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urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, Volume: 16, Publicado: 2024
  • Uso de análises geoespacial em Parintins/AM (Brasil) na avaliação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) Scientific Article

    Souza, Deyvid Andrade de; Neckel, Alcindo; Silva, Caliane Christie Oliveira de Almeida; Bodah, Brian William

    Resumo em Português:

    Abstract Este manuscrito tem como foco compreender o desenvolvimento urbano impulsionado pela Festa folclórica do Boi Bumbá, realizada anualmente na cidade de Parintins, no estado brasileiro do Amazonas. Como ilha, a cidade vive uma situação atípica, incomum entre muitas outras cidades do país. O objetivo geral deste artigo é avaliar o desenvolvimento urbano da cidade de Parintins por meio de variáveis atribuídas pelo Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) de 2021, sob a ótica da população urbana. Os resultados mostram que a população residente nas áreas periféricas da cidade é, em geral, excluída e não se beneficia do festival anual. Os autores sugerem a aplicação das seguintes políticas públicas na cidade de Parintins: projetos de ampliação da acessibilidade, melhoria da qualidade dos espaços públicos como parques, praças e jardins, melhoria do estado de conservação das vias e edificações, principalmente na valorização histórico-cultural e melhorias na qualidade e diversificação das redes hoteleiras e gastronômicas presentes na cidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This manuscript focuses on understanding the urban development driven by the folkloric Festival of Boi Bumbá, held annually in the island city of Parintins in the Brazilian state of Amazonas. As an island, the city experiences an atypical situation, uncommon among many other cities in the country. The general objective of this article is to evaluate the urban development of the city of Parintins through variables assigned by the National Plan for Urban Development (PNDU) of 2021, from the perspective of the urban population. The results show that the population residing in the peripheral areas of the city is in general excluded from and does not benefit from the annual festival. The authors suggest the application of the following public policies in the city of Parintins: projects to increase accessibility, improvement of the quality of public spaces such as parks, squares and gardens, improvement of the state of conservation of the roads and buildings, mainly of historical-cultural value and improvements in the quality and diversification of the hotel and restaurant chains present in the city.
  • Uso misto do solo e a caminhada para fins de transporte em idosos: uma abordagem baseada em diferentes métricas do ambiente construído Scientific Article

    Salvador, Catharina Cavasin; Lopes, Adalberto Aparecido dos Santos; Saboya, Renato Tibiriçá de; Kanashiro, Milena; d’Orsi, Eleonora

    Resumo em Português:

    Resumo A presença de diferentes usos do solo em um bairro tem se mostrado um aspecto importante para promover a caminhada como meio de transporte diário. No entanto, poucos estudos na área aplicaram diferentes estratégias de mensuração para testar seu efeito em modos alternativos de comportamento de viagem, como a caminhada de idosos. Aplicamos seis medidas de uso do solo em duas definições de bairro (buffers de rede de 500 e 1000m) e avaliamos suas associações com a caminhada para fins de transporte em participantes (≥ 60 anos) do estudo EpiFloripa Idoso (2013/14) de Florianópolis, Brasil. Considerando variáveis sociodemográficas e ambientais, as associações ajustadas encontraram uma relação positiva entre quatro medidas e a caminhada. O índice de entropia e três medidas alternativas de intensidade de usos não residenciais associaram-se positivamente com a caminhada para transporte, independentemente da definição de bairro. Associações positivas mais fortes foram observadas ao usar buffers menores e medidas de proporção de usos comerciais, proporção de usos não residenciais e densidade de destinos. Os resultados mostram que medidas alternativas podem superar o índice de entropia, apontando a necessidade de adaptação das métricas e da escala de vizinhança ao contexto geográfico e à faixa etária em análise.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The presence of land use mix (LUM) in a neighborhood has been shown as an important aspect to promote walking as a daily means of transport. However, few studies in the area have applied different measurement strategies to test their effect on alternative modes of travel behavior, such as older adults walking. We applied six LUM measures of land use mix in two neighborhood definitions (500 and 1000m network buffers) and assessed their associations with walking for transport outcomes in adults over age 60 years from the EpiFloripa Aging study, living in the municipality of Florianópolis, Brazil, in 2013/14. Accounting for sociodemographic and environmental variables, adjusted associations found a positive relationship between four LUM and walking. The entropy index and three alternative measures defined by the intensity of commercial and nonresidential uses were positively associated with the walking for transportation, regardless of neighborhood definition. Stronger positive associations were seen when using smaller buffers and measures of the proportion of commercial uses, proportion of nonresidential uses and destination density. The results show that alternative measurements can overcome the entropy index, pointing out the need to adapt LUM measures and neighborhood scale to the geographic context and age group under analysis.
  • Modelagem espacial para identificação de áreas potenciais à geração de poluição difusa na Bacia Hidrográfica do Rio Cotia – SP Artigo Científico

    Toniolo, Bruno Pereira; Nery, Liliane Moreira; Silva, Darllan Collins da Cunha e

    Resumo em Português:

    Resumo A escassez de dados referentes à poluição difusa nas bacias hidrográficas brasileiras dificulta a criação de modelos que permitam avaliar a geração de fontes poluidoras. Esse trabalho objetivou delimitar as áreas com potencial de poluição difusa, assim como mensurar esta carga poluente, aplicando-se dois métodos: o Índice de Potencial Não Pontual (PNPI) e o Modelo Matemático de Correlação Uso do Solo e Qualidade da Água (MQUAL). Esses dois modelos foram trabalhados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) analisando Áreas de Contribuição (AC’s) na Bacia Hidrográfica do Rio Cotia (SP). O PNPI médio da bacia hidrográfica foi classificado como baixo potencial de poluição difusa, porém, as áreas de alto potencial aumentam especialmente nas margens do Rio Cotia. O MQUAL indicou um aporte diário de poluentes significativo: aproximadamente 10 kg de Fósforo Total (FT), 200 kg de Nitrogênio Total (NT) e 8 toneladas de Sólidos Suspensos Totais (SST). Os usos e ocupações da terra que mais contribuem para a poluição difusa são: área urbana e indústria, de modo que a análise setorizada da bacia hidrográfica permitiu categorizar áreas de maior potencial de poluição difusa, uma ferramenta útil para compreensão dos efeitos da antropização nos recursos hídricos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The scarcity of data on diffuse pollution in Brazilian hydrographic basins makes it difficult to create models that allow the assessment of the generation of polluting sources. Thus, this work aimed to simplify the identification of imminently polluting regions, applying two methods: the Non-Point Potential Index (PNPI) and the Mathematical Model of Correlation Land Use and Water Quality (MQUAL). These two models were developed in Geographic Information System (GIS) analyzing Contribution Areas (CA’s) in the Cotia River Basin (SP). The average PNPI of the basin was classified as low potential for diffuse pollution, however, areas of high potential increased especially on the banks of the Cotia River. The MQUAL indicated a significant daily input of pollutants: approximately 10 kg of Total Phosphorus (PT), 200 kg of Total Nitrogen (NT) and 8 tons of Total Suspended Solids (TSS). The land uses and occupations that contribute most to diffuse pollution are urban area and industry, so the sectoral analysis of the watershed allowed to categorize areas of greater potential diffuse pollution, a useful tool for understanding the effects of anthropization on water resources.
  • Barreiras que afetam a sustentabilidade financeira de sistemas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos urbanos Artigo Científico

    Brumatti, Dayane Valentina; Chaves, Gisele de Lorena Diniz; Siman, Renato Ribeiro

    Resumo em Português:

    Resumo O gerenciamento integrado d resíduos sólidos urbanos (GIRSU) é considerado um desafio pelos municípios por diversos fatores, sendo o principal a alta demanda financeira do processo. A ineficiência na prestação desse serviço está associada à falta de entendimento sobre os diversos elementos que afetam todo o sistema de gerenciamento, dificultando a tomada de decisão pelos gestores. Desta forma, este artigo tem como objetivo identificar as barreiras que afetam a sustentabilidade financeira do GIRSU. A pesquisa bibliográfica selecionou 48 artigos nas bases Scopus e Web of Science, empregando o método Smart bibliometrics para subsidiar a análise sistemática. Os elementos foram apresentados e discutidos o potencial de influência sobre o sistema de gerenciamento de resíduos, em quais países decorrentes do nível de desenvolvimento tiveram mais trabalhos publicados na área e uma discussão sobre cada elemento apontado. Os resultados identificaram lacunas de pesquisa como a ausência de uma análise em que considere a inter-relação entre os elementos levantados, e ausência de estudos acerca dos métodos que podem ser utilizados para isso. Esse estudo fornece importantes contribuições a fim de planejar, alterar ou implementar sistemas de GIRSU nos municípios cidades, fornecendo informações sobre os elementos críticos que afetam a sustentabilidade financeira do gerenciamento dos RSU.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The integrated management of urban solid waste (IMUSW) is considered a challenge by cities due to several factors, the main one being the high financial demand of the process. Inefficiency in providing this service is associated with a lack of understanding about the various elements that affect the entire management system, making decision-making difficult for managers. Therefore, this article aims to identify the barriers that affect financial sustainability in IMUSW. The bibliographic research selected 48 articles in the Scopus and Web of Science databases, using the Smart bibliometrics method to support the systematic analysis. The elements were presented and discussed about the potential influence on the waste management system, in which countries due to the level of development had the most published works in the area and a discussion about each element highlighted. The results identified research gaps such as the absence of an analysis that considers the interrelationship between the elements raised, and the absence of studies on the methods that can be used for this. This study provides important contributions in order to plan, change or implement IMUSW systems in cities, providing information on the critical elements that affect the financial sustainability of USW management..
  • TRANScidade: a caminhografia urbana no centro de Pelotas/RS Artigo Científico

    Rocha, Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo explora a concepção de "TRANScidade" por meio da prática de caminhografia urbana no centro de Pelotas/RS, com o objetivo de proporcionar uma nova perspectiva do centro da cidade, redefinindo-o como um "corpocidade-TRANS" inovador. A abordagem é guiada pela teoria queer e suas micro resistências inerentes, que desafiam as normas preestabelecidas ao mapear a vida cotidiana urbana e desestabilizar certezas, abrindo espaço para novas nuances e engajamentos urbanos. Nesse sentido, filosofia da diferença atua como intermediária, orientando a transformação dos conceitos convencionais da experiência urbana. A investigação revela diversas facetas TRANS no centro da cidade, onde a dispersão revolucionária coexiste com o centro histórico tradicional, a troca extensiva se mescla ao comércio intensivo e a estruturação duradoura se entrelaça com o fluxo de passageiros. O artigo é embasado nas "escritas coletivas" e nos registros gerados durante as explorações à pé. A cartografia resultante desse percurso emana poder e intensidade, demonstrando um alto grau de TRANScidade. Isso TRANScende o conhecimento atual e o propósito exato das abordagens puramente físicas e funcionais aplicadas à gestão urbana, mas ecoa vividamente na pulsação da cidade, com uma intensidade que repercute nas vibrações da vida e da morte urbanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article explores the concept of "TRANScity" through the practice of urban walkgraphy in the center of Pelotas/RS. The aim is to provide a new perspective on the city center, redefining it as an innovative "TRANS-city-body". The approach is guided by queer theory and its inherent micro resistances, challenging pre-established norms by mapping everyday urban life and destabilizing certainties, creating space for new urban nuances and engagements. The philosophy of difference acts as an intermediary, guiding the transformation of conventional concepts of urban experience. The investigation reveals various TRANS facets in the city center, where revolutionary dispersion coexists with the traditional historical center, extensive exchange blends with intensive commerce, and enduring structuring intertwines with passenger flow. The article is grounded in "collective writings" and records generated during pedestrian explorations. The resulting cartography from this journey exudes power and intensity, demonstrating a high degree of TRANScity. This TRANScends current knowledge and exact purpose, going beyond the purely physical and functional approaches applied to urban management, but resonates vividly in the city's pulse, with an intensity that echoes in the vibrations of urban life and death.
  • Políticas de Transporte Coletivo em Belo Horizonte/MG: uma análise à luz da sustentabilidade e da equidade Artigo Científico

    Leitão, Nathalia Borges Machado Azevedo; Ferreira Jr, Silvio; Costa, Bruno Lazzarotti Diniz

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo busca compreender os gargalos da política de transporte público coletivo (TPC) de Belo Horizonte, quando comparada às de outras capitais, em especial, ao caso do município de Curitiba-PR. Para tanto, foi escolhido o IMUS (Índice de Mobilidade Urbana Sustentável), desenvolvido por Costa (2008), ferramenta de suporte à elaboração de políticas públicas. O índice é composto por 87 indicadores, os quais podem ser utilizados em sua totalidade ou parcialmente, a depender do foco da análise. Nesta pesquisa, focada no transporte público, foram selecionados 22 indicadores diretamente ligados ao tema. Foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos para Belo Horizonte e aqueles obtidos por outras capitais brasileiras. Os resultados apontaram desempenho insatisfatório de Belo Horizonte, decorrente principalmente das notas negativas dos indicadores relacionados ao financiamento do sistema e à provisão de infraestrutura pelo poder público. Como conclusões, o estudo sugere o aprimoramento dos mecanismos de financiamento do TPC, bem como maiores investimentos na infraestrutura urbana, além de sugerir a realização de estudos complementares de viés qualitativo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to understand what are the main weaknesses of the public transportation policy of Belo Horizonte when compared to the policy adopted by other capital cities, with a special focus on the city of Curitiba-PR. To do so, we chose the IMUS (Sustainable Urban Mobility Index), developed by Costa (2008), a support tool for public policy development. The index includes 87 indicators, which can be applied only partially depending on the focus of analysis. Since the focus of this research is public transportation, only 22 indicators directly related to the topic were calculated. In addition, a comparative analysis was performed between the results obtained by other Brazilian capitals. The results obtained by applying the index pointed to an unsatisfactory performance achieved by the Municipality, resulting mainly from the negative scores achieved by indicators related to the form of financing of the system and the provision of infrastructure by the public authority. As conclusions, the study suggests the improvement of financing mechanisms for public transportation, as well as greater investment in urban infrastructure and further qualitative studies.
  • Arranjos Regionais para a disposição final de resíduos sólidos: estudo de caso do Estado da Paraíba Artigo Científico

    Vieira, Elba Magda de Souza; Silva, Maria Aliny Souza; Silva, Aline Carolina da; Guedes, Maria Josicleide Felipe

    Resumo em Português:

    Resumo O crescimento do volume e a má gestão dos resíduos sólidos urbanos (RSU) geram desafios para a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Portanto, os sistemas de gestão de resíduos de forma regionalizada criam benefícios, como economias de escala e minimização de impactos ambientais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar os arranjos regionais formalizados e investigar possíveis parcerias públicas e/ou privadas instituídas para a disposição final dos RSU na Paraíba. A pesquisa foi fundamentada em dados secundários e visitas técnicas, de modo a identificar os locais de disposição final de RSU e comparar com o estudo de regionalização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS-PB). Concluiu-se que a proposta de regionalização estadual, assim como os consórcios formados e/ou em formalização, não foi bem-sucedida, sendo 9 das 14 regiões geoadministrativas propostas no PERS-PB não desenvolvidas. Dessa forma, os municípios têm participado de outros arranjos, 45% dos aterros sanitários utilizados pelos municípios foram constituídos a partir de parcerias público-privadas. Além disso, verificou-se que alguns aterros privados estão em desacordo com a legislação, necessitando de adequações. Assim, os arranjos formados para compartilhamento de aterros devem servir como guia para que o poder público crie mecanismos de adequação da gestão eficiente dos RSU.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The increase in volume and poor municipal solid waste (MSW) management create challenges for environmental, social and economic sustainability. As a result, regionalized waste management systems create benefits such as economies of scale and minimization of environmental impacts. Therefore, the aim of this article was to analyze the formalized regional arrangements and investigate possible partnerships between public and/or private institutions established for MSW final disposal in landfills in Paraíba. The research was based on secondary data and technical visits, in order to identify the places of final disposal of MSW and compare with the regionalization study of the State Plan for Solid Waste (SPSW-PB). It was concluded that the proposal for state regionalization, as well as the consortia formed and/or in formalization, was not successful, and 9 of the 14 geoadministrative regions proposed in the SPSW-PB were not developed. Thus, the municipalities have participated in other arrangements, 45% of the landfills used by the municipalities were constituted from public-private partnerships. In addition, it was found that some private landfills are in disagreement with the legislation, requiring adjustments. This way, the arrangements formed for the sharing of landfills should serve as a guide for the government to create mechanisms for adapting efficient MSW management.
  • Protesto e vandalismo em espaço público Artículo Científico

    Páramo, Pablo; Burbano, Andrea

    Resumo em Português:

    Resumo Na América Latina, o espaço público não é mais o local de encontro social e muito menos de recreação. Agora é um cenário de confronto onde o protesto se manifesta e em meio a ele, o patrimônio público é vandalizado. Este artigo analisa os protestos em Bogotá, ocorridos em períodos críticos entre 2019 e 2021, e os atos de violência e vandalismo associados a essas manifestações. A polícia de choque e os manifestantes foram entrevistados, e as notícias publicadas pelo jornal El Tiempo em relação a esses protestos foram tomadas. As informações foram analisadas com o programa Atlas.ti, dando origem a categorias que agruparam as motivações para participar do protesto, seu planejamento, os locais onde se manifesta, os impactos e o papel da mídia. Os resultados são discutidos a partir de diferentes hipóteses para explicar sua relação com o vandalismo e possíveis soluções através da busca por uma sociedade mais igualitária.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En América Latina el espacio público ya no es el lugar de reunión social y menos de recreación. Ahora es un escenario de confrontación donde se manifiesta la protesta y en medio de esta, se vandalizan los bienes públicos. Este artículo analiza las protestas en Bogotá, acaecidas en periodos críticos entre 2019 y 2021, y los actos de violencia y vandalismo asociados a estas manifestaciones. Se entrevistaron policías antidisturbios y manifestantes, y se tomaron las noticias publicadas por el periódico El Tiempo en relación con estas protestas. La información fue analizada con el programa Atlas.ti dando lugar a categorías que agruparon las motivaciones para participar de la protesta, su planificación, los lugares donde se manifiesta, los impactos, y el papel de los medios. Los resultados se discuten desde distintas hipótesis para explicar su relación con el vandalismo y las posibles soluciones pasando por la búsqueda de una sociedad más igualitaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Latin America, public space is no longer the place for social gatherings and less for recreation. Now, it is a setting of confrontation where the protest is manifested and in the midst of this, public property is vandalized. This article analyzes the protests in Bogotá, which occurred in critical periods between 2019 and 2021, and the acts of violence and vandalism associated with these demonstrations. Riot police and demonstrators were interviewed, and the news published by the newspaper El Tiempo in relation to these protests was taken. The information was analyzed using Atlas.ti program, giving rise to categories that grouped the motivations to participate in the protest, its planning, the places where it is manifested, the impacts, and the role of the media. The results are discussed from different hypotheses to explain their relationship with vandalism and possible solutions through the search for a more egalitarian society.
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