Resumo em Português:
Este artigo explora os efeitos do açúcar e do petróleo sobre a formação de identidades, ou, mais especificamente, sobre a produção da negritude e da branquidade. O estudo centra-se na região do entorno de Salvador, Bahia, onde ambas as mercadorias exerceram e ainda exercem um grande impacto, o açúcar desde 1550 e o petróleo desde 1950. A perfuração de poços de petróleo desde o início da década de 1950 e, mais tarde, a construção de uma enorme refinaria tiveram lugar em uma região até então dominada pela monocultura da cana e por engenhos ou usinas de açúcar. Após comparar a vida cotidiana sob a égide dessas duas diferentes mercadorias, estabeleço uma relação com a questão de uma identidade negra transnacional criada no Atlântico, baseada em um passado comum de escravidão e em um passado mais recente, estendendo-se aos dias atuais, em que hierarquias raciais ainda penalizam populações definidas como negras. Finalmente, tento equacionar tanto a hegemonia cultural que acompanha a economia de uma mercadoria global quanto um conjunto de singularidades que caracterizam esta região do estado da Bahia. Essa parte da Bahia é emblemática para outras regiões do Brasil e outros países em que a exploração do petróleo chega para substituir outras monoculturas (tais como a cana-de-açúcar), ao mesmo tempo em que cria, amiúde muito rapidamente, uma economia local completamente diferente, com novas conexões globais, salários mais altos, novos padrões de consumo conspícuo, novos valores associados a certas formas de trabalho manual e habilidades técnicas, e uma forma totalmente nova de avaliar o que é um bom emprego.Resumo em Inglês:
This paper explores the effects of sugar and oil on identity formation or, more specifically, on the making of blackness and whiteness in the region surrounding Salvador, Bahia, where both commodities have had great impact, sugar from 1550 and oil from 1950, when drilling for oil began and a very large oil refinery was built. After comparing life under the economy of these two different commodities I connect them to the issue of a transnational black identity created across the Atlantic, drawing from a common past of slavery and a more recent past and present where racial hierarchies still penalize populations defined as black. This part of Bahia is emblematic for other regions of Brazil and other countries in which oil exploitation comes to substitute other mono-cultures (such as sugarcane, cocoa or small-scale fishing) while creating, often quite suddenly, a wholly different local economy, with new global connections, higher salaries, new conspicuous spending patterns, new values associated with certain forms of manual labour and technical skills, and an altogether new form of defining the nature of a "good job".Resumo em Português:
Este trabalho visa entender a relação entre novas tecnologias jurídicas e a formação de novas sensibilidades sociais. Partindo de uma etnografia sobre a implantação da justiça restaurativa no Brasil, procura-se compreender a interconexão entre os mecanismos de difusão de novos modelos jurídicos e formas de governo. O artigo focalizará prioritariamente a compreensão desta constelação particular entre novos modelos judiciais e subjetividades, em um contexto em que a retórica dos direitos se associa à promoção do desenvolvimento e "modernidade". Argumenta-se que a atenção para as subjetividades é fundamental para a compreensão dos modos como se efetivam as transformações em curso.Resumo em Inglês:
This paper examines the relationships between new legal technologies and the formation of new social sensibilities. Based on ethnographic work on the implementation of restorative justice in Brazil, it seeks to understand the connection between the mechanisms for diffusing new legal models and different forms of government. The article is primarily focused on understanding a particular constellation of new legal frameworks and subjectivities in a context where the rhetoric of rights is associated with a promotion of development and 'modernity.' The paper argues that focusing attention on subjectivities is essential to understanding how these transformations are currently unfolding.Resumo em Português:
Este artigo tem como objetivo discutir certas tecnologias pelas quais práticas de governo são difundidas em escala global e alguns de seus efeitos. Tomando Foucault como principal fonte de inspiração, sugere-se que fluxos de capital e know-how são os principais meios pelos quais práticas de governo são irradiadas. Ao analisar técnicas sociais como programas, projetos, condicionalidades, documentos, leis internacionais, entre outros, sugiro que as mesmas são conduítes pelos quais a ordem global é construída e reproduzida. Em um segundo momento, alguns dos impactos das práticas de desenvolvimento em processos de formação de Estado e outras dinâmicas políticas são abordados, tanto entre os países doadores como recipiendários da AID. Destaco alguns dos impactos políticos, econômicos e sociais derivados das apropriações locais das práticas de desenvolvimento. Entre eles, enfatizo aqueles relacionados à construção de capacidades e o que de denomino efeito de desconsideração. Na seção final proponho uma perspectiva articulada a respeito das práticas de governo, que se configuram por meio de diversas estratégias.Resumo em Inglês:
This article discusses certain technologies with which government practices are diffused on a global scale and some of the effects of this process. Using Foucault as a main source of inspiration, the circulation of know-how and capital are seen as the principal means by which government practices are irradiated. By analyzing social techniques such as projects, programs, conditionalities, documents, international laws and others, I argue that these are fundamental conduits for devising and reproducing the global order. In a second moment, I approach some of the outcomes of developmental practices in processes of state building and other political dynamics among recipients and donor countries. I stress some of the political, economic and social impacts of local appropriations of development actions. Of these, I emphasize those related to capacity building and what I call the misrecognition effect. The final remarks propose an articulated perspective on government practices that are shaped by diverse strategies.Resumo em Inglês:
This article approaches the historical transformations surrounding the use of the berimbau - a musical instrument of African origin, which became Capoeira's greatest symbol - and the relation between this process with the history of the Afro-Brazilian population. In the perspective of the Anthropology of Economics, the berimbau is analyzed from the beginnings of its presence in Brazil taking into account the relation between production and consumption, leading to the examination of its insertion in the international market. The argumentation is based on data collected between 2008 and 2010 in the Brazilian cities of Curitiba and Salvador; in the French cities of Lyon, Grenoble and Montelimar; and in the Spanish city of Santiago de Compostela. Specialized websites were also used as reference. The article suggests that the berimbau would symbolize the different meanings of freedom corresponding to the demands of the Afro-Brazilian population in several historical contexts, either as a religious fetish, as a working tool or even as merchandise. It is also suggested that the search for freedom in the Afro-Brazilian social segment is still in course nowadays, though inserted in the context of the international market in which the berimbau and the practice of Capoeira Angola that associates with it become merchandises, and, as such, a means of acquiring a specific type of freedom: the freedom of consumption.Resumo em Português:
O artigo trata das relações entre futebol e religião. Focaliza a expansão do neo-Pentecostalismo entre jogadores brasileiros no estrangeiro, a importância da religião no seus cotidianos e de como a propagam globalmente. Como um dispositivo civilizatório que promove uma melhor inserção dos indivíduos em instituições modernas, o neo Pentecostalismo promove obediência voluntaria, auto-controle, consciência de si e reflexividade, encorajando um constante e consciente monitoramento do individuo sobre seu corpo e seu espírito. Esta auto-disciplina, porem, tem limites, e a Teologia da Prosperidade permite a conciliação entre o ascetismo e o consumo material. O futebol, por seu lado, oferece a religião um palco para pregação, capaz de atingir bilhões simultaneamente. E soldados da Palavra, que demonstram sua fé disseminando globalmente uma religião banal.Resumo em Francês:
Cet article aborde les relations entre football et religion. Il se focalise sur la propagation du néo-pentecôtisme parmi les footballeurs brésiliens jouant à l'étranger, sur l'importance de la religion dans leur quotidien et sur la manière dont ils propagent cette dernière dans le monde. En tant que dispositif de civilisation promouvant une meilleure insertion des individus dans les institutions modernes, le néo-pentecôtisme prêche l'obéissance volontaire, l'autocontrôle, la conscience de soi et la réflexivité tout en encourageant une surveillance constante et consciente de l'individu sur son corps et son esprit. Cette autodiscipline ayant toutefois ses limites, la théologie de la prospérité permet une conciliation entre l'ascétisme et la consommation matérielle. Le football offre à la religion une scène sur laquelle la prédication peut atteindre des milliards de personne à la fois et des soldats de la Parole démontrent leur foi en disséminant dans le monde une religion banale au moyen du mediascape.Resumo em Inglês:
This article is about the relationship between football and religion. It focuses on the recent proliferation of neo-Pentecostalism among Brazilian football players living abroad and the importance of religion in their daily lives. Serving as a civilizing device that promotes better insertion of individuals in modern institutions, neo-Pentecostalism promotes voluntary obedience, self-control, self-awareness and reflexivity, by encouraging the conscious and constant monitoring of the individual over the body and emotions. This self-discipline has a limit, and the Theology of Prosperity offers conciliation between asceticism and material consumption. Football provides religion a large stage for its preaching, allowing it to reach billions of homes. The athletes become "selfless soldiers of the Word," who demonstrate the faith globally and disseminate banal religion through the mediascape.Resumo em Português:
O conceito de "pensamento sensorial" formulado por Eisenstein para dar conta da lógica do discurso cinematográfico o leva a propor diálogos fecundos com a Antropologia de sua época, especificamente com a formulação de Lévy-Bruhl sobre o modo de operar a "mentalidade primitiva". Eisenstein procura traçar um paralelo entre a linguagem cinematográfica e o modo como se manifesta o pensamento primitivo que se apóiam no princípio de não-contradição, na ideia de simultaneidade do 'eu' e do 'outro', nos processos de metonimização como modo de intensificar a experiência sensorial. Esta sensorialidade produz uma determinada 'perspectiva', um engajamento entre espectador/personagem. Ao aproximar Cinema e Antropologia, Eisenstein produz uma potente reflexão sobre os conceitos de imagem, alteridade, perspectiva e sensorialidade.Resumo em Inglês:
The concept of 'sensorial thought' formulated by Eisenstein to explain the logic of film discourse prompted him to engage in a rich dialogue with the Anthropology of his time, in particular with Lévy-Bruhl's formulation of how 'primitive mentality' operates. Eisenstein attempted to draw a parallel between cinematic language and the way in which primitive thought is manifested, arguing that both based on the principle of non-contradiction, on the idea of a simultaneity between 'self' and 'other,' and on metonymization as a way of intensifying sensorial experience. This sensorial thought produces a particular 'perspective,' an engagement between spectator and screen character. By drawing together Cinema and Anthropology, Eisenstein produces a powerful reflection on the concepts of image, alterity, perspective and the senses.Resumo em Inglês:
In this paper I explore the connections between the anthropology of Marcel Mauss and the anthropological cinema of Jean Rouch. In the process, I identify elements in the work of the filmmaker and anthropologist that amount to a critique of any simplistic opposition between prose and poetry, science and art, rational and irrational, material and immaterial, the thought world and the lived world, ethnographic description and creative interpretation, sound and word, ethnographic film and documentary, anthropology and cinema.Resumo em Inglês:
This article provides a re-evaluation of various texts written by Margaret Mead on the use of the camera in anthropology. Its main aim is to trace the development of her ideas over the years in order to gain a clearer idea of the extent of her contributions in this field. Four texts published between 1956 and 1975 provide the primary source material for the reflections, which also include contemporary perspectives informed by the digital age. The text thus discusses issues linked to ethics, institutionalization, archives and teaching in the area of visual anthropology.Resumo em Português:
O advento da tecnologia de vídeo barata, fácil de usar, criou uma ampla revolução nas estratégias representacionais. Atualmente, os vídeos são feitos por unidades de produção não profissionais que são, por vezes, compostas por famílias, igrejas, grupos musicais, associações comunitárias ou indivíduos. Dessa forma, os vídeos produzidos e distribuídos em redes atípicas, moldam profundamente o imaginário. Este artigo é uma análise do assim chamado fenômeno cinema de família, que é ainda periférico na investigação etnológica. A análise das experiências dos "arquivos de cinema de família", um campo reconhecido de estudos para as ciências históricas, mostra, por exemplo, como essas media tornam-se "memórias" de eventos para famílias e indivíduos. Esse artigo irá abordar a importância da pesquisa de campo com base em como os "vídeos locais" são produzidos, de um ponto de vista econômico, político e estético. Pode ser a estratégia fundamental para compreender como os imaginários são "produzidos localmente" e suas relações com narrativas globais.Resumo em Inglês:
The advent of cheap, user friendly, video technology has created a huge revolution in representational agency. Videos are now made by production units that are at times comprised of families, churches, music groups, community associations or individuals. In this way, videos produced and distributed within local and atypical networks profoundly shape contemporary imaginaries. This article is an analysis of the so called family cinema phenomenon that is still peripheral in ethnological research. The analysis of experiences of "family film archives", a recognized field of studies for historical sciences, shows for example how these media become "memories" of events for families and individuals. This article will address the importance of field-based research on how "local videos" are produced from an economic, political and aesthetic perspective. This can be a key strategy for understanding how imaginaries are "locally produced" and how they relate to global narratives.Resumo em Português:
O artigo tem como foco as relações entre viagens e fotografia, com especial atenção aos antropólogos que viajam. Viajei para o Alto Rio Negro como orientadora de uma doutorando e discuto o significado de fotos digitais num contexto em que a comunicação verbal não é possível. Viagens reais ou imaginárias são fontes de relatos, de diários e de imagens, onde é difícil distinguir o que é real do que não é. Após refletir sobre algumas viagens científicas e literárias famosas, o artigo retoma algumas viagens antropológicas e conclui que as imagens produzidas por antropólogos são o resultado de uma intuição treinada, de uma observação sensível e de memórias de viagens anteriores. O artigo inclui ensaios fotográficos com imagens por mim captadas em Fevereiro de 2012, na viagem que fiz com Danilo Paiva Ramos, na época meu orientando no doutorado, aos Hup'däh em fevereiro de 2012.Resumo em Inglês:
This article focuses the relationship between journeys and photographs especially among anthropologists who travel. Having travelled to the Upper Negro River as an advisor of a PhD student, I discuss what digital photographs may mean in a context where verbal communication is impossible. Real or imaginary journeys are a source of images, reports, or travel logs in which it is difficult to discern what is real and what is fiction. After discussing a few famous scientific and literary journeys, the article focuses on some anthropological journeys and concludes that images produced by anthropologists are a result of trained intuition, a sensitive gaze, and memories of former travels. The article includes photographic essays that incorporate pictures I took in February 2012 among the Hupd'äh, in the Upper Negro River region.Resumo em Português:
Nesse trabalho propomos relatar nossa experiência de pesquisa etnográfica no mundo virtual Second Life. Pretendemos narrar nossa experiência produzindo machinimas como forma de inserção em campo e de interação com os residentes. A produção de filmes a partir do software e/ou hardware de videogames ou outros programas gráficos 3D real time é chamada de machinima. Nosso objetivo aqui é discutir a possibilidade do uso de machinimas como técnica de obtenção, apresentação e interpretação de dados etnográficos.Resumo em Inglês:
In this paper we propose to share our experience of ethnographic research in the virtual world Second Life. We intend to narrate our experience producing machinima the method we used to enter the field and interact with residents. The production of films from the software and or hardware of video games or other real-time 3D graphics programs is called machinima. Our goal here is to discuss the possibility of using machinima as a technique for obtaining, presenting and interpreting ethnographic data.Resumo em Português:
Analisamos neste artigo um projeto de realização etnográfica de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, e concluído em 2011, com o lançamento do filme A arte e a rua. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma vez que foi desenvolvido em um momento marcado pela intensificação da produção e compartilhamento de imagens, assim como pela emergência de variadas formas colaborativas de produção de informação, dada a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação. Abordamos três momentos distintos deste projeto de antropologia visual compartilhada: a pesquisa de campo, a ilha de edição, e as exibições dos filmes etnográficos.Resumo em Inglês:
This article discusses an anthropological project centred on the production of audiovisual and hypermedia works, begun in 2009 with the Cidade Tiradentes Arts Map and completed in 2011 with the release of the ethnographic film Art and the Street. The project's guiding premise was Jean Rouch's concept of shared anthropology, but with its own particularities reflecting the contemporary world, including the intensification of image production and sharing, as well as the emergence of various collaborative forms of information production based around the popularization of Information and Communication Technologies (ICTs). We discuss three distinct moments of this shared visual anthropology project: fieldwork, editing and screenings of the ethnographic films.Resumo em Português:
Este artigo discute a inserção de fotografias nos filmes etnográficos, particularmente no gênero vídeo portrait, que entendo como o percurso de um indivíduo em seu universo social e profissional. Na reconstituição da trajetória desse personagem, a imagem fotográfica desempenha um papel importante na evocação dos fatos do passado, e dos quais muitas vezes restam apenas fragmentos de memória. Na garimpagem desses acervos pessoais, e arquivos públicos, buscamos imagens fotográficas e iconográficas que possibilitem a construção das relações possíveis entre a memória individual e a memória coletiva. As fotografias inseridas no filme apontam para a questão da linguagem e a complexidade da relação entre imagens em movimento (contínuas) que englobam imagens fixas (fragmentadas).Resumo em Inglês:
This article discusses the inclusion of photographs in ethnographic films, particularly in the genre video portrait. In the reconstitution of an individual's history, photographic images play an important role in the evocation of past facts that often remain only as fragments of memory. When examining personal collections and public archives, we prospect for photographic and iconographic images that allow usto construct possible relationships between collective and individual memories.Resumo em Francês:
Cet article, s'appuyant notamment sur un vaste ensemble d'expositions en France et au Brésil, analyse les façons dont le mythe des « peuples premiers », fournissant aux classes moyennes urbaines l'image romantique de peuples indigènes hors de l'histoire, trouve une incarnation privilégiée dans les photographies des groupes indigènes d'Amazonie, souvent représentés de façon stéréotypée. Ces représentations romantiques présentes dans les médias, les univers artistiques, structurent aussi les catégories de perception et d'interprétation des visiteurs d'expositions, des spectateurs ou des lecteurs, constituant une composante essentielle du succès populaire de l'anthropologie.Resumo em Inglês:
Based mostly on a large set of exhibitions in France and Brazil, the paper analyses the ways in which the urban myth of « First Peoples », corresponding to the romantic image of indigenous peoples outside of history, finds a privileged expression in photographs of indigenous peoples of Amazonia, often represented in stereotyped form. Such romantic images that crop up in the media, in art, also structure the categories of perception and interpretation of museum visitors, audiences or readers, being an essential component of the popular success of anthropology.Resumo em Português:
O presente trabalho discute o uso do registro de imagens em movimento na abordagem da antropologia da técnica, mais especificamente, na etnografia da captura do peixe pirarucu (Arapaima gigas) com o uso o arpão, em lagos na costa do Amapá. Com inspiração na ideia do cine-transe, de Rouch, reflete-se sobre a possibilidade de uma abordagem etnográfica fundada na associação entre os processos técnicos de captura do animal e de captura de imagens. Descreve-se também de que modo investiu-se na conexão entre a filmadora e o arpão - entre seus ritmos e propriedades - como via privilegiada para etnografar as principais dimensões da relação dialógica entre arpoador e peixe: o acoplamento arpoador-arpão, a percepção dos signos emitidos pelo peixe e o significado do gesto de captura.Resumo em Inglês:
This paper discusses the use of moving images in the anthropology of technique, specifically, the ethnographic recording of the capture with harpoon of arapaima fish in the coastal lakes of Amapá, in the Brazilian Amazon. Inspired in Rouch's notion of cine-trance, I ponder on the possibility of doing ethnography by intertwining the technical processes of capturing that fish and capturing images. I also describe the way in which I take the relationship between the movie camera and the harpoon - their rhythms and properties - as a helpful tool to describe the major features of the dialogical interaction between harpooner and fish, namely, the harpooner-harpoon link, the perception of signals emitted by the fish, and the meaning of the capturing gesture.Resumo em Português:
O presente artigo trata sobre o diálogo de alguns procedimentos e métodos da antropologia fílmica na prática antropológica, notadamente em relação ao rito, o qual a imagem animada apreende de maneira mais direta e fluída. Para isso tomarei como base empírica o ritual de reprodução e preservação do gado em um povoado camponês dos Andes peruanos denominado Santiago. Nesse percurso, enquanto antropólogo-cineasta tentarei explicitar a relação entre processo observado filmado e o informante, conjugando duas importantes grades epistemológicas: a observação diferida, de Claudine de France, e a interpretação sob o ponto de vista dos nativos, de Clifford Geertz. Finalmente, baseado nessa experiência, levantarei algumas observações a respeito do uso das aproximações metodológicas da antropologia fílmica na prática antropológica, entre o cinema e antropologia.Resumo em Inglês:
This article discusses the dialog between filmic anthropology's procedures and methods and anthropological practice, with a focus on ritual, which is captured by the moving image in a more direct and fluid way. For this, the ritual of reproduction and preservation of cattle in Santiago, a peasant village in the Peruvian Andes is used as an empirical base. As an anthropologist-filmmaker I will try to make explicit the relationship between the observed process filmed and the informant, combining two important epistemological grids: Claudine de France's deferred observation, and Clifford Geertz's interpretation from the native's point of view. Finally, based on this experience, I will make some observations about the use of methodological approximations from filmic anthropology in anthropological practice, between film and anthropology.Resumo em Inglês:
Much has been said about the Beata Madrinha Dodô and her power of persuasion over the young women who joined her to be ordained as pilgrims. As the personal assistant to Padre Cícero, Dodô stayed at his side until his death. Upon meeting the beato Pedro Batista in the 1940, she became his personal assistant and moved to Santa Brígida, BA, where she cared for the beato and received the penitents. The emblematic figure of Madrinha Dodô, her relationship with Padre Cícero and Pedro Batista, who she watched die, her re-incarnation as Our Lady of Health and Our Lady of Pain, the popular Catholicism, the messianic movements of the region, the life of Dodô in the greater sertão, the faith, the trance at the curing sessions and her pilgrims are the issues addressed in this article. Theoretically and methodologically, the study uses parameters of visual ethnography and ethnography of performance to address the practice of the pilgrimage and penitence in the region where Madrinha Dodô traveled. Upon her death in 1998, she left a following of pilgrims who worship her in the region between Água Branca, Alagoas, Santa Brígida, Bahia and Juazeiro do Norte in Ceará.Resumo em Português:
Este texto discute a utilização de recursos audiovisuais como o cinema e o vídeo por afrorreligiosos em dois contextos etnográficos na Amazônia, as cidades de Cururupu e Belém. Em Cururupu, a produção de vídeos amadores encomendados em uma loja de filmagem local seve como fonte de autorreconhecimento e possibilita a discussão e a vivência contínua os rituais. Em Belém, um pai de santo e um cineastra produziram, com recursos do governo federal, um filme documentário sobre a cosmovisão do Tambor de Mina, religião de matriz africana mais praticada na cidade. A partir destes exemplos etnográficos, proponho uma reflexão sobre como os recursos audiovisuais são instrumentalizados por uma tradição religiosa que há séculos baseou sua reprodução apenas na oralidade. O texto aponta vantagens e possibilidades da utilização dessas narrativas audiovisuais por antropólogos como via de acesso às culturas nativas.Resumo em Inglês:
This text discusses the use of audiovisual resources like cinema and video by Afro-Brazilian Religions practioners in two ethnographical contexts of Amazonia, namely the urban areas of Cururupu and Belém. In Cururupu, the production of amateur videos commissioned in a local audiovisual store serves as a source of self-recognition and enables the discussion and continuous experience of the rituals. In Belém, a documentary film on the cosmovision of Tambor de Mina, the most widely practiced Afro-Brazilian religion in the city, was made through a partnership between a father of saint (afro-brazilian religion priest) and a filmmaker using federal government funding. Setting out from these ethnographic examples, I explore how audiovisual resources are employed by a religious tradition whose reproduction is based on a centuries-old orality. The text points to the advantages and potential uses of these kinds of audiovisual narratives by anthropologists as a means of access to native cultures.