Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 12/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

A Brazilian Oral Research - BOR (versão online ISSN 1807-3107) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (Divisão brasileira da International Association for Dental Research - IADR). O periódico tem classificação A2 Qualis Capes (Odontologia), Fator de Impacto™/2018/2019 1,508 (Institute for Scientific Information - ISI), é revisada por pares (sistema duplo-cego) e tem como missão disseminar e promover o intercâmbio de informações sobre as diversas áreas da pesquisa odontológica e com acesso aberto, modalidade dourada, sem embargo.

O título abreviado da revista é Braz Oral Res, forma que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, a BRAZILIAN ORAL RESEARCH adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa da contribuição de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria por meio do Contributor Roles Taxonomy (CRediT), incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito.

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO Preprints, Preprints.org e Emerging Research Information (EmeRI), para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

Também em sintonia com as práticas da ciência aberta, a BRAZILIAN ORAL RESEARCH oferece a autores e pareceristas opções de abertura do processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta.

A contribuição dos Editores Associados é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Reviewer Credit.

 

 

Ética na Publicação

 

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos, baseada no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE), bem como do Equator Network e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Autores, Editores e Revisores são incentivados a seguir todas as normas de boas práticas da pesquisa científica.

O periódico adota programas de verificação de similaridade - iThenticate and Crossref Alliance - com textos já publicados. A BRAZILIAN ORAL RESEARCH não compactua em qualquer instância com o plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Casos de textos com similaridade são comunicados imediatamente aos autores.

 

 

Foco e Escopo

 

A BOR aceita submissão dos seguintes tipos de artigos originais e de revisão, nas seguintes tipologias: Pesquisa Original (artigo completo ou Short Communication), Revisão Sistemática (e Meta-Análise), além de Cartas ao Editor. Todas as submissões deverão ser exclusivas à BOR.

As revisões críticas de literatura são artigos escritos à convite do editor.

A submissão dos manuscritos, e de toda documentação relacionada, deve ser realizada exclusivamente pelo ScholarOne Manuscripts™, através do link de submissão online.

O processo de avaliação do conteúdo científico do manuscrito será iniciado somente após o atendimento dos requisitos descritos nestas Instruções aos Autores. O manuscrito em desacordo com estes requisitos será devolvido ao autor de correspondência para adequações.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Brazilian Oral Research
  • Título abreviado: Braz Oral Res
  • Publicação de: Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologica (SBPQO)
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1984
 

 

Website

 

https://www.scielo.br/j/bor/

 

 


 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

 

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH aceita manuscritos que foram depositados em servidores não comerciais de preprints e incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como SciELO PreprintsPreprints.org e Emerging Research Information (EmeRI), para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

Pré-análise: o Editor-Chefe avalia os manuscritos com base na qualidade e escopo de interesse e decide se seleciona o manuscrito para avaliação por pares ou não.

Análise por pares: se selecionado na pré-análise, o manuscrito é encaminhado a um dos Editores Associados cadastrados no sistema segundo a respectiva área de expertise. O Editor Associado seleciona os revisores (dois) de acordo com sua expertise e envia o manuscrito para avaliação. Caso o Editor Associado considere que os pareceres recebidos são insuficientes para uma conclusão, deverá indicar outro(s) revisor(es). Com base nos pareceres, o Editor Associado decide por: recusa, no caso de o manuscrito ter deficiências importantes; aceite; ou correções, devendo neste caso indicar nos seus comentários as modificações para reformulação e aprimoramento do manuscrito, que será reavaliada pelos revisores.

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH possui o processo de revisão por pares com dupla anonimização para manuscritos submetidos ao periódico, esse processo não pode ser implementado para preprints, uma vez que autores e revisores são conhecidos.

Em consonância com os princípios da Ciência Aberta e transparência na avaliação, os artigos publicados na BRAZILIAN ORAL RESEARCH conterão o nome do(a) editor(a) associado(a) responsável pela avaliação do manuscrito. Ademais,a BOR oferecerá as seguintes opções para que pareceristas e autores de comum acordo solicitem ou aceitem:

1. publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas; e 
2. abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação.

Os autores poderão escolher as opções no Formulário de Avaliação sobre conformidade com a Ciência Aberta. Os pareceres constituem um novo tipo de literatura na metodologia SciELO e recebem tratamento similar aos artigos de pesquisa.

 

 

Dados abertos

 

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

 

 

Cobrança de taxas

 

A Brazilian Oral Research cobrará uma taxa de R$ 150,00 (reais) (para autor correspondente brasileiro) e US$ 35,00 (dólares americanos) (para autor correspondente estrangeiro) por página adicional superior a 10 páginas publicadas/impressas (incluindo figuras e tabelas). Tal taxa passou a ser aplicada aos artigos submetidos ao BOR após 1º de outubro de 2023 e aceitos para publicação. Artigos com até 10 páginas publicadas/impressas não serão cobrados.

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH está empenhada em defender a integridade da literatura e publica Errata ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE.

Correções e Retrações: Espera-se que os autores considerem cuidadosamente a lista e a sequência de autores antes de submeter seu manuscrito e encaminhem a lista definitiva de autores no momento da submissão. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.

O artigo já publicado em que a má conduta for identificada permanece indexado na base de dados do periódico na condição de retratado. A retratação documenta o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando à má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem, entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada.

O artigo não poderá ser “despublicado”. Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de erratas. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.

Qualquer adição e modificação no texto submetido deverá ser feita somente antes da aceitação do manuscrito e somente se aprovada pelo Editor-chefe do periódico. O Editor só considerará adição e modificação no texto em circunstâncias excepcionais após a aceitação do manuscrito. Enquanto o Editor considera a solicitação, a publicação do manuscrito ficará suspensa.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Os autores são obrigados a informar qualquer potencial conflito de interesses. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Caso haja, ainda que potencialmente o conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão. Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo.

Se os Editores Associados tiverem um conflito de interesse, tais como os artigos submetidos por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes, devem delegar a tomada de decisão para outro Editor.

Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Essa informação deve ser respondida no formulário do sistema de submissão ScholarOne. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas.

 

 

Adoção de Softwares de Verificação de Similaridade

 

Como parte das ações de prevenção do plágio, a Brazilian Oral Research adota o serviço de identificação de similaridade de textos iThenticate and Crossref Alliance. É considerado aceitável até 30% de similaridade do texto, acima disso, após ser feita a verificação, é encaminhado para o autor notificação para que faça uma revisa e projete diminuir esse percentual até o mínimo estabelecido. Quando houver dúvida ou questionamento, o editor-chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Brazilian Oral Research além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Brazilian Oral Research observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

A Brazilian Oral Research reafirma os princípios incorporados na Declaração de Helsinque e exige que toda a investigação envolvendo seres humanos, no caso de publicação neste periódico, seja conduzida em conformidade com tais princípios e outros especificados nos respectivos comitês de ética da instituição dos autores. No caso de estudos com animais, os mesmos princípios éticos devem também ser seguidos.

Todos os estudos realizados em humanos ou animais devem acompanhar uma descrição, na secção de ‘Métodos’ mencionando que o estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos ou com Animais da instituição indicada na afiliação dos autores, mencionando o número de aprovação do protocolo. Os autores devem anexar a declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa no processo de submissão.

 

 

Direitos Autorais

 

A BRAZILIAN ORAL RESEARCH utiliza a licença do Creative Commons (CC-BY), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. O periódico permite que o(a) autor(a) retenha os direitos de publicação sem restrições. O(a) autor(a) concede ao periódico o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor:

  • As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
  • Autores de artigos publicados pelo periódico BRAZILIAN ORAL RESEARCH mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.
  • O periódico BRAZILIAN ORAL RESEARCH encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 
  • Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontologia (SBPqO)
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho Editorial Nacional

   

 

Conselho Editorial Internacional

   

 

Equipe Técnica

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Apresentação do manuscrito

 

O texto do manuscrito deverá estar redigido em inglês e fornecido em arquivo digital compatível com o programa "Microsoft Word" (em formato DOC, DOCX ou RTF).

Cada uma das figuras (inclusive as que compõem esquemas/combos) deverá ser fornecida em arquivo individual e separado, conforme as recomendações descritas em tópico específico.

Fotografias, micrografias e radiografias deverão ser fornecidas em formato TIFF, conforme as recomendações descritas em tópico específico.

Gráficos, desenhos, esquemas e demais ilustrações vetoriais deverão ser fornecidos em formato PDF, em arquivo individual e separado, conforme as recomendações descritas em tópico específico.

Arquivos de vídeo poderão ser submetidos, respeitando as demais especificidades, inclusive o anonimato dos autores (para fins de avaliação) e respeito aos direitos dos pacientes.

Importante: o ScholarOne™ permite que o conjunto dos arquivos somem no máximo 10 MB. No caso de a inclusão do arquivo de vídeo acarretar em tamanho superior, é possível informar o link de acesso ao vídeo. Na reprodução de documentação clínica, o uso de iniciais, nomes e/ou números de registro de pacientes são proibidos. A identificação de pacientes não é permitida. Um termo de consentimento esclarecido, assinado pelo paciente, quanto ao uso de sua imagem deverá ser fornecido pelo(s) autor(es) quando solicitado pela BOR. Ao reproduzir no manuscrito algum material previamente publicado (incluindo textos, gráficos, tabelas, figuras ou quaisquer outros materiais), a legislação cabível de Direitos Autorais deverá ser respeitada e a fonte citada.

As seções do manuscrito devem ser apresentadas observando-se as características específicas de cada tipo de manuscrito: folha de rosto (Title Page), introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos e referências.

 

 

Folha de rosto (Title Page; dados obrigatórios)

 
  • Indicação da área temática da pesquisa enfocada no manuscrito.
  • Áreas Temáticas: Anatomia; Biologia Craniofacial; Biologia Pulpar; Bioquímica; Cariologia; Ciências do Comportamento; Cirurgia Bucomaxilo; Controle de Infecção; Dentística; Disfunção Temporomandibular; Estomatologia; Farmacologia; Fisiologia; Imaginologia; Implantodontia - Clínica Cirúrgica; Implantodontia - Clínica Protética; Implantodontia Básica e Biomateriais; Imunologia; Materiais Dentários; Microbiologia; Oclusão; Odontogeriatria; Odontologia Legal; Odontologia Social; Odontopediatria; Ortodontia; Ortopedia; Patologia Oral; Periodontia; Prótese; Saúde Coletiva; Terapia Endodôntica.
  • Título informativo e conciso, limitado a um máximo de 110 caracteres incluindo espaços.
  • Nomes completos e por extenso de todos os autores, incluindo os respectivos e-mails e ORCID.
  • Recomenda-se aos autores confrontar seus nomes anotados na Folha de Rosto (Title Page) com o perfil criado no ScholarOne™, de modo a evitar incompatibilidades.
  • Dados de afiliação institucional/profissional de todos os autores, incluindo universidade (ou outra instituição), faculdade/curso em inglês, departamento em inglês, cidade, estado e país. Só é aceita uma afiliação por autor. Verificar se as afiliações foram inseridas corretamente no ScholarOne™.
 

 

Texto Principal

 

Resumo: deve ser apresentado na forma de um parágrafo único estruturado (sem sub-divisões em seções), contendo objetivo, metodologia, resultados e conclusões. No Sistema, utilizar a ferramenta Special characters para caracteres especiais, se aplicável.

Descritores: devem ser fornecidos de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais, escolhidos dentre os descritores cadastrados em https://meshb.nlm.nih.gov/search (não serão aceitos sinônimos).

Introdução: deve apresentar o estado da arte do assunto pesquisado, a relevância do estudo e sua relação com outros trabalhos publicados na mesma linha de pesquisa ou área, identificando suas limitações e possíveis vieses. O objetivo do estudo deve ser apresentado concisamente ao final dessa seção.

Metodologia: devem ser fornecidas todas as características do material pertinente ao assunto da pesquisa (ex.: amostras de tecido, sujeitos da pesquisa). Os métodos experimentais, analíticos e estatísticos devem ser descritos de forma concisa, porém suficientemente detalhada para permitir que outros possam repetir o trabalho. Os dados de fabricantes ou fornecedores de produtos, equipamentos, ou softwares devem ser explicitados na primeira menção feita nesta seção, como segue: nome do fabricante, cidade e país. Os programas de computador e métodos estatísticos também devem ser especificados. A menos que o objetivo do trabalho seja comparar produtos ou sistemas específicos, os nomes comerciais de técnicas, bem como de produtos ou equipamentos científicos ou clínicos só devem ser citados nas seções de "Metodologia" e "Agradecimentos", de acordo com o caso. No restante do manuscrito, inclusive no título, devem ser utilizados os nomes genéricos. Nos manuscritos que envolvam radiografias, microrradiografias ou imagens de MEV, devem ser incluídas as seguintes informações: fonte de radiação, filtros e níveis de kV utilizados. Os manuscritos que relatem estudos em humanos devem incluir comprovação de que a pesquisa foi conduzida eticamente de acordo com a Declaração de Helsinki (World Medical Association). O número de protocolo de aprovação emitido por um Comitê Institucional de Ética deve ser citado. Estudos observacionais devem seguir as diretrizes STROBE e o check list deve ser submetido. Ensaios clínicos devem ser relatados de acordo com o protocolo padronizado da CONSORT Statement, revisões sistemáticas e meta-análises devem seguir o PRISMA, ou Cochrane.

 

 

Ensaios Clínicos

 

Os ensaios clínicos segundo as diretrizes CONSORT. O número de registro do ensaio clínico e o nome do registro da pesquisa serão publicados com o artigo.

Manuscritos que relatem a realização de estudos em animais devem também incluir comprovação de que a pesquisa foi conduzida de maneira ética, e o número de protocolo de aprovação emitido por um Comitê Institucional de Ética deve ser citado. Caso a pesquisa envolva um registro gênico, antes da submissão, as novas sequências genéticas devem ser incluídas num banco de dados público, e o número de acesso deve ser fornecido à BOR. Os autores poderão utilizar as seguintes bases de dados:

As submissões de manuscritos que incluam dados de microarray devem incluir a informação recomendada pelas diretrizes MIAME (Minimum Information About a Microarray Experiment) e/ou descrever, na forma de itens, como os detalhes experimentais foram submetidos a uma das bases de dados publicamente disponíveis, tais como:

Resultados: devem ser apresentados na mesma ordem em que o experimento foi realizado, conforme descrito na seção "Metodologia". Os resultados mais significativos devem serdescritos. Texto, tabelas e figuras não devem ser repetitivos. Os resultados com significância estatística devem vir acompanhados dos respectivos valores de p.

Tabelas: devem ser numeradas e citadas consecutivamente no texto principal, em algarismos arábicos. As tabelas devem ser submetidas separadamente do texto em formato DOC, DOCX ou XLS (podem estar reunidas em um único arquivo).

Discussão: deve discutir os resultados do estudo em relação à hipótese de trabalho e à literatura pertinente. Deve descrever as semelhanças e as diferenças do estudo em relação aos outros estudos correlatos encontrados na literatura, e fornecer explicações para as possíveis diferenças encontradas. Deve também identificar as limitações do estudo e fazer sugestões para pesquisas futuras.

Conclusões: devem ser apresentadas concisamente e estar estritamente fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa. O detalhamento dos resultados, incluindo valores numéricos etc., não deve ser repetido.

Agradecimentos: as contribuições de colegas (por assistência técnica, comentários críticos etc.) devem ser informadas, e qualquer vinculação de autores com firmas comerciais deve ser revelada. Esta seção deve descrever a(s) fonte(s) de financiamento da pesquisa, incluindo os respectivos números de processo.

Referências: só serão aceitas como referências as publicações em periódicos revisados por pares.

As citações de referências devem ser identificadas no texto por meio de números arábicos sobrescritos. A lista completa de referências deve vir após a seção de "Agradecimentos", e as referências devem ser numeradas e apresentadas de acordo com o Estilo Vancouver, em conformidade com as diretrizes fornecidas pelo International Committee of Medical Journal Editors, conforme apresentadas em Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals. Os títulos de periódicos devem ser abreviados de acordo com o List of Journals Indexed in Index Medicus. A correta apresentação das referências é de responsabilidade exclusiva dos autores.

Grafia de termos científicos: nomes científicos (binômios de nomenclatura microbiológica, zoológica e botânica) devem ser escritos por extenso, bem como os nomes de compostos e elementos químicos, na primeira menção no texto principal.

Unidades de medida: devem ser apresentadas de acordo com o Sistema Internacional de Medidas 
(http://www.bipm.org ou http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp).

Notas de rodapé no texto principal: devem ser indicadas por meio de asteriscos e restritas ao mínimo indispensável.

Figuras: fotografias, micrografias e radiografias devem ter uma largura mínima de 10 cm, resolução mínima de 500 dpi, e devem ser fornecidas em formato TIFF. Gráficos, desenhos, esquemas e demais ilustrações vetoriais devem ser fornecidos em formato PDF. Todas as figuras devem ser submetidas, individualmente, em arquivos separados (Figure 1a, Figure 1b, Figure 2...) e não inseridas no arquivo de texto. As figuras devem ser numeradas e citadas consecutivamente no corpo do texto, em algarismos arábicos. As legendas das figuras devem ser inseridas todas juntas no final do texto, após as referências.

 

 

Características e formatação dos tipos de manuscritos

 

Pesquisa Original

Devem ser limitados a 30.000 caracteres incluindo espaços (considerando-se introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos, tabelas, referências e legendas de figuras). Será aceito um máximo de 8 (oito) figuras e 40 (quarenta) referências. O resumo deve conter, no máximo, 250 palavras.

Formatação 

  • Folha de rosto (Title Page)
  • Texto principal (30.000 caracteres incluindo espaços)
  • Resumo - máximo de 250 palavras
  • Descritores - de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências - máximo de 40 referências
  • Legendas de figuras
  • Figuras - máximo de 8 (oito) figuras, conforme descrito acima
  • Tabelas.

Resumo de Pesquisa Original (Short Communication)

Devem ser limitados a 10.000 caracteres incluindo espaços (considerando-se, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos, tabelas, referências e legendas de figuras). É permitido um máximo de 2 (duas) figuras e 12 (doze) referências. O resumo deve conter, no máximo, 100 palavras.

Formatação

  • Folha de rosto
  • Texto principal (10.000 caracteres incluindo espaços)
  • Resumo - máximo de 100 palavras
  • Descritores - de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências - máximo de 12 referências
  • Legendas de figuras
  • Figuras - máximo de 2 (duas) figuras, conforme descrito acima
  • Tabelas.

Revisão Crítica de Literatura

A submissão desse tipo de manuscrito será realizada apenas a convite da Comissão de Publicação da BOR. Todos os manuscritos serão submetidos à revisão por pares. Esse tipo de manuscrito deve ter um conteúdo descritivo-discursivo, com foco numa apresentação e discussão abrangente de questões científicas importantes e inovadoras, e ser limitado a 30.000 caracteres incluindo espaços (considerando-se, introdução, metodologia, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos, tabelas, referências e legendas de figuras). Incluir uma apresentação clara do objeto científico de interesse, argumentação lógica, uma análise crítica metodológica e teórica dos estudos e uma conclusão resumida. É permitido um máximo de 6 (seis) figuras e 50 (cinquenta) referências. O resumo deve conter, no máximo, 250 palavras.

Formatação

  • Folha de rosto
  • Texto principal (30.000 caracteres incluindo espaços)
  • Resumo - máximo de 250 palavras
  • Descritores - de 3 (três) a 5 (cinco) descritores principais
  • Introdução
  • Metodologia
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Agradecimentos
  • Referências - máximo de 50 referências
  • Legendas de figuras
  • Figuras - máximo de 6 (seis) figuras, conforme descrito acima
  • Tabelas.

Revisão Sistemática e Meta-Análise

Ao resumir os resultados de estudos originais, sejam eles quantitativos ou qualitativos, esse tipo de manuscrito deve responder a uma questão específica, ser limitado a 30.000 caracteres, incluindo espaços, e seguir o estilo e formato Cochrane. O manuscrito deve informar detalhadamente como se deu o processo de busca e recuperação dos trabalhos originais, o critério de seleção dos estudos incluídos na revisão e fornecer um resumo dos resultados obtidos nos estudos revisados (com ou sem uma abordagem de meta-análise). Não há limite para a quantidade de referências e figuras. Tabelas e figuras, caso sejam incluídas, devem apresentar as características dos estudos revisados, as intervenções que foram comparadas e respectivos resultados, além dos estudos excluídos da revisão. Demais tabelas e figuras pertinentes à revisão devem ser apresentadas como descrito anteriormente. O resumo deve conter, no máximo, 250 palavras.

Formatação

  • Folha de rosto
  • Texto principal (30.000 caracteres incluindo espaços)
  • Resumo - máximo de 250 palavras
  • Formulação da pergunta
  • Localização dos estudos
  • Avaliação crítica Coleta de dados
  • Análise e apresentação dos dados
  • Aprimoramento
  • Atualização da revisão
  • Referências - não há limite para a quantidade de referências
  • Figuras - não há limite para a quantidade de figuras
  • Tabelas.

Carta ao Editor

Cartas devem incluir evidências que sustentem a opinião do(s) autor(es) sobre o conteúdo científico ou editorial da BOR, e ser limitadas a 500 palavras. Figuras ou tabelas não são permitidas.

 

 

"Checklist" para Submissão Inicial

 
  • Arquivo de folha de rosto (Title Page, em formato DOC, DOCX ou RTF).
  • Arquivo do texto principal (Main Document, manuscrito), em formato DOC, DOCX ou RTF.
  • Tabelas, em formato DOC, DOCX ou EXCELL.
  • Figuras: Fotografias, micrografias e radiografias (largura mínima de 10 cm e resolução mínima de 500 DPI) em formato TIFF. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/pub/filespec-images). Gráficos, desenhos, esquemas e demais ilustrações vetoriais em formato PDF. Cada uma das figuras deve ser submetida em arquivos separados e individuais (não inseridas no arquivo de texto).
  • Declaração de interesses e de financiamento, submetida em um documento separado e em formato PDF.
 

 

Exemplos de referências

 

Periódicos

Bhutta ZA, Darmstadt GL, Hasan BS, Haws RA. Community-based interventions for improving perinatal and neonatal health outcomes in developing countries: a review of the evidence. Pediatrics. 2005;115(2 Suppl):519-617. https://doi.org/10.1542/peds.2004-1441

Mattos FF, Pordeus IA. COVID-19: a new turning point for dental practice. Braz Oral Res. 2020;34:e085. https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2020.vol34.0085

Artigos com Título e Texto em Idioma Diferente do Inglês

Li YJ, He X, Liu LN, Lan YY, Wang AM, Wang YL. [Studies on chemical constituents in herb of Polygonum orientale]. Zhongguo Ahong Yao Za Zhi. 2005 Mar;30(6):444-6. Chinese.

Suplementos ou Edições Especiais

Pucca Junior GA, Lucena EHG, Cawahisa PT. Financing national policy on oral health in Brazil in the context of the Unified Health System. Braz Oral Res. 2010 Aug;24 Spec Iss 1:26-32.

Livros

Stedman TL. Stedman's medical dictionary: a vocabulary of medicine and its allied sciences, with pronunciations and derivations. 20th ed. Baltimore: Williams & Wilkins; 1961.

Livros Online

Foley KM, Gelband H, editors. Improving palliative care for câncer. Washington: National Academy Press; 2001 [cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.nap.edu/books/0309074029/html/

Websites

Cancer-Pain.org. New York: Association of Cancer Online Resources, Inc.; c2000 [cited 2002 Jul 9]. Available from: http://www.cancer-pain.org/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasília, : Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; 2010 [cited 2010 Nov 27]. Available from: http://www.ibge.gov.br/home/default.php

World Health Organization. Geneva: World Health Organization; 2011 [cited 2011 Jan 17]. Available from: http://www.who.int/en/

 

 

Publisher

 

Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO
Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, CEP: 05508-000 
São Paulo SP - Brasil, 
Tel. (55 11) 3044-2393/(55 11) 9-7557-1244 
E-mail: office.bor@ingroup.srv.br

 

 


 

Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO Av. Prof. Lineu Prestes, 2227, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, Tel. (55 11) 3044-2393/(55 11) 9-7557-1244 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office.bor@ingroup.srv.br