Resumo
Os estudos de cultura visual têm inovado as metodologias para abordar as imagens da África à época dos impérios coloniais. A iconografia colonial em diferentes suportes materiais vem sendo fonte visual e objeto de muitas investigações, publicações e exposições, notadamente em países como Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra e Portugal. Na história visual do colonialismo, as imagens da África têm sido também objetos de novos estudos, mas ainda são raros aqueles que abordam as imagens da imprensa ilustrada como mercadorias de uma economia visual e como produtos para o olhar inspetor do público leitor. A partir da revista alemã Kolonie und Heimat in Wort und Bild [ Colônia e pátria em palavra e imagem ], órgão da Frauenbund der Deutschen Kolonialgesellschaft [Liga Feminina da Sociedade Colonial Alemã], busca-se demonstrar como as imagens da África integraram uma economia visual à época dos impérios coloniais. A partir da análise do circuito social das imagens, os resultados do estudo proposto indicam o surgimento de uma nova economia visual à época da reprodutibilidade técnica da imagem, a mercantilização de fotografias de paisagens e gentes africanas e uma forma de vigilância ótica através da imprensa ilustrada colonial.
Palavras-chave Economia visual; fotografia; império colonial alemão