Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 04/03/2024)

Sobre o periódico

 

Breve histórico

 

O periódico Arquivos de Gastroenterologia, fundada em 1964 pelo Prof. Dr. José Fernando Pontes, possuía periodicidade trimestral e a partir de 2024 adotará o sistema de fluxo publicação contínuo, agilizando a publicação dos trabalhos já aprovados.

A Instituição diretamente responsável pelo periódico é o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE). O periódico é órgão oficial de publicação das seguintes entidades:

  • Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
  • Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN)
  • Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)
  • Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)
  • Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH)
  • Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE)
  • Academia Brasileira de Disfagia (ABD)
  • Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB)

Comprometida com o ideal de estimular a produção científica e valorizar a literatura médica, destina-se à publicação de trabalhos científicos inéditos, de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

O título abreviado do periódico é Arq. Gastroenterol.  que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Os autores devem preencher e submeter junto ao manuscrito o Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta. Neste formulário os autores são solicitados a informar:
(a) se o manuscrito é um preprint e, em caso positivo, sua localização;

(b) se dados, códigos de programas e outros materiais subjacentes ao texto do manuscrito estão devidamente citados e referenciados; e,

(c) se aceitam opções de abertura no processo de avaliação por pares.

Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Ética na Publicação

 

Os Arquivos de Gastroenterologia adotam e utilizam das orientações e recomendações do COPE Committee on Publication Ethics.

Artigos de pesquisa envolvendo seres humanos devem indicar, na seção Métodos, sua expressa concordância com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes. As pesquisas com humanos devem trazer o número do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os estudos brasileiros devem estar de acordo com a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (Brasil, que trata do Código de Ética para Pesquisa em Seres Humanos e, para estudos fora do Brasil, devem estar de acordo com a Declaração de Helsinque.

Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos internacionais (por exemplo, Committee for Research and Ethical Issues of the International Association for the Study of Pain, publicada em PAIN, 16:109-110, 1983) e instruções nacionais (Leis 6638/79, 9605/98, Decreto 24665/34) que regulamentam pesquisas com animais e trazer o número do parecer de aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa Animal.

O periódico Arquivos de Gastroenterologia apoia as políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto. A aprovação por parte de um Comitê de Ética adequado é um requisito indispensável para qualquer pesquisa que envolva seres humanos ou qualquer material humano. É imperativo que os autores incluam no manuscrito o nome do comitê de ética responsável pela aprovação, juntamente com o número de referência do projeto aprovado. Adicionalmente, todos os autores são obrigados a aderir estritamente aos requisitos estabelecidos pelo ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors).

Sendo assim, somente serão aceitos para publicação os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE. O número de identificação deverá ser registrado em "Methods".

Para que o estudo esteja de acordo com os padrões de boas práticas recomenda-se o uso da lista de verificação abaixo. Outros guias encontram-se listados em https://www.equator-network.org/.

a. CONSORT para ensaios randomizados;

b. STARD para estudos de diagnóstico;

c. PRISMA para revisões sistemáticas e meta-análises;

d. ARRIVE para estudos pré-clínicos em animais.

 

 

Foco e Escopo

 

O objetivo do periódico é publicar estudos de natureza original, clínicos ou cirúrgicos, técnicas, e estudos de epidemiologia nas áreas de Endoscopia, Cirurgia, Hepatologia, Motilidade Digestiva, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Experimental, Doença Inflamatória Intestinal, Gastroenterologia Pediátrica, Patologia Clínica de Gastroenterologia e por fim, Nutrição.

Além disso, publica Editoriais, Carta ao Editor, Consenso, Comunicação Breve, Artigos de Revisão Sistemática e E-Vídeos.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

O periódico é membro afiliado da ABEC - Associação Brasileira dos Editores Científicos.

 

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Arquivos de Gastroenterologia

Título abreviado: Arq. Gastroenterol.

Publicação de:  Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Especialidades

Periodicidade: Anual.

Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 1964

Versão impressa ISSN: 0004-2803

Versão on-line ISSN: 1678-4219

 

 

Websites e Mídias Sociais

 

Website: https://revistaarquivosdegastro.com.br

Email: secretariaarqgastr@hosppitaligesp.com.br

 

 


 

Política Editorial

Preprints

 

O uso dos “preprints” é uma opção e escolha dos(as) autores(as) e o periódico aceita a submissão de manuscritos previamente depositados no servidor de SciELO Preprints.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo aos examinadores, qualquer identificação da origem do artigo. Para casos de Preprint não é possível garantir o anonimato dos autores e, por isso, a avaliação pode ser simples-cega ou aberta. A cada artigo será designado um Editor Associado, que indicará revisores, supervisionará o processo de revisão e aprovará o texto final. O nome deste Editor será publicado junto ao trabalho. Artigos Originais são avaliados por no mínimo dois revisores (revisão por pares blindada). O tempo estimado para o processo é de 90 dias a partir da submissão. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial.

 

 

Dados abertos

 

Como uma boa prática, seguindo a Ciência Aberta para garantir segurança e transparência, os Arquivos de Gastroenterologia incentivam o “compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas que geralmente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados pelos periódicos”.

Os dados de pesquisa do manuscrito aprovado para publicação poderão ser, a partir de 2024, armazenados no repositório SciELO Data (em andamento).

Recomenda-se o armazenamento de dados observados, coletados, gerados para validar os resultados da pesquisa original, sejam dados brutos, processados, áudio, vídeo, código, software, algoritmos, protocolos e métodos.

 

 

Cobrança de taxas

 

Nenhuma taxa é exigida aos autores para submissão, avaliação de artigos.

A aplicação de taxas de processamento de artigos (APCs) fica reservada após a aprovação do texto final do artigo reservando-se ao Comite Editorial a adoção de gratuidade ou não por critérios de origens ou por ausência de fomento em resposta a solicitação dos autores. As taxas são divulgadas no site do https://revistaarquivosdegastro.com.br

Os Arquivos de Gastroenterologia estão disponíveis online com um acesso aberto e livre. Não é necessário solicitar ao periódico a permissão para cópia eletrônica desde que o crédito apropriado seja dado à fonte original.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 
  • Os Arquivos adotam os princípios de ética de publicação incluídos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE). Questões éticas e/ou que possam prejudicar a reputação do periódico serão avaliadas e retratadas pelo Corpo editorial.
  • Em situação de má conduta, a política de retratação será aplicada pelo periódico, conforme o Guia de Boas Práticas proposto pela SciELO.
  • O Registro e Publicação de Errata seguirá as recomendações propostas pela SciELO.
  • O Registro e publicação de Retratação será conforme proposto pela SciELO.
 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 
  • Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.
  • Os autores, revisores e editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar uma declaração de interesse sumária no arquivo da página de título. Se não há interesse em declarar, então, deve-se mencionar: "Declarações de interesse: nenhuma". Esta declaração será publicada, em última instância, se o artigo for aceito.
  • Os revisores e editores envolvidos no processo devem divulgar em uma declaração se há ou não conflito de interesse envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo. Caso haja, ainda que potencial, o conflito de interesse deve ser informado em documento próprio assinado e anexado ao processo de tramitação. Essas informações serão publicadas caso o artigo seja aprovado.
  • Todos os autores, os revisores e os editores envolvidos no processo de avaliação e tramitação do artigo devem divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar inapropriadamente (viés) seu trabalho. Exemplos de potenciais interesses concorrentes incluem emprego, consultoria, propriedade de ações, honorária, testemunho de especialistas pagos, pedidos/registros de patentes e subvenções ou outros financiamentos.
  • Quando editores tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.
  • Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest
 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Os Arquivos adotam ferramentas para detecção de similaridade profissionais (Grammarly, Plagius ou similar). A critério dos autores, podem ser utilizadas certificações oferecidas pelos softwares antiplagiarismo.

 

 

Sobre o uso de Inteligência Artificial para elaboração dos manuscritos

 

A inteligência artificial (IA) ou tecnologias semelhantes não se qualificam para autoria. A utilização da IA para auxiliar a redação de textos e formatações do mesmo deve ser cuidadosamente supervisionada pelo autor. Qualquer ferramenta de IA não pode ser incluída como coautora. Se utilizadas para criar conteúdo ou ajudar na redação ou edição de devem ser descritas. Se fizerem parte do design ou métodos formais de pesquisa devem ser incluídos na seção Métodos.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial dos Arquivos de Gastrenterologia, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, os Arquivos de Gastroenterologia observam a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pelos Arquivos mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Os autores concedem ao periódico o direito de primeira publicação sob a Licença CC BY 4.0, que permite acessar, imprimir, ler, distribuir, remixar, adaptar e desenvolver outros trabalhos com o reconhecimento da autoria.

Concede-se o direito aos autores para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nos Arquivos, como publicar em repositório institucional, com o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial neste periódico.

Leitores podem ler, fazer download, distribuir, imprimir, buscar ou linear o texto completo dos artigos sem pedir permissão prévia aos autores ou editores.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

Os Arquivos de Gastroenterologia se reservam o direito de efetuar, nos originais, alterações de normativa ortográfica, com vistas de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém o estilo dos autores. Os arquivos originais serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados nos Arquivos, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou replicação sujeita a indicação de primeira publicação no periódico, por meio da Licença CC BY 4.0. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

O periódico adota a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, preservando a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. É permitido que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.

Os Autores de artigos publicados pelos Arquivos de Gastroenterologia mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

O periódico encoraja os Autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A publicação recebe financiamento de:

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades – (IBEPEGE).

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor Fundador

 
  • José Fernandes Pontes, Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE, São Paulo, SP, Brasil
 

 

Editor Científico

   

 

Editor Chefe

   

 

Editor Assistente IBEPEGE

   

 

Secretaria e Editoração

 
  • Isabella Coelho, São Paulo, SP, Brasil.
 

 

Arte e Diagramação

 
  • Pubmind Projetos e Publicações Ltda.
 

 

Produção de XML

   

 

Editores Associados de Sociedades

 

Cirurgia - CBCD

Gastroenterologia-FBG

Endoscopia-SOBED

Nutrição-BRASPEN

Motilidade Digestiva- SBMDN

Hepatologia - FBG

Disfagia - ABD

Doença Inflamatória Intestinal - GEDIIB

 

 

Editores Associados

 

Doença Inflamatória Intestinal

Cirurgia

Endoscopia

Patologia

Hepatologia

Disfagia

Nutrição

Gastroenterologia

Cirurgia experimental

Motilidade Digestiva

Gastroenterologia Pediátrica

 

 

Consultores Internacionais

 
  • Daniel Sifrim, Barts and The London School of Medicine and Dentistry, London, Reino Unido. Orcid: 0000-0002-4894-0523.
  • Jose Alejandro Piscoya Rivera, Facultad de Medicina, Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, Lima, Peru. Orcid: 0000-0002-4420-2419.
  • Juan Sebastian Lasa, Centro de Educación Médica e Investigación Clínica (CEMIC), Buenos Aires, Argentina. Orcid: 0000-0002-8995-1659.
  • Julio Yarmuch, Hospital Clinico Universidad de Chile, Santiago, Chile. Orcid: 0000-0001-7858-3929.
  • Luis Soifer (Instituto Universitário CEMIC, Buenos Aires, Argentina). Orcid: 0000-0002-9690-835X.
  • Peter Malfertheiner, Otto-von-Guericke-Universität, Magdeburg, Germany. Orcid: 0000-0001-8439-9036.
  • Francis Megraud, INSERM - U853, University of Bordeaux, Bordeaux, France. Orcid: 0000-0002-2481-1612.
  • Steven Wexner, Cleveland Clinic Florida, Weston, Flórida, Estados Unidos. Orcid: 0000-0001-8046-5753.
  • Mark Scott, Royal London Hospital, London, Reino Unido. Orcid: 0000-0002-7997-1533.
  • Etsuro Yazaki, Wingate Institute of Neurogastroenterology, Londres, Reino Unido). Orcid 0000-0002-5315-4957.
  • Eamonn Martin Quigley, Houston Methodist Gastroenterology Associates, Houston, Texas, Estados Unidos. Orcid: 0000-0003-4151-7180.
 

 


 

Instruções para os autores

 

 

Os Arquivos de Gastroenterologia passam a promover e progressivamente, exigir a obediência às boas práticas de comunicação de ciência aberta nas políticas, gestão e operação editorial dos periódicos orientadas pelo SciELO a adoção das práticas de ciência aberta em quatro dimensões da comunicação científica, de modo a assegurar que os periódicos de qualidade que indexa sigam o estado da arte em comunicação científica.

 

 

Tipos de artigos

 

Os Arquivos publicam contribuições originais e inéditas (de pesquisadores nacionais e estrangeiros), que sejam compatíveis com os objetivos do periódico e estejam adequadas aos padrões científicos e editoriais.

A submissão do manuscrito implica que o trabalho na íntegra ou parte dele não tenha sido publicado em outra fonte ou veículo de comunicação e que não esteja sob análise em outro periódico para publicação.

O objetivo do periódico é publicar estudos de natureza original, clínicos ou cirúrgicos, técnicas, e estudos de epidemiologia na área de Endoscopia, Cirurgia, Hepatologia, Motilidade Digestiva, Gastroenterologia Clínica, Cirurgia Experimental, Doença Inflamatória Intestinal Gastroenterologia Pediátrica, Patologia Clínica de Gastroenterologia e por fim, Nutrição.

Além disso, publica Editoriais, Carta ao Editor, Consenso, Comunicação Breve, Artigos de Revisão Sistemática e E-Vídeos.

A avaliação do trabalho é feita de forma imparcial e incógnita, ou seja, omitindo aos examinadores, qualquer identificação da origem do artigo. Artigos Originais são avaliados por no mínimo dois revisores (revisão por pares blindada). O tempo estimado para o processo é de 90 dias a partir da submissão. A decisão sobre a aceitação para publicação é tomada pelo Conselho Editorial.

 

 

 

Contribuição dos autores

 

Os autores devem enviar um arquivo de declaração de cada autor descrevendo suas contribuições individuais para o artigo usando as funções relevantes do CRediT: Conceituação; Curadoria de dados; Análise formal; Captação de recursos; Investigação; Metodologia; Administração de projetos; Recursos; Software; Supervisão; Validação; Visualização; Papéis/Redação - rascunho original; Redação - revisão e edição.

As declarações de autoria devem ser formatadas com os nomes dos autores em primeiro lugar e as funções de CRediT a seguir.

 Mais informações em https://credit.niso.org/

 

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Regras gerais

Os textos devem estar obrigatoriamente no idioma inglês.

O número de autores é limitado a seis para os Artigos Originais, e três para Comunicação Breve. Exceções podem ser feitas no caso de estudos multicêntricos ou multidisciplinares.

Para Comunicação Breve, recomenda-se que não ultrapasse mais de 2500 palavras. Pode conter uma figura e uma tabela. As referências não devem exceder a 15.

O manuscrito submetido deve ser enviado em formato Microsoft Word e organizado da seguinte maneira, sendo estes itens obrigatórios:

Inclusão de carta de apresentação ao Editor Chefe (cover letter), com apresentação geral do artigo, sua importância dentro do contexto, destaques sobre a originalidade, principais achados e considerações finais. Além disto, nesta carta deve constar a declaração da não submissão concomitante a outro periódico e de ausência de conflito de interesses.

1. Título em inglês e português. Para autores estrangeiros a tradução para o português será feita será feita. O título deve ser simples, conciso, claro, curto e impactante. Não utilizar mais de 140 caracteres incluindo espaços.

  • Recomenda-se adicionar o “running title” do artigo. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.aje.com/arc/editing-tip-crafting-appropriate-running-title/
  • Nomes dos autores e suas afiliações completas. Não insira cargos, funções ou adjetivos.
  • E-mail do autor de contato
  • Informar sobre fonte de financiamento do artigo.

2. Para cada autor deve ser descrita em inglês a sua participação no estudo. As contribuições são, por exemplo: coleta de dados, execução de pesquisa, redação de texto, análise estatística, etc.

3. Departamento e Instituição onde o trabalho foi realizado.

4. O ORCID de todos os autores é obrigatório.

5. Declarar se há ou não conflito de interesse, subsídio ou outro apoio financeiro; os patrocinadores devem ser declarados.

6. Os autores devem informar ou negar a utilização de Inteligência Artificial para elaboração do texto.

7. Inserção de quadro contendo os pontos-chave ou destaques do artigo em questão. Deve ser construído com no máximo 4 sentenças, resumindo objetivos, métodos, resultados e conclusões.

8. Resumo estruturado (Contexto, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão). O Resumo deve ser enviado tanto em inglês como em português (de 200 a 600 palavras). Abreviações, notas e referências devem ser evitadas. Para autores estrangeiros a tradução para o português será feita.

9. Palavras-chave em inglês (de 3 a 10). Utilize sempre que possível termos da lista Medical Subject Headings (MeSH) do MEDLINE. A pesquisa também pode ser feita no portal Descritores em Ciências da Saúde.

10. Recomendamos a seguinte divisão dentro do artigo: Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Conclusão; Agradecimentos.

11. Todos os colaboradores que não sejam autores podem ser mencionados na seção de Agradecimentos.

12. Referências - A Arquivos de Gastroenterologia adota as normas Vancouver. Cite as referências no texto usando algarismos arábicos na ordem de citação, entre parênteses. Os primeiros seis autores devem ser citados. Após o 6º autor, inclua "et al.".

13. Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto em algarismos arábicos. De preferência, anexadas ao artigo em JPG ou PNG. Se estiverem dentro do artigo, devem vir ao fim, após as referências. Nunca devem ser colocaras no meio do texto.

14. Tabelas (em formato Microsoft Word ou Excel) - Intitula-se "Tabela" apenas quando há resultados numéricos. Explicações e abreviaturas devem ser colocadas em notas de rodapé da tabela.

15. Figuras – Nomeie como “Figura” sempre que for: questionário escrito, fotografias, gráficos e desenhos. Eles devem ser enviados em formato digital de alta resolução (2 mb). As figuras devem conter um pequeno texto sobre o assunto.        

 

Envio de manuscritos

As submissões devem ser realizadas somente através da interface ScholarOne, no portal SciELO: http://mc04.manuscriptcentral.com/ag-scielo.

Dentre os arquivos enviados os autores deverão incluir o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta totalmente preenchido. Este se encontra disponível na aba Instruções e formulários ou então através dos links:

Português: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

Reiteramos que nenhuma taxa é exigida aos autores para submissão e avaliação de artigos. A Arquivos de Gastroenterologia está disponível online com acesso aberto e livre: https://www.scielo.br/j/ag/. Ou no próprio site do periódico:  https://revistaarquivosdegastro.com.br/.

A aplicação de taxas de processamento de artigos (APCs) fica reservada após a aprovação do texto final do artigo reservando-se ao Comite Editorial a adoção de gratuidade ou não por critérios de origens ou por ausência de fomento em resposta a solicitação dos autores. As taxas são divulgadas no site do periódico  https://revistaarquivosdegastro.com.br.

 

 

E-vídeos

 

Autores:

  • E-vídeo pode ter no máximo seis autores.
  • Incluir a identificação dos autores conforme instruções gerais do periódico: não insira posições de pessoal ou adjetivos semelhantes.
  • Inclua o departamento e a instituição onde o trabalho foi realizado.
  • O nome, o número de telefone e o endereço eletrônico do autor a quem as provas e pedidos de eventual revisão devem ser enviados.

Texto principal:

  • Título em inglês e português. Para autores estrangeiros a tradução será feita.
  • Texto: não mais do que 400 palavras.
  • Colocar a legenda do vídeo abaixo do texto principal e esta deve ser o mais curta possível (máximo de 40 palavras).

Vídeo:

  • Apenas um vídeo é permitido para cada submissão.
  • Atenção para não aparecer qualquer identificação como nome ou número institucional do paciente.
  • Apenas os formatos AVI ou MP4 são aceitáveis.
  • O tempo do vídeo não deve exceder 4 minutos. Pode conter narração em inglês.
  • Certifique-se de que as etapas e/ou os principais achados são explicados e destacados no vídeo com títulos de sobreposição e setas indicativas.

Figuras:

  • No máximo seis imagens podem ser submetidas: submeta separadamente em formato PNG ou JPEG com pelo menos 300 dpi. Cada uma deve ter um número e uma legenda.

Referências:

  • As regras de referências (não mais do que seis) são as mesmas que as dos artigos originais. Por favor, leia nas regras gerais acima. Devem ser citadas no texto principal.
 

 

Informações Adicionais

 

Por fim, quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail da secretaria do periódico: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br.

 

 

Contato

 

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE.
Rua Dr. Seng, 320, CEP: 01331-020
São Paulo - SP - Brasil
Tel.: (+55 11) 3147-6227
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br

 

 

Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades - IBEPEGE. Rua Dr. Seng, 320, 01331-020 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax: +55 11 3147-6227 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretariaarqgastr@hospitaligesp.com.br