Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 14/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

Arquivos de Neuro-Psiquiatria (ANP) é o periódico oficial da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Possui como objetivo publicar artigos relevantes, revisados por pares, destinados a profissionais e pesquisadores das áreas de neurologia e neurociências.

O periódico foi fundado em junho de 1943 por alunos do Prof. Enjolras Vampré, da Escola Neurológica de São Paulo. O Prof. Oswaldo Lange, da Faculdade de Medicina da USP, foi designado como o primeiro editor-chefe e liderou o periódico até 1986. Posteriormente, o Prof. Antonio Spina-França assumiu o cargo de editor-chefe, no perídodo de 1987 a 2010. Foi durante a gestão conjunta do Prof. Luís dos Ramos Machado e do Prof. José Antonio Livramento (2010-2017) que o periódico passou a ser editado pela ABN. Em 2018, os Profs. Paulo Caramelli e Hélio A. Ghizoni Teive assumiram a gestão do periódico ANP. A partir de janeiro 2023, o Prof. Ayrton Massaro sucedeu o Prof. Paulo Caramelli, compartilhando a posição de editor-chefe com o Prof. Hélio A. Ghizoni Teive.

Atualmente, o periódico publica todos os seus conteúdos no idioma inglês e disponibiliza seus artigos em acesso aberto. Todos os fascículos estão acessíveis através de sua versão online. Em um compromisso sólido com a responsabilidade ambiental, a partir de janeiro de 2022, o periódico suspendeu a publicação de sua versão impressa. Com o intuito de otimizar o processo de publicação de seus conteúdos, o periódico adotou a Publicação Contínua a partir de janeiro de 2024.

Missão: Contribuir para a qualidade do atendimento prestado aos pacientes com doenças neurológicas, proporcionando ao acesso aberto a estudos revisados por pares aos neurologistas, profissionais de saúde e pesquisadores em neurologia e neurociências do Brasil e da América Latina.

Visão: Estabelecer-se como a principal periódico científico revisado por pares para estudos em neurologia e neurociências na América Latina.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

ANP é um periódico de acesso aberto, que segue o modelo Gold Open Access.

A submissão de um manuscrito requer obrigatoriamente o preenchimento do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta, que permitirá o compartilhamento de informações sobre o alinhamento do estudo às práticas de comunicação da Ciência Aberta.

ANP aceita a submissão de manuscritos preprints de repositórios públicos, como: Preprints.org, SciELO Preprints e EmeRI. Para a submissão de manuscritos previamente depositados, é imprescindível que os autores informem os dados do depósito na Carta de Apresentação. 

Visando promover o reuso dos dados e a transparência na pesquisa, o periódico ANP estimula a  disponibilização dos dados de pesquisa em repositórios, caso não possam ser publicados no próprio trabalho. Alguns exemplos de repositórios de dados são: Zenodo, Figshare e OSF.

A partir de janeiro de 2024, os manuscritos submetidos e aprovados apresentarão, ao final do artigo publicado, o nome do editor-chefe e do editor associado responsáveis pela coordenação do processo de revisão por pares.

 

 

Ética na Publicação

 

ANP segue as princípios éticos e padrões internacionais para publicação de pesquisas responsáveis, desenvolvidos pelo COPE – Committee on Publication Ethics, Equator Network, ICMJE e Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

Em respeito à Declaração de Helsinki de 1975, revisada em 2013, todos os estudos envolvendo seres humanos devem ser aprovados pelas instituições onde foram realziados.

A submissão do manuscrito deverá incluir a Carta de Apresentação assinada por todos os autores do manuscrito ou com confirmação digital, incluindo a indicação do número do protocolo de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética da Instituição, conforme modelo disponível a partir de: https://www.arquivosdeneuropsiquiatria.org/wp-content/uploads/2024/05/ANP_Cover_Letter_2024.doc (somente em inglês)

O texto submetido deve ser inédito e não pode ser enviado simultaneamente a outro periódico. Arquivos de Neuro-Psiquiatria utiliza o iThenticate para detectar plágio.

 

 

Foco e Escopo

 

O periódico tem como objetivo publicar artigos relevantes revisados por pares para profissionais e pesquisadores das áreas de neurologia e neurociências. Os artigos centrados em neurocirurgia não estão dentro do escopo temático do periódico. Da área de psiquiatria, são aceitos apenas manuscritos do subcampo neuropsiquiatria. Somente serão aceitos artigos das áreas de neurocirurgia e psiquiatria que possuem interface com as áreas de neurologia e neurociência e que sejam destinados aos neurologistas clínicos.

Os conteúdos do periódico são categorizados em diversas seções, incluindo Artigos de Pesquisa, Visões e Revisões, Notas Históricas, Imagens em Neurologia e Cartas. O periódico não aceita a submissão de relatos de caso.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

O periódico está indexado nas seguintes bases de dados e fontes de informação:

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Arquivos de Neuro-Psiquiatria
  • Título abreviado: Arq. Neuro-Psiquiatr. (online)
  • Publicação de: Academia Brasileira de Neurologia
  • Periodicidade: Mensal
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1943
  • ISSN: ISSN impresso  0004-282X;  ISSN online  1678-4227; ISSN L 0004-282X
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Arquivos de Neuro-Psiquiatria (ANP) – ISSN online  1678-4227; ISSN L 0004-282X – é um periódico científico online de acesso aberto, revisados por pares e que publica seus conteúdos em inglês. O periódico publica de forma contínua estudos das áreas de neurologia e neurociências.

 

 

Preprints

 

Desde 2020, o periódico aceita a submissão de manuscritos previamente depositados em servidores de preprints, como: 

Ao submeter manuscritos previamente disponibilizados em repositórios, é essencial que os autores reconheçam o depósito, fornecendo os detalhes na Carta de Apresentação.

Após a publicação do preprint, é responsabilidade do autor correspondente garantir que o registro seja atualizado com uma referência da publicação, incluindo o DOI e o link para a versão publicada do artigo no site do periódico.

 

 

Processo de Avaliação por Pares

 

Os manuscritos submetidos ao periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria são avaliados para verificar sua adequação ao escopo e aos aspectos formais. Em caso de não atendimento ao escopo, como relatos de casos e artigos das áreas de neurocirurgia ou psiquiatria, os manuscritos serão rejeitados e os autores serão informados. Os manuscritos que não atendem às normas e formatos especificados neste documento, por outro lado, serão devolvidos aos autores para os devidos ajustes.

Nos manuscritos submetidos a partir das seções "Artigos Pesquisa" e "Visões e Revisões" e “Academia Brasileira de Neurologia”, uma vez aprovados na avaliação do escopo e aspectos formais, são gerados relatórios de similaridade e avaliados individualmente. Caso os relatórios apresentem porcentagens de similaridade fora dos padrões definidos ou exijam ajustes em trechos específicos, os autores são notificados e convidados a implementar as correções necessárias. Manuscritos com redundância excessiva são rejeitados. Não serão gerados relatórios de similaridade para os manuscritos submetidos a partir das demais seções do periódico (Notas Históricas, Imagens em Neurologia e Cartas). 

Passada a etapa de verificação da similaridade, os manuscritos são enviados aos editores-chefes que realizam uma avaliação preliminar, com base em critérios de originalidade, relevância dos temas abordados e qualidade metodológica. Nesta etapa, será convocado um segundo membro do Conselho Editorial, em caso de descumprimento dos critérios mínimos de qualidade. Aproximandamente 30% dos manuscritos submetidos são rejetados na avaliação preliminar.

Os manuscritos aprovados na avaliação preliminar são encaminhados aos Editores Associados de suas respectivas áreas temáticas, responsáveis pela seleção e convite de revisores externos. No processo de avaliação, são obtidos, no mínimo, dois pareceres, podendo o editor associado solicitar um terceiro parecer em casos de avaliações lacônicas ou divergentes. Os revisores emitem seus pareceres utilizando o formulário do sistema ScholarOne, tendo a opção de recomendar: Aceitação, Revisão Menor, Revisão Maior e Rejeição. Vale ressaltar que os manuscritos são avaliados seguindo o modelo de revisão simples cega.

As decisões de rejeição são definitivas. Os manuscritos poderão ser reapresentados apenas em circunstâncias excepcionais e com a indicação do editor-chefe. Atualmente, aproximadamente 40% dos manuscritos submetidos ao periódico são aprovados para publicação.

A partir de janeiro de 2024, os manuscritos submetidos e aprovados serão publicados com a indicação dos nomes do editor-chefe e do editor associado responsáveis pela coordenação do processo de revisão por pares.

 

Dados Abertos

 

ANP incentiva o compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas, que frequentemente ficam subjacentes nos textos dos artigos publicados. Alguns exemplos de repositórios de dados incluem: Zenodo, Figshare e OSF.

 

 

Cobrança de Taxas

 

O periódico isenta os autores de taxas de submissão e revisão de manuscritos.

Com o intuito de desenvolver a sustentabilidade do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria, a partir de janeiro de 2022, foi estabelecida uma taxa de publicação para artigos das seções Artigos de Pesquisa e Visões e Revisão. A taxa de publicação é aplicadas ao autor correspondente após a aceitação do artigo. As taxas são de R$ 1.000,00 por artigo para autores brasileiros e US$ 200,00 por artigo para autores estrangeiros.

ANP adota uma política de isenção e descontos na taxa de publicação, conforme detalhado a seguir:

1) Serão isentos de taxa de publicação os seguintes casos:

  • Manuscritos em que um membro do Corpo Editorial figura como autor correspondente;
  • Manuscritos de autores convidados;
  • Anualmente, serão concedidas isenções de taxa para a publicação de um artigo aos revisores com desempenho destacado, limitados a 3 ou 5 revisores por ano.

2) Serão aplicados descontos de 50% na taxa de publicação para os seguintes casos:

  • Manuscritos em que um membro do Corpo Editorial é coautor;
  • Manuscritos em que o autor correspondente é membro da ABN (categoria pagante);
  • Manuscritos em que o autor correspondente é professor de uma universidade federal ou estadual brasileira, desde que o estudo não tenha recebido financiamento.
 

 

Política de Ética e Má conduta, Errata e Retratação

 

ANP segue aos princípios éticos e padrões internacionais para publicação de pesquisas responsáveis, desenvolvidos pelo COPE – Committee on Publication Ethics, Equator Network, ICMJE e Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica.

Práticas que comprometem a ética e a integridade científica, tais como plágio e autoplágio (redundância), falsificação de dados, má conduta em pesquisas envolvendo seres humanos, publicação duplicada ou redundante, conflitos de interesses não declarados e violações dos critérios de autoria, são amplamente reconhecidos como antiéticos. 

Para lidar com casos de má conduta científica e violação da ética de publicação, o periódico se orienta pelos princípios do COPE, disponíveis em: https://publicationethics.org/resources/flowcharts/suspected-ethical-problem-submitted-manuscript, a fim de determinar as medidas apropriadas para cada situação.

Nos casos confirmados de má conduta, a Equipe Editorial entra em contato com os autores, instituições de afiliação, comitês de ética e demais partes envolvidas. Os autores dos artigos com má conduta confirmada estão sujeitos a um embargo por um período determinado para a submissão de novos manuscritos ao periódico.

Para casos de má conduta identificada em artigos publicados, os conteúdos permanecerão indexados nas bases de dados como retratados, com documentação do motivo da retratação devidamente referenciada. 

Erros ou falhas que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata.

 

 

Política sobre Conflito de Interesse

 

Todos os participantes do processo de revisão e publicação dos artigos, a citar autores, revisores, editores e equipe editorial, devem revelar conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho no momento da submissão. A declaração de conflitos de interesse deve ser indicada na Carta de Apresentação e no próprio manuscrito.

Revisores devem declarar relacionamentos ou atividades que possam afetar a revisão de um manuscrito, recusando a participação no processo de avaliação. Devem abster-se de usar conhecimento prévio do trabalho revisado para benefício próprio.

Editores devem abster-se de decisões com potenciais conflitos. Os editores convidados devem seguir essas diretrizes. 

Para mais informações consulte Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Utilização de Inteligência Artificial

 

Na submissão de um manuscrito, é obrigatório que os autores declarem o uso de tecnologias assistidas por inteligência artificial na produção do trabalho. A descrição detalhada do uso dessas tecnologias deve ser fornecida tanto na Carta de Apresentação quanto no trabalho submetido, na seção apropriada, quando aplicável.

Tecnologias como inteligência artificial, modelos de linguagem, aprendizado de máquina ou similares não cumprem os requisitos de autoria. Os autores devem assumir total responsabilidade pela integridade do conteúdo gerado por essas ferramentas.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Arquivos de Neuro-Psiquiatria adota o Sistema iThenticate para identificação de plágio. Relatórios de similaridade são gerados para todos os manuscritos submetidos a partir das seções Artigos de Pesquisa e Visão e Revisão, após aprovação na etapa de avaliação dos aspectos formais.

Independentemente da porcentagem de similaridade apresentada, todos os relatórios passam por avaliação por um ou mais membros da Equipe Editorial para identificar trechos em desacordo. Caso os relatórios evidenciem porcentagens de similaridade fora dos padrões definidos ou exijam ajustes em trechos específicos, os autores são notificados e convidados a implementar as correções necessárias. Manuscritos com redundância excessiva são rejeitados.

Não serão gerados relatórios de similaridade para os manuscritos submetidos a partir das seções "Notas Históricas", "Imagens em Neurologia" e "Cartas".

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A Equipe Editorial do periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria está comprometida com as diretrizes SAGER, que orientam o relato de informações sobre "sexo" (atributo biológico) e "gênero" (moldado por circunstâncias sociais e culturais) no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados.

Os autores devem utilizar cuidadosamente os termos "sexo" e "gênero" nos artigos submetidos ao periódico ANP. Revisores são incentivados a consultar as diretrizes SAGER para orientação sobre o emprego correto desses termos.

O documento "Sex and Gender Equity in Research (SAGER) Guidelines" pode ser acessado em: https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/sager-guidelines/

 

 

Material Suplementar

 

Durante o processo de avaliação, tanto os editores quanto os revisores terão acesso ao material suplementar de um manuscrito; no entanto, esse conteúdo não será submetido à mesma revisão aplicada ao material principal.

Ao contrário do manuscrito, o material suplementar não passará por edição ou formatação durante o processo de produção. Portanto, cabe aos autores a responsabilidade pela precisão e apresentação do conteúdo apresentado no material suplementar.

 

 

Comitê de Ética

 

Em conformidade com a Declaração de Helsinki de 1975, revisada em 2013, todos os estudos que envolvem seres humanos devem obter aprovação das instituições onde são realizados.

Ao submeter um manuscrito, é necessário que os estudos que incluam a coleta de dados em seres humanos informem, na Carta de Apresentação, o número do protocolo de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética da instituição responsável pela pesquisa. Nos casos em que os artigos não requeiram a aprovação do Comitê de Ética, os autores devem explicar na Carta de Apresentação o motivo da dispensa do documento.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pelo periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria  mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution tipo CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Ao periódico fica mantido o direito de primeira publicação. 

Os conceitos expressos nos trabalhos publicados são de total responsabilidade dos autores e não refletem necessariamente a opinião do Editor-chefe, Editores científicos, Editores associados ou do Conselho Editorial. Fica estabelecido desde já que os autores assumirão a responsabilidade intelectual e jurídica pelos resultados descritos e pelas observações apresentadas. 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

 

Todo o conteúdo e os artigos publicados pelo periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution CC BY.

Arquivos de Neuro-Psiquiatria encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

O periódcio recebe apoio da:

  • Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
 

CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Coeditores

   

 

Editor Fundador (Em Memória)

 
  • Oswaldo Lange
 

 

Editor Emérito (Em Memória)

 
  • Antonio Spina-França Netto
 

 

Editores-chefes Anteriores

 
  • José Antonio Livramento (Universidade de São Paulo - São Paulo, SP, Brasil)
  • Luís dos Ramos Machado (Universidade de São Paulo - São Paulo, SP, Brasil)
  • Paulo Caramelli (Universidade Federal de MG - Belo Horizonte, MG, Brasil)
 

 

Editores Associados

Distúrbios Cerebrovasculares, Neurorradiologia Intervencionista e Cuidados Neurointensivos

   

 

Neurologia Pediátrica

   

 

Neurofisiologia Clínica

   

 

Neurologia Cognitiva e Neuropsicologia

   

 

Epilepsia

   

 

Neurologia Experimental e Neurociência

   

 

Neurologia Geral

   

 

Cefaléia

   

 

História da Neurologia

   

 

Imagens em Neurofisiologia Clínica

   

 

Doenças Infecciosas do Sistema Nervoso e Estudos do Líquido Cerebrospinal

   

 

Transtornos do Movimento

   

 

Neurogenética

   

 

Neuroimagem

   

 

Neuroimunologia

   

 

Reabilitação Neurológica

   

 

Transtornos Neuromusculares e Neuropatia Periférica

   

 

Neuro-oncologia

   

 

Neuropatologia

   

 

Neuropsiquiatria

   

 

Dor

   

 

Distúrbios do Sono

   

 

Divulgação e Mídias Sociais

   

 

Editores de Conteúdo para Mídias Sociais

   

 

Conselho Editorial Consultivo

   

 

Academia Brasileira de Neurologia

 
  • Carlos Roberto de Mello Rieder (Porto Alegre, Brasil) – Presidente
  • Delson José da Silva (Goiás, Brasil) - Vice-Presidente
  • Jerusa Smid (São Paulo, Brasil) - Secretária Geral
  • Roberta Arb Saba (São Paulo, Brasil) – 1º. Secretário
  • José Luiz Pedroso (São Paulo, Brasil) – Tesoureiro Geral
  • Adalberto Studard-Neto (São Paulo, Brasil) – 1º. Tesoureiro

https://www.abneuro.org.br/ 

 

 

Equipe Técnica

   

 

Publishing Services

 

Thieme Revinter Publicações Ltda 
Project Coordinator Journals
Paula Di Sessa Vavlis
E-mail: paula.disessa@thieme.com.br

 

 

Marketing

 

Academia Brasileira de Neurologia
phone: +55 (51) 98119-9804
E-mail: julia.lunkes@ccmgroup.com.br

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

 

Arquivos de Neuro-Psiquiatria (ANP) publica artigos relevantes revisados por pares nas áreas de neurologia e neurociências, com a missão de contribuir para a melhoria do atendimento a pacientes com doenças neurológicas. O periódico oferece acesso aberto a uma variedade de conteúdos, incluindo editoriais, artigos originais (pesquisas clínicas e translacionais), artigos de revisão, opiniões, artigos históricos, imagens em neurologia e neurofisiologia clínica, cartas sobre artigos publicados e respostas. Não são aceitos relatos de caso.

Embora a revista não inclua artigos de neurocirurgia em seu escopo temático, exceções são feitas para trabalhos que tenham interfaces com as áreas de neurologia e neurociências, desde que direcionados à prática clínica de neurologistas, profissionais de saúde e de áreas afins.

No campo da psiquiatria, são considerados apenas manuscritos do subcampo da neuropsiquiatria, que enfatizem a relação entre a estrutura somática e as operações mentais e emocionais, assim como os distúrbios funcionais ou orgânicos do sistema nervoso central associados aos distúrbios mentais e emocionais.

ANP aceita a submissão de artigos preprints em repositórios públicos. Para a submissão de manuscritos previamente depositados, é imprescindível que os autores informem os dados do depósito na Carta de Apresentação.

 

 

Língua Oficial

 

Serão aceitos exclusivamente manuscritos redigidos em inglês, seguindo os padrões internacionais de composição textual estabelecidos pelo periódico ANP. Caso seja identificada a necessidade, os editores e revisores têm o direito de solicitar aos autores uma revisão linguística por uma empresa especializada. Além disso, é obrigatório que o título, resumo e palavras-chave também sejam apresentados em português ou espanhol.

 

 

Tipos de Documentos Aceitos

 

ANP publica seus conteúdos a partir das seguintes seções:

Editorial: um comentário crítico aprofundado elaborado em resposta ao convite dos editores-chefes, não sendo aceitos por submissão voluntária.

  • Até três autores;
  • Resumo e palavras-chave não são necessários;
  • O texto não deve ultrapassar 1.000 palavras*;
  • O artigo deverá ter até 10 referências.

Artigos Originais: pesquisas clínicas ou experimentais originais, incluindo: estudos clínicos controlados, estudos observacionais, ensaios clínicos, estudos de revisões sistemáticas e metanálises, estudos de neuroimagens, estudos de desenvolvimento, validação ou atualização de modelo de previsão, dentre outros

  • Resumo estruturado, com até 250 palavras;
  • Não mais que 7 palavras-chave;
  • Texto com até 3.000 palavras*;
  • Até 40 referências;
  • Com até 5 tabelas ou quadros;
  • Com até 5 ilustrações.

Para relatórios de pesquisas clínicas, os autores devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo Equator Network, como: Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA2020); Ensaios Clínicos (CONSORT); Estudos Observacionais (STROBE), dentre outros.

Visão e Revisão: revisões de literatura, revisões narrativas, análises críticas ou artigos de opinião sobre temas relevantes da atualidade em neurologia clínica e neurociências. São contribuições normalmente convidadas pelos editores-chefes, mas também são aceitas por submissão voluntária.

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com até 250 palavras;
  • Não mais que 7 palavras-chave;
  • O texto deverá conter até 5.000 palavras*;
  • Até 80 referências;
  • Com até 5 tabelas ou quadros;
  • Com até 5 ilustrações.

Notas Históricas: história da neurologia e dados sobre descrições de sinais, doenças ou síndromes neurológicas.

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com no máximo 150 palavras;
  • Não mais que 7 palavras-chave;
  • O texto deverá conter até 1.000 palavras*;
  • Até 20 referências;
  • Com até 2 tabelas ou quadros;
  • Com até 2 ilustrações.

Imagens em Neurologia: ilustrações originais sobre condições neurológicas, incluindo fotografias, imagens neurorradiológicas, fotomicrografias e vídeos. Incluir uma declaração confirmando a obtenção do consentimento informado do paciente no manuscrito. Além disso, é necessário anexar uma cópia do formulário de consentimento assinado pelo paciente como suplemento durante o processo de submissão.

  • Resumo e palavras-chave não são necessários;
  • O texto não deve ultrapassar 100 palavras*;
  • O manuscrito deverá ter até 5 referências;
  • Com até 4 ilustrações;
  • O vídeo deverá estar em alta resolução, no formato MP4 (MPEG) ou AVI, acompanhado de uma thumbnail representativa. Qualquer edição necessária do vídeo será de responsabilidade do autor.

Imagens em Neurofisiologia Clínica: ilustrações originais ou víderos em neurofisiologia clínica, incluindo eletroencefalografia, eletromiografia, polissonografia e potenciais evocados.

  • Resumo e palavras-chave não são necessários;
  • O texto não deve ultrapassar 100 palavras*;
  • O manuscrito poderá ter até 5 referências;
  • Com até 4 ilustrações;
  • O vídeo deverá estar em alta resolução, no formato MP4 (MPEG) ou AVI, acompanhado de uma thumbnail representativa. Qualquer edição necessária do vídeo será de responsabilidade do autor.
  • Os autores são solicitados a fornecer 3 questões de múltipla escolha com respostas relacionadas ao manuscrito.

Cartas: comentários sobre artigos recentemente publicados no periódico Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Após a aprovação para publicação, a carta será encaminhada aos autores do artigo original, que serão convidados a elaborar uma resposta aos comentários contidos na carta.

  • Resumo e palavras-chave não são necessários;
  • O texto não deve ultrapassar 700 palavras*;
  • O artigo deverá ter até 5 referências;
  • Com até 2 tabelas ou quadros;
  • Com até 2 ilustrações.

Academia Brasileira de Neurologia: textos institucionais sobre questões regionais, temas relacionados às atividades dos Departamentos Científicos da Academia Brasileira de Neurologia, anais de reuniões científicas e outros assuntos. Fazem parte desta seção Diretrizes e Consensos.

Diretrizes: são recomendações baseadas em evidências que visam orientar profissionais de saúde na tomada de decisões sobre diagnóstico, tratamento, prevenção e manejo de diversas condições médicas neurológicas.

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com um máximo de 250 palavras;
  • Texto com até 7.000 palavras*;
  • Não mais do que 150 referências.

Consensus: fornece informações aos profissionais de saúde para tomada de decisão, tanto na prática clínica quanto no desenvolvimento de serviços de saúde.

  • Resumo, não necessariamente estruturado, com um máximo de 250 palavras;
  • Texto com até 7.000 palavras*;
  • Não mais do que 120 referências.

*O limite máximo de palavras no corpo do texto se aplica apenas ao estudo e não inclui o abstract, resumo/resumen e a lista de referências.
Os parâmetros estabelecidos para cada tipo de contribuição serão considerados durante a avaliação do manuscrito original

 

 

Contribuição dos Autores

 

O manuscrito deve apresentar a contribuição dos autores, conforme termos definidos pela taxonomia do CREDiT: concepção ou desenho do trabalho, aquisição de dados, análise ou interpretação, redação ou revisão do manuscrito. Todos os autores devem aprovar a versão final do manuscrito e concordar em ser responsáveis por todos os aspectos do trabalho.

A lista e a ordem de apresentação dos autores devem ser corretamente indicadas durante a submissão do manuscrito. A inclusão de autores ao longo do processo de avaliação será permitida somente com a aprovação prévia dos editores-chefes, após análise das justificativas para a alteração. Após a aprovação do manuscrito, não serão aceitas modificações na composição e na forma de apresentação da lista de autores.

 

 

Estrutura e Preparação de Manuscritos

 

Os autores deverão submeter suas contribuições no formato de processamento de texto Microsoft Word, utilizando fonte tamanho 12 (Times New Roman) e 1,5 de espaçamento. O texto deverá conter, nesta ordem:

1) Título e título resumido

O título em inglês deverá conter até 120 caracteres (incluindo espaços e pontuação) e vir acompanhado de título resumido até 80 caracteres.

Abreviações amplamente aceitas podem ser apresentadas no título.

Evitar citar a região ou local onde o trabalho foi realizado.

Ensaios clínicos e meta-análises devem incluir o desenho do estudo no título. 

2) Autor(es)

Preencha nomes e sobrenomes de forma completa, sem abreviações.

Os nomes de família devem ser indicados exatamente como devem aparecer nos sistemas de indexação.

3) Informações complementares

Afiliação dos autores: nome da instituição na língua nativa ou na versão em inglês quando não forem utilizadas palavras latinas, com até três níveis (por exemplo: Universidade, Escola, Departamento), Cidade, Estado ou Província, País.

Não devem ser informados os setores em que o trabalho foi realizado (clínica, laboratório, ambulatório).

Nomes do autor de correspondência, com o respectivo e-mail.

ORCID de todos os autores indicados no manuscrito e validados a partir do sistema de submissão do periódico.

Agência(s) financiadora(s) de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

Declaração de conflito de interesses.

Indicação das contribuições dos autores.

4) Abstract e Resumo (em português) ou Resumen (em espanhol):

Para artigos originais, revisões sistemáticas e meta-análises, o abstract deve seguir um formato estruturado: Antecedentes, Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões. É importante apresentar apenas dados relevantes, de forma clara e concisa, que estejam no estudo. Evite abreviações, a menos que sejam amplamente reconhecidas. Muitos leitores leem apenas o abstract e, portanto, é essencial que ele contenha as informações mais relevantes do estudo. As versões em português ou espanhol devem ser inserido após o abstract e as keywords.

5) Keywords e Palavras-chave (em português) ou Palabras-Clave (em espanhol):

Utilize apenas termos incluídos no MeSH - Medical Subject Headings ou nos DeCS - Descritores em Ciências da Saúde.

6) Texto

Os manuscritos submetidos a partir da seção Artigos de Pesquisa deverão apresentar a seguinte extrutura no corpo do texto:  Introdução; métodos (com referência explícita ao cumprimento dos padrões éticos, incluindo o nome do Comitê de Ética que aprovou o estudo e a declaração de que o consentimento informado foi obtido pelos pacientes ou seus familiares); resultados; discussão incluir um parágrafo com as conclusões; agradecimentos; referências. Não repetir no texto os dados que estão expressos em tabelas e ilustrações. Para as demais seções, não existe uma estrutura pré-definida para o corpo do texto.

7) Agradecimentos

Esta seção deve ser concisa e restrita aos agradecimentos necessários.

8) Citações e Referências

No corpo do texto, as citções devem ser identificadas por algarismos arábicos, sobrescritos (ex: sobrescrito1).

As referências devem ser listadas no final do artigo e numeradas na ordem em que aparecem no corpo do texto. Não utilizar sublinhado, negrito ou itálico.

As referências devem seguir o padrão do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE. A abreviatura dos títulos dos periódicos deve estar de acordo com o estilo apresentado pelo Index Medicus: abreviações dos títulos dos periódicos.

Formato de referência:

a) Artigos: Autor(es). Título do artigo. Título da revista. Ano; volume(número): primeira página-última página do artigo;

b) Livros: Se houver até seis autores, liste todos; se houver mais de seis, liste os seis primeiros seguidos de et al. Autor(es). Título do livro. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora; ano de publicação;

c) Capítulos de livros: Quando o autor do capítulo for o mesmo do livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora; ano de publicação. Título do capítulo; primeira página-última página do capítulo. Autoria diferente: Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: autor ou editor do livro. Título do livro. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora; ano de publicação. Primeira página-última página do capítulo;

d) Livros em meio eletrônico: Autor(es). Título do livro. Edição (a partir da 2ª edição). Cidade: Editora; ano de publicação [data de acesso, utilizando a expressão “acessado em”]. Disponível em: link.

e) Estudos apresentados em eventos: Autor(es). Título do estudo. In: Anais do número do título do evento; data do evento; cidade, país onde o evento foi realizado. Cidade de publicação: Editora; ano de publicação. Primeira página-última página do estudo;

f) Dissertações, teses ou estudos acadêmicos: Autor. Título da tese [nível de graduação]. Cidade de publicação: Instituição onde foi defendida; ano de defesa do estudo.

9) Tabelas

Em sua versão eletrônica, as tabelas deverão ser apresentadas no formato .doc (Microsoft Word) ou .xls (Microsoft Excel). Enviar tabelas como arquivos separados ou após as referências. Incluir número sequencial, título e legenda.

10) Ilustrações

Todas as figuras devem ser enviadas em formato JPG ou arquivo editável. Diagramas e fluxogamas devem ser encaminhados em formatos editáveis. Nenhuma identificação relativa a pacientes ou instituições é permitida. Fotos de pessoas que possam ser reconhecidas na imagem precisam ser autorizadas por escrito e a cópia do documento deverá ser submetida junto ao manuscrito. Cada imagem deverá ser colocada em arquivo separado, com o número da figura indicado no arquivo. As legendas deverão ser apresentadas após as referências e as figuras numeradas na ordem em que são mencionadas no texto. As imagens devem ser uniformes em tamanho e ampliação e não devem ser redundantes. Os achados significativos devem ser devidamente marcados nas imagens. Deve ser fornecida autorização por escrito para uso de imagens já publicadas e a citação original deve constar na legenda. Estimula-se a submissão de ilustrações coloridas.

As imagens precisam ter a seguinte resolução:

  • Arte em preto e branco: 1.200 dpi/ppi.
  • Meios-tons: 300 dpi/ppi.
  • Combinação de meios-tons: 600 dpi/ppi.

Os vídeos devem atender às seguintes especificações:

  • Formatos de vídeos preferidos: MP4 (MPEG-4 - extensão .mp4) ou AVI (Audio Video Interleave - extensão .avi), acompanhado de uma thumbnail representativa. Qualquer edição necessária do vídeo será de responsabilidade do autor.
  • Limite o tamanho do arquivo a 50 MB.
 

 

Envio de Manuscritos

 

Serão aceitas apenas submissões online: 
(https://mc04.manuscriptcentral.com/anp-scielo). 

Os artigos submetidos à ANP para publicação deverão incluir:

a) Carta de Apresentação assinada por todos os autores do manuscrito ou com confirmação digital, incluindo a indicação do número do protocolo de aprovação do estudo pelo Comitê de Ética da Instituição, conforme modelo disponível a partir de: https://www.arquivosdeneuropsiquiatria.org/wp-content/uploads/2024/05/ANP_Cover_Letter_2024.doc (somente em inglês)

b) Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta preenchido.

c) Documento principal.

d) Ilustrações em arquivos separados, se for o caso.

e) material sumplementar, se for o caso.

O autor poderá acompanhar a tramitação do manuscrito pelo site (http://mc04.manuscriptcentral.com/anp-scielo).

 

 

CONTATO

 

Academia Brasileira de Neurologia
Rua Vergueiro, 1353, Sls. 1402, 1403 e 1404
14º andar, Torre Norte Top Towers Office
São Paulo/SP, Brasil, CEP: 04101-000
E-mail:  revista.arquivos@abneuro.org

Fabiana Montanari Lapido
Editora Executiva
E-mail: fabiana.montanari@abneuro.org.br

Denise Ieiri de Moraes
Assistente Editorial
E-mail: denise@abneuro.org

 

 

Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO R. Vergueiro, 1353 sl.1404 - Ed. Top Towers Offices Torre Norte, 04101-000 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5084-9463 | +55 11 5083-3876 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.arquivos@abneuro.org