. In the case of Santiago, Chile, there are considerable mobility differences depending on gender, age and income; emphasizing the higher fragility of low income groups that inhabit the neighborhoods created by the State during the second half of the past century. Through quantitative indicators and qualitative tools, the present paper aims to characterize three scales of women’s mobility in Santiago: metropolitan, neighborhood, and local. The evidence shows disparities at all the levels: in the metropolitan scale, high income women perform a high number of trips, and most of them are motorized; on the other hand, pedestrian trips are predominant in the low income groups. In a smaller scale, in the neighborhoods, pedestrian trips are strongly affected by social and environmental factors such as security perception.Resumo em Português:
O planejamento urbano ambiental é processo de extrema importância para os centros urbanos atualmente, auxiliando na ocupação racional e no equilíbrio ambiental. Não deveria ser desvinculado das políticas de desenvolvimento, pois está diretamente relacionado à qualidade de vida. Auxiliando nesse processo, o plano diretor municipal, aprovado constitucionalmente em 1988, é instrumento fundamental para orientar a ação dos agentes em prol do desenvolvimento urbano equilibrado. Apoiado nessa premissa, este artigo tem como objetivo primeiro a contribuição dessa discussão, por meio da relação de uso e ocupação do solo urbano e a produção da habitação de interesse social em cidades médias, considerando as questões ambientais, tendo como estudo de caso a realidade da cidade de Presidente Prudente, município localizado no oeste do Estado de São Paulo, no período entre 1997 e 1999. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa, com levantamentos de campo dos conjuntos habitacionais escolhidos, segundo aspectos arquitetônicos, urbanísticos e ambientais. Verifica-se uma realidade inadequada no município analisado, cujos projetos de habitação social são inseridos na malha urbana desconsiderando normas, leis e diretrizes, em um processo de políticas urbanas não coerentes com os propósitos socioambientais desejáveis.Resumo em Inglês:
Urban environmental planning processes are of utmost importance to urban centers currently, assisting in rational occupation and environmental balance. They should not be separated from developmental policies because they are directly related to quality of life. Aiding in this process, the municipal Master Plan, constitutionally approved in 1988, is an essential instrument to guide the action of agents in favor of balanced urban development. Based on this premise, the primary goal of this article is to contribute to this discussion through the relations of use and occupation of urban land and the production of social housing in medium-sized cities, considering environmental issues. It is based on the case study of the reality experienced by the municipality of Presidente Prudente, western of Sao Paulo state, between 1997 and 1999. The methodology used was based on qualitative research, with field surveys of selected housing estates, according to architectural, urban and environmental aspects. The municipality analyzed presents an inadequate reality, with social housing projects inserted in the urban grid disregarding rules, laws and guidelines, in a process of urban policies inconsistent with desirable environmental purposes.Resumo em Português:
O artigo debate fatores que facilitam e dificultam a implementação de um parque urbano. Discutem-se as facilidades e dificuldades inerentes à implementação de parques urbanos face aos múltiplos interesses que envolvem os atores sociais. Analisa-se o caso do Parque Ecológico do Município de Belém Gunnar Vingren (PEGV) e enfocam-se os conceitos de participação, governança urbana e gestão ambiental. Utiliza-se da teoria dos stakeholders para identificação dos atores sociais e interpretação de seus comportamentos no processo de implementação do parque. Metodologicamente, o trabalho assume a abordagem qualitativa e se utiliza da observação direta e entrevistas semiestruturadas. O estudo mostra a importância dos movimentos sociais urbanos para a preservação das áreas verdes da cidade e melhoria da qualidade de vida urbana. Aponta que a gestão ambiental dos parques urbanos depende fundamentalmente do ordenamento do seu próprio território e entorno. Em áreas com território desordenado é elevada a possibilidade de pressão sobre parque e depredação dos seus recursos naturais. A pesquisa mostra que os modelos de gestão urbana da cidade influenciam no nível de participação dos atores sociais nos conselhos gestores de parques. Empiricamente, o artigo mostra que a capacidade institucional para a gestão do PEGV avançou bastante; todavia, paradoxalmente, a capacidade organizacional do governo municipal é limitada para a gestão de todo o sistema. Dentre todos os desafios na gestão de parques urbanos, o mais proeminente é o de construção de uma aliança de governança participativa entre os stakeholders.Resumo em Inglês:
This paper addresses the factors that facilitate and hamper the implementation of urban parks. It discusses the advantages and difficulties inherent to the implementation of urban parks, taking into account the multiple interests involving social actors. The present study analyzes the case of the Gunnar Vingren Ecological Park in Belem, Para state, Brazil, and focuses on the concepts of participation, urban governance and environmental management. It uses the stakeholder theory to identify social actors and understand their behavior in the implementation process of the park. Methodologically, the research was based on qualitative approach and used direct observation and semi-structured interviews for data collection. It shows the importance of urban social movements to preserve the green areas of the city and improve urban life quality. It indicates that the environmental management of urban parks depends fundamentally on the spatial planning of their inner areas and surroundings. It shows that, in areas with disordered territory, there is high possibility of pressure on the park and depredation of its natural resources. The study also shows that urban management patterns influence the level of participation of social actors in the management committees of parks. Empirically, this paper shows a great progress in the institutional capacity for the management of the Gunnar Vingren Park; however, paradoxically, the municipal government organizational capacity is limited to manage the whole system. The most significant challenge in managing urban parks is to develop a participatory governance alliance between stakeholders.Resumo em Português:
A complexidade que envolve a prestação dos serviços públicos de coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, as dimensões que a questão assume face às diversas repercussões sociais, governamentais, territoriais e técnicas e o seu potencial de alteração qualitativa do meio ambiente conduzem a um estudo mais aprofundado da gestão dos aterros e suas inter-relações com as instituições ligadas aos resíduos sólidos e à gestão das cidades. A questão que norteou este trabalho foi: o desenvolvimento de um modelo para instalação de equipamentos de destinação final dos resíduos sólidos, que envolva aspectos ambientais e de gestão, pode atender as especificidades, particularidades, de diferentes municípios? A metodologia adotada foi o estudo multicasos descritivo e exploratório. Quanto aos procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação dos eventos encontrados, o estudo se desenvolveu num ambiente que preconizou a abordagem quantiqualitativa. Conclui-se com a apresentação e a definição das atividades de um Modelo para Instalação e Gestão de Equipamentos de Destinação Final dos Resíduos Sólidos. Tratou-se de um processo de construção teórica e metodológica que partiu de perguntas e gerou novas questões, especialmente quanto à forma de mensurar e analisar possíveis mudanças comportamentais em saneamento básico, em função das posturas e procedimentos inovadores difundidos em todo o país pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.Resumo em Inglês:
The complexity involved in the collection, treatment and disposal of solid waste; the dimensions of this matter in relation to the various social, governmental, technical and territorial implications, and their potential for qualitative change of the environment require further studies of the management of landfills and their inter-relations with institutions linked to solid waste and the environment. The key question of this paper is: Would the development of a protocol for the installation of solid-waste disposal equipment, involving both environmental and management aspects, suit the specific needs and peculiarities of different municipalities? An explanatory and descriptive multi-case study was used to evaluate the technologies applied in the deployment and management of two landfills in the state of Bahia. A protocol for the management and installation of solid-waste equipment was also designed in this study, based on a theoretical and methodological construction that originated from questions that have also generated news questions and issues, such as how to measure and analyze possible behavioral changes towards sanitation according to the innovative procedures proclaimed throughout the country by the National Solid Waste Policy.Resumo em Português:
As causas da localização e disseminação dos condomínios-clube em Natal, bem como as estratégias utilizadas pelos empresários urbanos para transformar a configuração residencial, são alvos da investigação que resultou neste trabalho. A principal consequência desse novo fenômeno é a ratificação do processo de segmentação urbana existente na cidade, que é um elemento essencial na relação existente entre acumulação capitalista e produção do espaço urbano. A inovação espacial pretendida pelos empresários urbanos como forma de diferenciação e aumento dos lucros gera, por outro lado, uma homogeneização do espaço residencial por meio da disseminação da tipologia condomínio-clube pela cidade. Com base em autores como Harvey e Abramo, é possível perceber a relação entre o desenvolvimento capitalista e a forma espacial urbana. Além de pesquisa bibliográfica, a metodologia utilizada baseou-se em entrevistas semiestruturadas junto aos agentes do mercado imobiliário, para abranger a relação entre a materialidade construída (estoques habitacionais) e o discurso hegemônico que orienta a configuração residencial da cidade. Como resultado, observou-se que tal discurso tende para um ponto comum, isto é, há uma convergência dos pensamentos e da prática dos agentes acerca da localização e das características de cada empreendimento. Como consequência imediata, tem-se uma homogeneização socioespacial em certos bairros em detrimento do restante da cidade.Resumo em Inglês:
This paper addresses the reasons that led to the spread of ‘Condomínios-clubes’ in Natal, Rio Grande do Norte state, Brazil, as well as the strategies put forward by urban entrepreneurs to promote the transformation of residential space in the city. The main result of this process is the consolidation of urban segmentation, which is a crucial element in the relationship between capital accumulation and production of urban space. Spatial innovation and its dissemination (convention), promoted by urban entrepreneurs in order to maximize profits, generates, as a rule, a certain homogenization of residential space; in this case, through the promotion of ‘Condomínios-clubes’. Based on authors such as David Harvey and Pedro Abramo to analyze the theoretical background, it is possible to understand the relationship between urban spatial form and capitalist development. In addition to a literature review, the methodology of this study also included open interviews with real estate managers in order to consider the relation between the built environment (housing stock) and the hegemonic discourse that seems to guide the residential market in the city. The results clearly show that this discourse tends towards a common objective; there is a convergence in the thinking and practice of real estate agents regarding the location and characteristics of each sort of real estate development. This has caused a sociospatial homogenization of certain neighborhoods at the expense of the rest of the city.Resumo em Português:
A versão hegemônica da democracia tem inspiração na abordagem de Schumpeter, legado do pluralismo liberal que a reduz à formação de maiorias legítimas por meio da representação. Não obstante, a democratização de países que passaram pelo autoritarismo proporcionou experiências inovadoras da sociedade civil em novos formatos participativos. No Brasil, essa experimentação tem particular expressão em nível municipal. No plano institucional, o Estatuto da Cidade regulamentou o capítulo da Política Urbana da Constituição Federal de 1988 e preconiza formatos participativos de políticas públicas de gestão urbana “por meio da participação pública e as associações representativas”. A construção dessa agenda resulta de imposição institucional e reflete decisões governamentais e demandas da sociedade civil. O texto analisa a participação, seu alcance para compartilhar decisões e em que medida esses formatos participativos dependem dos governos na implantação de novos paradigmas de gestão urbana. A abordagem combina análise teórica e empírica de processos de elaboração de Planos Diretores orientados normativamente pelo Estatuto da Cidade. A base empírica é formada por três cidades médias do interior paulista: Piracicaba, Bauru e Rio Claro.Resumo em Inglês:
The hegemonic version of democracy is based on Schumpeter’s approach, a legacy of liberal pluralism that reduces the formation of legitimate majorities through representation. Nevertheless, the democratization of authoritarian countries has provided innovative experiences of civil society in new participatory formats. At the institutional level, the Statute of the City regulated the chapter of the Urban Policy of the Federal Constitution of 1988. It advocates participatory formats of public policies in urban management “through public participation and representative associations”. The construction of this agenda is the result of institutional imposition and it reflects the government decisions and civil society demands. This paper analyzes the participation, its ability to share decisions, and to what extent these participatory formats depend on governments for the implementation of new paradigms of urban management. The approach combines theoretical and empirical analysis of development processes of Master Plans normatively guided by the City Statute. The empirical basis is formed by three medium-sized cities in Sao Paulo state: Piracicaba, Bauru and Rio Claro.Resumo em Português:
Este artigo busca realizar uma aproximação inicial sobre a questão do ensino da gestão urbana na América do Sul. Metodologicamente, a pesquisa privilegiou uma perspectiva qualitativa, a partir da revisão de literatura e realização de entrevistas. As principais conclusões do estudo mostram uma preocupação acentuada em pesquisa para gerar pistas sobre como melhorar o ensino da gestão urbana. Nesse sentido, emergem pautas sobre a gestão urbana que reivindicam a capacidade de criação dos sujeitos sociais, isto é, da agência de todos os dias. Outras perspectivas a conectam com estatutos mais epistemológicos, como seu caráter inter e transdisciplinar. Essas diretrizes, que foram desenvolvidas para traduzir a gestão das cidades nas últimas décadas, sem dúvida contribuem para o ensino da gestão urbana e ao mesmo tempo impõem um desafio central: encontrar um adequado inter-relacionamento entre um “saber de conhecimento” e um “saber pedagógico”.Resumo em Espanhol:
El presente artículo responde al interés por construir un primer acercamiento a la cuestión sobre la enseñanza de la gestión urbana en Suramérica. Metodológicamente la pesquisa privilegió una perspectiva cualitativa, a partir de revisión documental y entrevistas en profundidad. Los principales hallazgos del estudio evidencian una marcada preocupación en las investigaciones que podrían generar pistas relativas a cómo mejorar el proceso de enseñanza de la gestión urbana. En este sentido, emergen pautas sobre la gestión urbana que reivindican la capacidad de creación de los sujetos sociales, esto es, de la agencia cotidiana. Otras perspectivas la ligan con estatutos más epistemológicos como su carácter inter y transdisciplinario. Estas pautas que se han erigido para significar la gestión de las ciudades en las últimas décadas, sin duda, coadyuvan en los procesos de enseñanza de la gestión urbana y, al mismo tiempo, imponen un desafío central: el de interrelacionar un saber sabio con un saber enseñar.Resumo em Inglês:
This article seeks to accomplish an initial approach on the issue of education of urban management in South America. Methodologically, the research favored a qualitative perspective, through literature review and interviews. The main findings of this study show a marked concern to generate clues about how to improve the teaching of urban management. In this sense, there is an emergence of guidelines on urban management claiming the ability to create social subjects, i.e., the everyday agency. Other prospects connect it with more epistemological statutes, such as its inter- and transdisciplinary nature. These guidelines, which were developed to translate the management of cities in recent decades, undoubtedly contribute to the teaching of urban management and, at the same time, pose a central challenge: To find a suitable inter-relationship between “knowledge expertise” and “pedagogical knowledge”.