Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 11/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

Breve Histórico

 

Publicado desde 1989 e disponibilizado apenas em formato digital desde 2013, o periódico Fisioterapia em Movimento adotou a modalidade de publicação contínua em 2018, com estruturação de artigos em volume anual sem numeração.

Periódico da Escola de Medicina e Ciências da Vida, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), utiliza o sistema single blind peer review de avaliação e aceita manuscritos oriundos de pesquisas desenvolvidas nas áreas de fisioterapia e saúde. 

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Seguindo os princípios da Ciência Aberta, que propõe diretrizes para um fazer científico colaborativo, compartilhado e público, o periódico adota o sistema single blind peer review. Desta forma, os pareceristas têm acesso à autoria dos artigos que avaliam, enquanto os autores têm conhecimento de qual editor(a) associado(a) foi designado para seu artigo. Pareceristas e autores, de comum acordo, podem solicitar a publicação dos pareceres dos artigos aprovados com a identificação opcional dos pareceristas e a abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação.

Ainda em consonância com a Ciência Aberta, o periódico requer a indicação precisa da contrbiuição de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria e recomenda o compartilhmaneto  de dados, métodos, instrumentos e demais materiais adicionais, preferencialmente disponibilizados em repositórios online abertos (Figshare, Mandeley Data, OSF, SciELO Data, Zenodo).

O acesso aos artigos publicados é livre e gratuito e são aceitos manuscritos que foram depositados em repositórios de preprints (arXiv, bioRxiv, EmeRI, SciELO Preprints, etc.) ou institucionais. 

 

 

Ética na Publicação

 

Como os demais periódicos das coleções da SciELO, o periódico Fisioterapia em Movimento segue o Guia de boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, bem como bem como as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE), visando promover a integridade no processo de publicação e prevenir má conduta e má prática. Para mais informações sobre princípios éticos, direito à privacidade, política de correções e retratações, acessar: Procedimentos Éticos.

 

 

Foco e Escopo

 

Fisioterapia em Movimento é um periódico de publicação contínua, revisado por pares e de acesso aberto, que publica artigos científicos que veiculam resultados de pesquisas em fisioterapia e saúde, sendo as principais áreas: saúde coletiva, geriatria e gerontologia, neurologia, fisioterapia esportiva, musculoesquelética, cardiorrespiratória, traumato-ortopedia, reumatologia, hidroterapia, acupuntura, ginecologia e obstetrícia, eletroterapia, ergonomia e fisioterapia dermatofuncional.

Ancorado-se em critérios de rigor metodológico na atenção à saúde humana, e prescrevendo a interdisciplinaridade, todos os trabalhos que tenham interface com a saúde e cuidado humano são aceitos para avaliação.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Fisioterapia em Movimento
  • Título abreviado: Fisioter. Mov. 
  • Publicação de: Escola de Medicina e Ciências da Vida/PUCPR
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação contínua
  • Ano de criação do periódico: 1989
 

 

Websites and Mídias Sociais

 

https://periodicos.pucpr.br/fisio

 

 

POLÍTICA EDITORIAL 

Preprints 

 

Todos os artigos devem ser originais e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. São aceitos manuscritos que foram depositados em repositórios de preprints (arXiv, bioRxiv, EmeRI, SciELO Preprints, etc.) ou institucionais desde que informado no Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar no momento da submissão. 

 

 

Processo de avaliação por pares

 

O periódico Fisioterapia em Movimento adota o sistema single blind peer review de avaliação. Os artigos recebidos, uma vez que atendam aos padrões estabelecidos, são encaminhados a dois ou mais revisores para a avaliação por pares. Os revisores são escolhidos de acordo com seus conhecimentos e experiência. 

Tanto a editora-chefe quanto os editores associados verificam a originalidade, relevância clínica e metodologia dos trabalhos recebidos. A editora-chefe pode rejeitar um artigo imediatamente, da mesma forma que os editores associados podem recomendar a rejeição de um manuscrito sem necessidade de envio prévio para avaliação. Cabe à editora-chefe decidir quais artigos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores e editores associados.

Para mais informações sobre o processo e diretrizes de avaliação, acesse: Processo de Avaliação por Pares

 

 

Dados abertos

 

Recomenda-se o compartilhamento de dados, métodos, instrumentos e demais materiais adicionais, preferencialmente disponibilizados em repositórios online abertos (Figshare, Mandeley Data, OSF, SciELO Data, Zenodo), atentando-se ao preenchimento detalhado do  Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta.

 

 

Cobrança de Taxas

 

Para cobrir os custos de publicação, após o aceite é cobrada uma taxa de publicação de R$600 para brasileiros e de U$125 para estrangeiros por artigo aceito para publicação. 

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

No que concerne às boas práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica, o processo editorial, após o cumprimento dos aspectos formais exigidos, garante que todos os autores revisem e aceitem comprovadamente a responsabilidade pelo conteúdo. A comprovação se dá por confirmação digital. 

A fabricação ou falsificação de dados e imagens são más condutas graves. O processo de avaliação é criterioso na identificação de tais más condutas. 

Quando no processo de avaliação editores ou pareceristas identificam excesso de autocitação de autores e/ou do periódico, contata-se o autor correspondente e, se necessário, todos os autores para esclarecimentos para apoiar a tomada de decisão. 

O artigo já publicado em que má conduta for identificada permanece indexado na base de dados SciELO na condição de retratado. A retratação documenta o motivo da retratação devidamente referenciada, mediante comunicação do autor ou editor ou outro agente autorizado, e publicada no mesmo periódico. A retratação pode ser parcial quando a má conduta se aplica a uma parte específica do artigo, sem entretanto, comprometer o conjunto da pesquisa publicada. O artigo não poderá ser “despublicado”. Casos de erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, que não configuram má conduta, são corrigidos por meio de errata. O periódico publicará o mais rápido possível as erratas, correções ou retratações.

Para mais informações, acesse https://periodicos.pucpr.br/fisio/ethics.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Para Autores

Qualquer conflito de interesse deve ser informado em documento suplementar e anexado no momento da submisssão do artigo. Conflitos de interesse podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que possam influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos, podendo ser de natureza pessoal, política, acadêmica, comercial ou financeira.

Para Editores e Avaliadores

Antes de aceitar ou recusar um convite para revisão, considere se existe algum possível conflito de interesse e avise o editor em caso afirmativo.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Todos os artigos devem ser inéditos e não podem ter sido submetidos para avaliação simultânea em outros periódicos. 

Para promover a predominância de originalidade dos textos o periódico adota o sistema Blackboard para verificação de duplicidades com textos já publicados, considerando aceitável até 30% de similaridade entre os textos.

Quando houver dúvida ou questionamento, a editora-chefe entra em contato com o autor correspondente e, se necessário, com todos os autores. Se for comprovada a duplicidade, contata-se as instituições de afiliação dos autores ou de financiamento envolvidas no desenvolvimento da pesquisa. 

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Fisioterapia em Movimento, além dos autores que publicam no periódico, deve sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o periódico observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

O periódico Fisioterapia em Movimento está alinhado com as normas de qualificação de manuscritos estabelecidas pela OMS e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Somente serão aceitos os artigos de ensaios clínicos cadastrados em um dos Registros de Ensaios Clínicos recomendados pela OMS e ICMJE, e trabalhos contendo resultados de estudos humanos e/ou animais somente serão publicados se estiver claro que todos os princípios de ética foram utilizados na investigação. 

Esses trabalhos devem obrigatoriamente incluir a afirmação de ter sido o protocolo de pesquisa aprovado por um comitê de ética institucional (reporte-se à Resolução 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, que trata do Código de Ética da Pesquisa envolvendo Seres Humanos), devendo constar no manuscrito, em Métodos, o número do CAAE ou do parecer de aprovação, os quais serão verificados no site Plataforma Brasil. Para experimentos com animais, consideramos as diretrizes internacionais Pain (PAIN, 16: 109-110, 1983). 

 

 

Direitos Autorais

 

Os autores mantém o direito autoral sobre o artigo publicado e concedem os direitos da primeira publicação ao periódico Fisioterapia em Movimento, que utiliza a licença Creative Commons (CC-BY), a qual permite a terceiros o compartilhamento e adaptação dos trabalhos publicados desde que devidamente creditados os autores originais e a publicação no periódico. 

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site: 

O periódico se reserva o direito de efetuar alterações relacionadas ao padrão editorial do periódico como, por exemplo, ajustes de layout.

 

Responsabilidade do(s) autor(es):

Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). 

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pela Fisioterapia em Movimento, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

Autores de artigos publicados pela Fisioterapia em Movimento mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. 

O periódico Fisioterapia em Movimento encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

 


CORPO EDITORIAL

 

 Editora-Chefe

 
  • Ana Paula Cunha Loureiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
 

 

Editores Associados

 

  • Ana Paula Cunha Loureiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Clynton Lourenço Corrêa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Jefferson Rosa Cardoso, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, Brasil  - ORCID, Lattes, e-mail
  • Mariana Asmar Alencar Collares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Patricia Viana da Rosa, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
 

 

Comitê Editorial

 

  • Aldo José Fontes-Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Aline de Souza Pagnussat, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS, Brasil - ORCID, Lattese-mail
  • Auristela Duarte de Lima Moser, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattese-mail
  • Eduardo Mendonça Scheeren - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Leandro Zen Karam, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
  • Talita Gianello Gnoato Zotz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
 

 

Assistente Editorial

 
  • Rubia Carolina Farias Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil - ORCID, Lattes, e-mail
 


 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

 

O periódico Fisioterapia em Movimento publica artigos que veiculem resultados de pesquisas em fisioterapia e saúde. Todos os trabalhos que tenham interface com a saúde e cuidado humano são aceitos para avaliação.

  • O número máximo permitido de autores por artigo é oito (8).
  • Os trabalhos podem ser encaminhados em português ou inglês. Uma vez aceito para publicação, o artigo deverá obrigatoriamente ser traduzido para a língua inglesa, sendo os custos da tradução de responsabilidade dos autores.
  • Os artigos devem ser submetidos exclusivamente pela plataforma ScholarOne
 

 

Tipos de documentos aceitos

 

Artigo Original: oriundo de resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual, sua estrutura deve conter: Página de título, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências. As páginas têm como formato A4 (Word for Windows, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5) e o manuscrito deve ter no máximo 4.500 palavras, excluindo-se página de título, referências, tabelas, figuras e legendas.

Artigo de Revisão: oriundo de estudos com delineamento definido e baseado em pesquisa bibliográfica consistente com análise crítica e considerações que possam contribuir com a ciência, sua estrutura deve conter: Página de título, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão (Resultados e Discussão podem ser apresentados juntos), Conclusão, Referências. As páginas têm como formato A4 (Word for Windows, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5) e o manuscrito deve ter no máximo 6.000 palavras, excluindo-se página de título, referências, tabelas, figuras e legendas. Obs: Revisões serão aceitas apenas na modalidade sistemática Cochrane

Relato e Estudo de caso: serão aceitos apenas quando abordarem casos raros, diagnóstico e tratamento originais ou resultados inusitados. Com exceção da Página de título, não há estruturação específica. Sugerirmos, contudo, que o texto seja dividido em Introdução, Relato de caso, Discussão, Conclusão, Referências. As páginas têm como formato A4 (Word for Windows, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5) e o manuscrito deve ter no máximo 2.500 palavras, excluindo-se página de título, referências, tabelas, figuras e legendas.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

PÁGINA DE TÍTULO 

  • Título em português e inglês, com o máximo de 12 palavras, suficientemente específico e descritivo.
  • Nome completo, ORCID, instituição e respectiva cidade/estado/país de todos os autores. Identificar o autor correspondente e e-mail para contato.
  • Resumo e abstract: devem conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras e devem ser estruturados em tópicos: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão e Descritores (no mínimo 3 e no máximo 5). Só serão aceitos descritores listados no DeCS e no MeSH.

CORPO DO TEXTO

  • Introdução: deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa, e descrever quais os avanços que foram alcançados com a pesquisa. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão. 
  • Métodos: deve ofertar, de forma resumida e objetiva, informações que permitam que o estudo seja replicado por outros pesquisadores. Referenciar as técnicas padronizadas.
  • Resultados: devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas, com pouco parecer pessoal. 
  • Discussão: interpretar os resultados e relacioná-los aos conhecimentos existentes, principalmente os que foram indicados anteriormente na introdução. Esta parte deve ser apresentada separadamente dos resultados.
  • Conclusão: deve limitar-se ao propósito das novas descobertas, relacionando-a ao conhecimento já existente. Utilizar citações somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.
  • Contribuição dos autores: a contribuição de todos os autores deve ser informada, conforme CRediT Contributor Roles Taxonomy, sendo os critérios mínimos de autoria: a. Participar ativamente da discussão; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho. 
  • Agradecimentos: se houver, devem ser sintéticos e concisos. 
  • Referências: verificar Citações e Referências abaixo.
 

 

Arquivos Digitais

 

As ilustrações (figuras, gráficos, quadros e tabelas) devem ser limitadas ao número máximo de cinco (5), inseridas no corpo do texto, identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. Figuras devem ser submetidas em alta resolução (mínimo de 300 dpi) e no formato TIFF ou EPS.

 

 

Citações e Referências

 

Devem ser numeradas consecutivamente na ordem em que aparecem no texto e apresentadas no texto, tabelas e legendas por números arábicos sobrescritos. Exemplos:

  • Idosos com OAJ têm nove vezes mais chances de ter um declínio mais rápido da velocidade da marcha do que idosos sem OA, com diminuição de 2,75% da velocidade da marcha por ano.1
  • Segundo Kaufman et al.2 e Kim et al.,3 indivíduos com OAJ tendem a andar em velocidades mais lentas para reduzir o estresse articular na articulação do joelho.
 

 

REFERÊNCIAS

 

ARTIGOS 
Parkin DM, Clayton D, Black RJ, Masuyer E, Friedl HP, Ivanov E, et al. Childhood leukaemia in Europe after Chernobyl: 5 year follow-up. Br J Cancer. 1996;73:1006-12.
Al-Balkhi K. Orthodontic treatment planning: do orthodontists treat to cephalometric norms. J Contemp Dent Pract. 2003 [acesso 4 nov 2003]. Disponível em: www.thejcdp.com
 

LIVROS 
Annas GJ. American bioethics: crossing human rights and health law boundaries. New York: Oxford University Press; 2005. 244 p.
Israel HA. Synovial fluid analysis. In: Merril RG, editor. Disorders of the temporomandibular joint I: diagnosis and arthroscopy. Philadelphia: Saunders; 1989. p. 85-92.

DISSERTAÇÕES E TESES
Kaplan SJ. Post-hospital home health care: the elderly´s access and utilization [dissertação]. St. Louis: Universidade de Washington; 1995. 

ANAIS DE CONGRESSOS, CONFERÊNCIAS E CONGÊNERES
Harnden P, Joffe JK, Jones WG, editores. Germ cell tumours V. Proceedings of the 5th Germ Cell Tumour Conference;13-15 set 2001; Leeds, UK. New York: Springer; 2002.

DOCUMENTOS LEGAIS
Brasil. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2 set 1990.

 

 

Documentos Suplementares 

 

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta
Declaração de Conflito de Interesses (se for o caso)

 


Contato

 

Escola de Medicina e Ciências da Vida
Pontifícia Universidade Católica do Paraná 
Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado Velho
Cep: 80215-901 Curitiba, PR, Brasil
Tel.: (+55 41) 3271-1597 
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br

 

 

Pontifícia Universidade Católica do Paraná Rua Imaculada Conceição, 1155 - Prado-Velho -, Curitiba - PR - CEP 80215-901, Telefone: (41) 3271-1608 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: revista.fisioterapia@pucpr.br