Logomarca do periódico: Revista Brasileira de Estudos de População

Open-access Revista Brasileira de Estudos de População

Publicação de: Associação Brasileira de Estudos Populacionais
Área: Ciências Sociais Aplicadas Versão impressa ISSN: 0102-3098
Versão on-line ISSN: 1980-5519

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Revista Brasileira de Estudos de População (Brazilian Journal of Population Studies) (Rebep) é publicação oficial da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP), sendo o único periódico do Brasil voltado à Demografia. A revista, que teve seu primeiro número lançado em 1984 em formato impresso, alcançou um marco importante ao ser incluída na SciELO em 2005, tornando-se acessível online. Avançando com a tecnologia, em 2014, a Rebep lançou seu próprio site, e, a partir de 2016, passou a aceitar submissões de artigos online. Atualmente, a Rebep realiza publicação contínua, isto é, ao longo de todo o ano. Isso garante que os trabalhos aprovados sejam publicados mais rapidamente, o que contribui para acelerar a divulgação do conhecimento científico produzido no contexto da revista.

 

 

Missão

 

A Rebep tem como missão fomentar e disseminar a produção brasileira em Demografia, população e desenvolvimento sustentável, além de promover o diálogo interdisciplinar com áreas afins.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Em consonância com as orientações da Ciência Aberta, a Rebep adota diversas práticas, tais como a política de acesso irrestrito, o código de boas práticas para editores e a utilização de plataformas de redes sociais para a divulgação de trabalhos publicados. Adicionalmente, exige a indicação precisa da contribuição de cada autor em artigos com múltiplos colaboradores, estimula o compartilhamento de conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais. Esses recursos devem ser disponibilizados em repositórios online abertos, como Zenodo, Figshare e OSF, se não puderem ser integrados diretamente no próprio trabalho, e essa informação deve ser explicitada no manuscrito. Como resultado, os artigos devem indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e aos resultados obtidos.

A Rebep segue o modelo Green Open Access, incentivando a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, se aplicável, possam ser debatidos de maneira aberta, antes de serem oficialmente publicados. O depósito do artigo na plataforma de preprint antes da publicação na Rebep é uma opção dos(as) autores(as). No caso da publicação de um preprint na Rebep, assim como de materiais provenientes de monografias, dissertações, teses e trabalhos apresentados e disponibilizados em anais de eventos científicos, é necessário adicionar ao rodapé do manuscrito a devida indicação: “Este trabalho compreende a versão revisada e ampliada do estudo preliminar “[título]”, disponível em: [link]”. 

Também em conformidade com as práticas da Ciência Aberta, a Rebep oferece aos autores e revisores opções de transparência no processo de avaliação por pares, com ou sem identificação dos seus nomes. A permissão para divulgação do nome pode ser concedida pelos autores no momento da submissão do artigo e pelos revisores no preenchimento do Formulário de Avaliação.

No caso de publicação das avaliações que fundamentaram a decisão de publicação do artigo, essas podem ser editadas pelo corpo editorial da revista.

 

 

Ética na Publicação

 

A Rebep compromete-se a seguir boas práticas no que concerne à conduta ética relacionada à edição científica de periódicos, baseando-se no código de conduta COPE (Committee on Publication Ethics). É responsabilidade dos editores e da equipe editorial rechaçar qualquer forma de comportamento antiético, incluindo plágio em qualquer instância. Os autores que submetem artigos à revista declaram que o conteúdo é original e asseguram que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, a Rebep compromete-se com a ética e qualidade na publicação. Nutrem-se os padrões de comportamento ético entre todas as partes envolvidas na publicação: autores(as), editores e equipe editorial, prestadores de serviços de editoração dos trabalhos e pareceristas.

 

 

Foco e Escopo

 

A Revista Brasileira de Estudos de População (Rebep) é o único periódico de âmbito nacional voltado exclusivamente para assuntos populacionais. Seu objetivo precípuo, desde sua criação, é estimular e difundir a produção brasileira e internacional no campo da Demografia e População e Desenvolvimento Sustentável, garantindo o diálogo entre este campo e áreas afins. A revista publica trabalhos em português, inglês e/ou espanhol.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 
  • Título do periódico: Revista Brasileira de Estudos de População
  • Título abreviado: Rev. bras. estud. popul.
  • Publicação de: Associação Brasileira de Estudos Populacionais
  • Periodicidade: Anual
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1984
 

 

Websites e Mídias Sociais

   

 


 

Política Editorial

 

Preprints

 

A Rebep segue o modelo Golden Open Access, incentivando a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, se aplicável, possam ser debatidos de maneira aberta, antes de serem oficialmente publicados.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

O procedimento de avaliação da Rebep compreende três fases, a saber: 1) Análise preliminar realizada pelos editores e assistente editorial para verificar a aderência às instruções gerais estabelecidas pela política editorial; 2) Verificação de similaridade em todos os documentos submetidos por meio da plataforma iThenticate; 3) Revisão preliminar realizada pelos editores quanto ao alinhamento com o foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto. Os nomes dos editores responsáveis por essa avaliação preliminar serão divulgados na versão final do artigo.

Em conformidade com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, a Rebep adota em sua prática editorial a abertura do processo de peer review em comum acordo com os(as) pareceristas e autores(as). 

Os(As) autores(as) terão a opção de escolher se concordam com a publicação dos pareceres de aprovação do manuscrito e se concordam em interagir diretamente com pareceristas responsáveis pela avaliação do seu trabalho. 

Os pareceristas, por meio de um parecer redigido em formulário próprio da revista, poderão recomendar uma das quatro opções:

  • Aceitação integral sem modificações;
  • Ressubmissão com modificações pontuais;
  • Ressubmissão com modificações substantivas;
  • Recusa do manuscrito.

Caso o manuscrito seja aprovado, o parecer será publicado junto com o artigo na plataforma da revista, desde que haja consentimento do(a) responsável pela avaliação.

 

 

Dados abertos

 

A Rebep estimula o compartilhamento de conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais. Esses recursos devem ser disponibilizados em repositórios online abertos, como Zenodo, Figshare e OSF, se não puderem ser integrados diretamente no próprio trabalho, e essa informação deve ser explicitada no manuscrito. Como resultado, os artigos devem indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e aos resultados obtidos. Exceções são permitidas em casos de questões legais e éticas. O objetivo é facilitar a avaliação do manuscrito e, se aprovado, contribuir para a preservação e reuso dos conteúdos e a reprodutibilidade das pesquisas.

 

 

Cobrança de Taxas

 

A Rebep não impõe qualquer taxa (APC) para textos publicados, assim como não cobra pelos textos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é integralmente gratuita e de acesso aberto. A sustentabilidade financeira provém da Associação Brasileira de Estudos Populacionais, assim como, principalmente, da Fundação Carlos Chagas (FCC).

 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

 

A Rebep está comprometida em preservar a integridade da literatura e divulga Erratas, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração conforme necessário e em conformidade com as Orientações de Retração do COPE. O processo de retratação segue as Diretrizes de Retração da Comissão de Ética em Publicação (COPE), as quais estão disponíveis em COPE - Diretrizes de Retração.

 

 

Política sobre Conflito de Interesses

 

Conflitos de interesses devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito. Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que entrem em conflito com seus próprios interesses, como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa. Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos redigidos pelos próprios editores da revista. Pareceristas devem ponderar sobre qualquer forma de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor precisam ser consideradas (por exemplo: participação ou histórico em projeto de pesquisa; colaboração científica contínua ou passada com grupos de pesquisa; orientação ou já ter orientado o(a) autor(a); interesse financeiro no projeto relacionado ao manuscrito). A declaração sobre Conflito de Interesses deve ser preenchida no Formulário com informações complementares da submissão.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

Como parte das iniciativas voltadas à promoção da integridade acadêmica e à prevenção do plágio nas suas publicações, a Rebep adota o serviço de identificação de similaridade de textos, utilizando como referência a plataforma iThenticate. A política empregada pela Rebep considera aceitável similaridades encontradas nos textos que não sejam concentradas em trechos integrais do trabalho, sendo caso a caso analisado detalhadamente. Caso houver verificação de excesso de similaridade encontrada, o trabalho é devolvido aos(às) autores(as) para revisão. Apenas após a finalização da verificação de similaridade os textos são repassados aos(às) pareceristas para avaliação.

 

 

Questões de Sexo e Gênero

 

A equipe editorial da Rebep, além dos(as) autores(as) que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a Rebep observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de Ética

 

Quando o artigo ou pesquisa envolver procedimentos com participantes humanos, ou dados sensíveis conforme a LGPD, os(as) autores(as) devem anexar uma declaração de aprovação do Comitê de Ética da instituição encarregada de avalizar a realização da pesquisa.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores de artigos publicados pela Rebep mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Responsabilidade do site:

  • A publicação reserva-se o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores.

Responsabilidade dos autores(as):

  • Os(As) autores(as) retêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na Rebep, sendo que a reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação estão sujeitos à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;
  • Deve ser indicada a fonte de publicação original;
  • As opiniões expressas pelos(as) autores(as) dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
  • A Rebep encoraja os(as) autores(as) a publicar seus manuscritos em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postá-los em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.
 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP)

Fundação Carlos Chagas (FCC)


 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor-chefe

   

 

Coeditor

   

 

Comitê editorial

   

 


 

Instruções para os(as) autores(as)

 

Tipos de documentos aceitos

 

A Rebep aceita manuscritos para publicação nas seguintes categorias:

  • Artigos de revisão: revisão crítica da literatura - não somente revisões bibliográficas - sobre temas no campo dos estudos populacionais e áreas correlatas (máximo de 10.000 palavras e três ilustrações);
  • Artigos originais: resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações);
  • Nota técnica ou Notas de pesquisa: apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 3.000 palavras e três ilustrações);
  • Ponto de vista: opinião qualificada sobre tema de relevância ou crítica a artigo publicado em fascículo imediatamente anterior (máximo de 3.000 palavras e duas ilustrações);
  • Resenha: crítica de livros publicados nos últimos três anos (máximo de 3.000 palavras);
  • Debate: ensaios teóricos opinativos relacionados à discussão da dinâmica demográfica, seguidos de avaliações de autores convidados pelo editor e de resposta do autor do artigo principal (máximo de 8.000 palavras e cinco ilustrações).

Note que a contagem de palavras não considera títulos, resumos, palavras-chave e referências. A Rebep aceita a submissão de preprints.

 

 

Contribuição dos(as) Autores(as)

 

A partir de 2024, a Rebep adotou a estrutura de taxonomia do CREDiT. Cada autor(a) é solicitado(a) a descrever sua contribuição na elaboração do manuscrito por meio do Formulário com informações complementares da submissão.

 

 

Preparação do Manuscrito

 
  • Garantir que o arquivo enviado esteja em formato Microsoft Word, sem a identificação dos autores. Ver as diretrizes completas em “Formato de Envio dos Artigos”.
  • Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto e em notas de rodapé (autor, ano da publicação e, quando aplicável, página) estão devidamente referenciadas ao final do texto, seguindo as normas da ABNT. Todas as referências com formato eletrônico (periódicos, e-books, teses e dissertações digitais) devem conter a URL completa no final da referência. URLs extensas devem ser encurtadas através do serviço: https://bitly.com/
  • Assegurar o uso de palavras-chave padronizadas conforme os seguintes tesauros: Tesauro de Ciência da Informação (IBICT); Thesaurus UNESCO ou ERIC Thesaurus. O não cumprimento da inclusão de palavras-chave padronizadas resultará na autorização para a inserção de novos termos padronizados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a editoria da revista. A quantidade de palavras-chave deve ser de até 5 (cinco) termos, tanto no idioma em português quanto em inglês e espanhol.
  • Certificar-se de ter realizado o registro para apresentação do iD ORCID e inserir tal informação para cada autor(a) na plataforma de submissão. Garantir também que, na mesma plataforma, indique-se a afiliação completa dos autores (indicar instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado e o país), conforme exemplo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Pediatria, São Paulo, SP, Brasil. Inserir também o resumo da biografia de cada autor(a), contendo: a titulação máxima, atividade profissional e local de formação. Adicionar, ainda, o contato de e-mail dos(as) autores(as) do manuscrito.
  • Assegurar a autenticidade e singularidade da submissão, ou seja, o trabalho não pode ter sido previamente publicado e/ou estar sendo submetido simultaneamente a outro periódico. Para tanto, preencher o Termo de Originalidade.
  • Certificar-se de ter preenchido o Formulário com informações complementares da submissão e todos os seus 6 itens: 1. CRediT, 2. Reconhecimentos, 3. Financiamento, 4. Conflito de interesses, 5. Aprovação do Comitê de Ética e 6. Conformidade com a Ciência Aberta. 
  • Certificar-se de haver inserido o Termo de Originalidade e o Formulário com informações complementares da submissão [ambos em formato PDF] como "Outro" no Passo 2 da submissão “Transferência do manuscrito”. 
  • Assegurar-se de que submeteu a aprovação do Comitê de Ética referente à coleta de dados que foram base para a elaboração do manuscrito no caso de o artigo ou pesquisa envolver procedimentos com participantes humanos, ou dados sensíveis conforme a LGPD.
 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os manuscritos devem ser digitados em Word, com espaço duplo, utilizando-se, preferencialmente, fonte de letra Arial ou Times New Roman 12. Os manuscritos devem ser enviados sem a identificação dos autores. No próprio manuscrito, no caso de submissões do tipo Artigos de revisão, Artigos originais, Nota técnica e Nota de pesquisa devem ser adicionados resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Submissões do tipo ponto de vista e Resenha não necessitam de resumo.

Observações:

1. Os artigos devem ser encaminhados completos e definitivamente revistos. As provas serão revisadas pelos editores, com base no texto recebido, cabendo aos(às) autores(as) a responsabilidade pelo original enviado.

2. Todos os trabalhos aparecerão assinados, refletindo as opiniões de seus(suas) autores(as) e não necessariamente as do Comitê Editorial ou da Revista.

 

 

Ativos Digitais

 
  • Tabelas, gráficos, figuras, mapas e quadros devem ser apresentados no texto, no local aproximado que deverão aparecer na publicação final, com numeração consecutiva e independente, em algarismos arábicos, cada qual identificado na parte superior pelo termo TABELA, QUADRO, GRÁFICO, MAPA ou FIGURA, seguido do seu número de ordem. As tabelas e quadros, de preferência, devem estar no formato de objeto e não como figuras no texto.
  • Os títulos dos elementos complementares devem identificar claramente o seu conteúdo, com a explicitação das variáveis e grupos populacionais referidos, com identificação do local e data/período a que se referem os dados. Os títulos dos eixos dos gráficos devem ser explicitados.
  • A fonte dos dados utilizados nesses elementos deve identificar claramente a base de dados, com informação sobre o(a) produtor(a) dos dados, a base especificamente e o(s) ano(s) de referência, seguindo as normas da ABNT. Mudanças feitas pelos(as) autores(as) nos dados podem ser indicadas em 'Nota', abaixo da fonte de dados, assim como a autorização obtida dos editores para reprodução de objetos tomados/adaptados de outras publicações. O item "fonte" deve indicar a fonte dos dados e não quem elaborou o elemento gráfico.
  • Em arquivos separados, anexar na submissão os elementos complementares: Gráficos, figuras e mapas. Tais arquivos devem ser enviados em formatos editáveis (não como figuras). Por exemplo, se gerados em planilhas de cálculo, devem ser enviados em um arquivo de planilha com cada elemento identificado da mesma forma que aparece no texto em Word. Gráficos que não foram gerados em planilha de cálculo devem ser enviados em formato EPS, WMF ou PDF editável com alta resolução (300 dpi ou mais). Mapas e fotos também devem ser enviados em formato editável. O título principal e a fonte de dados não devem ser incluídos como parte destes elementos, mas sim de forma separada no texto.
  • Os gráficos, tabelas, mapas e figuras poderão ser coloridos.
 

 

Citações e Referências

 

A Rebep utiliza como referência as instruções normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme indicado a seguir:

  • Citações: as transcrições no texto de até três linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. As transcrições com mais de três linhas devem ser evitadas e, quando necessárias, aparecem destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto e sem as aspas. Os indicadores de supressão de parte da transcrição e os acréscimos devem ser colocados entre colchetes. Utiliza-se o sistema autor-data-número da página entre parênteses para a identificação da fonte de citação (ABNT NBR 10520).
  • Notas explicativas: são utilizadas para comentários, esclarecimentos ou explanações que não possam ser incluídas no texto. Devem ser mantidas ao mínimo e inseridas como notas de rodapé, em algarismos arábicos, com numeração única e consecutiva para todo o artigo (ABNT NBR 10520).
  • Referências bibliográficas: os elementos essenciais são autor(es), título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data de publicação, páginas e volumes (se houver) (ABNT NBR 6023).

Ao longo do artigo: as referências devem aparecer com indicação do sobrenome do autor, data de publicação e número da(s) página(s) consultada(s). Havendo mais de um trabalho do mesmo autor no mesmo ano, utilizar a, b, c imediatamente após a data. Exemplo: (Mortara, 1982a, p. 427).

Ao final do artigo: as obras devem ser relacionadas em ordem alfabética pelo sobrenome (em caixa alta) do primeiro autor citado. Não há recuo da segunda linha em relação à primeira. A organização das referências deve obedecer às normas da ABNT, conforme o seguinte modelo:

Livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título: subtítulo. Número da edição. Local: Editora e ano de publicação.

Ex.: NEWELL, C. Methods and models in demography. New York: Guilford Press, 1988.

Capítulo de livro: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do capítulo. In: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es) ou organizador(es) do livro. Título: subtítulo. Local: Editora, ano de publicação, páginas inicial-final do capítulo referenciado.

Ex.: ABOUZAHR, C. Maternal mortality overview. In: MURRAY, C. J. L.; LOPEZ, A. D. (Orgs.). Health dimensions of sex and reproduction. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1998, p. 111-164.

Artigo de periódico: SOBRENOME, inicial do prenome do(s) autor(es). Título do artigo: subtítulo. Título da revista, local, número do volume, fascículo, páginas inicial-final do artigo referenciado, data de publicação.

Ex.: SCHELLEKENS, J. Family allowances and fertility: socioeconomic differences. Demography, v. 46, n. 3, p. 461-468, 2009.

Tese, dissertação e outros trabalhos acadêmicos: SOBRENOME, inicial do prenome do autor. Título da tese. Tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), vinculação acadêmica, local e data de defesa.

Ex: CURTIS, S. L. Birth spacing, death clustering and infant mortality in Brazil. Ph.D, University of Southampton, U.K., 1992.

Em meio eletrônico: obras de qualquer natureza consultadas on-line devem necessariamente apresentar as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão "Disponível em:", e a data do acesso ao documento, precedida da expressão "Acesso em:".

Ex.: AHMAN, E.; DOLEA, C.; SHAH, I. The global burden of unsafe abortion in the year 2000. In: WHO - World Health Organization. Health statistics and health information systems. [S.d.]. Disponível em: <https://www.academia.edu/5066928/The_global_burden_of_unsafe_abortion_in_the_year_2000>. Acesso em: 25 mar. 2023.

Atenção: A revista não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

 

 

Documentos Suplementares

 

Termo de Originalidade

Formulário com informações complementares da submissão

 

 

Declaração de Financiamento

 

Se o estudo contou com financiamento, indicar de qual(is) fonte(s) no Formulário com informações complementares da submissão, assim como o detalhamento sobre o papel dessa(s) fonte(s).

 

 

Informações Adicionais

 

A não adequação do trabalho submetido às normas da revista implicará na sua devolução aos(às) autores(as) para ajuste e posterior ressubmissão.

 

 

Contato

 

Associação Brasileira de Estudos Populacionais
Rua André Cavalcanti, 106, sala 502
CEP 20231-050, Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Fone: (55 31) 3409 7166
E-mail: editor@rebep.org.br

 

 


 

location_on
Associação Brasileira de Estudos Populacionais Rua André Cavalcanti, 106, sala 502., CEP 20231-050, Fone: 55 31 3409 7166 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editor@rebep.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro