Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 17/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

 

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) é uma publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega programas universitários de pós-graduação e entidades brasileiras que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional. A RBEUR tem por objetivo ser um veículo institucional de difusão da produção científica nesse campo, guardando a heterogeneidade teórica, temática e disciplinar, característica da Associação, pautando-se pelo estímulo à diversidade de pensamento e pela exigência de originalidade, rigor e excelência nos textos publicados.

A RBEUR, reconhecida como o principal periódico científico na área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil, é editada desde 1999, inicialmente com periodicidade semestral. Em 2015, passou a ser publicada quadrimestralmente, em formato impresso e eletrônico de acesso aberto, com licença Creative Commons (Atribuição CC-BY). Em 2019, adotou o formato de publicação continuada exclusivamente digital.

Está registrada com o ISSN eletrônico 2317-1529 e o ISSN impresso 1517-4115, e apresenta Qualis CAPES (2017-2020) A1 nas áreas: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia/Arqueologia; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciência Política e Relações Internacionais; Ciências Ambientais; Direito; Economia; Geografia; História; Interdisciplinar; Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Sociologia.

Atualmente, a RBEUR abrange as seguintes seções temáticas:

Planejamento e Políticas Públicas

Palavras-chave: Planejamento urbano e regional; Governança, participação e gestão urbana e regional; Políticas e programas urbanos e regionais; Serviços urbanos; Políticas habitacionais; Métodos, técnicas e instrumentos de planejamento; Financiamento de políticas urbanas e regionais.

Espaço, Economia e População

Palavras-chave: Desenvolvimento regional; Conflitos e tendências espaciais do capitalismo; Integração, reconfiguração e desequilíbrio econômico no território; Fluxos populacionais e migrações; Trabalho, renda e mobilidade sócio espacial; Financeirização e produção de espaço; Inovação tecnológica.

Território, Cidadania e Direitos

Palavras-chave: Espaço público; Justiça social e socioambiental; Desigualdade e segregação sócio espacial; Participação e assessoria técnica e novos perfis formativos; Movimentos sociais, apropriação espacial e direito à cidade; Atores, minorias e territorialidades; Desenvolvimento local e comunitário.

Cidade, História e Cultura

Palavras-chave: História e memória da cidade, do urbanismo, da habitação e da arquitetura; Processos de urbanização; Histórias da política e da gestão urbana; Cidade, patrimônio cultural e culturalização urbana; Configuração urbana, imagens e representações da cidade.

Ambiente, Gestão e Desenvolvimento

Palavras-chave: Políticas ambientais; Desenvolvimento sustentável; Mudanças climáticas, justiça ambiental; Desenvolvimento rural, novas ruralidades e fronteiras rural/urbano; Reservas e recursos naturais; Paisagem, memória ambiental, natureza e urbanização.

 

 

O Processo de Avaliação por Pares

 

Os artigos serão submetidos pelo sistema online (OJS), não sendo aceitas submissões por e-mail. Uma vez recebidos, serão inicialmente analisados pela Comissão Editorial, que verificará a pertinência do material em relação ao escopo, ao formato e aos padrões acadêmicos da RBEUR.

Aprovados na avaliação inicial os textos sem identificação dos/as autores/as serão submetidos à avaliação de dois/duas pareceristas externos/as à Comissão Editorial da RBEUR, ligados/as a instituições nacionais ou estrangeiras, e que tenham domínio sobre os conteúdos tratados nos trabalhos (avaliação cega e por pares).

Em caso de discordância entre as avaliações dos/as dois/duas pareceristas, o manuscrito será encaminhado a um/a terceiro/a avaliador/a externo/a, também reconhecido/a na área específica do trabalho, que se manifestará, como os/as primeiros/as, sobre a propriedade ou inadequação do texto, tendo em conta a sua qualidade acadêmica. As avaliações levaram em conta:

1. clareza dos objetivos;
2. pertinência da metodologia frente aos objetivos;
3. consistência entre fundamentação teórica, objetivos, metodologia e resultados;
4. domínio e atualidade da bibliografia;
5. uso de referências da literatura internacional que analisam casos empíricos semelhantes, quando aplicável;
6. qualidade da redação (escrita e estrutura do texto);
7. originalidade, pertinência e relevância do tema para publicação.

Após a avaliação, os artigos podem ser a) publicados sem modificações; b) publicados com modificações não substanciais; c) ressubmetidos a um novo processo de avaliação depois de modificações substanciais; e d) rejeitados.

 

 

Periodicidade

 

A RBEUR é publicada em um único volume anual, seguindo o formato de publicação continuada. O artigo é publicado imediatamente após o processo de revisão e formatação.

 

 

Indexadores, Repositórios e Bases de Dados

 
  • SCIELO - The Scientific Electronic Library Online
  • REDALYC - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal 
  • BASE - Bielefeld Academic Search Engine
  • Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras
  • DOAJ - Directory of Open Acess Journals
  • Google Scholar 
  • InfoHAB - Centro de Referência e Informação em Habitação: 
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • LatinREV - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • Miguilim - Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras
  • Portal de Periódicos da CAPES
 

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Título abreviado: RBEUR
Publicação de: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1999
ISSN: 1517-4115 | e-ISSN: 2317-1529

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com tais diretrizes, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. As medidas são acompanhadas por um plano de gerenciamento de informações que garante a preservação e a recuperação de todo o conteúdo publicado.

Nas publicações, a contribuição dos editores é devidamente creditada, assim como a indicação precisa do papel de cada um/a dos/as autores/as em textos científicos com múltipla autoria (Contributor Roles Taxonomy). Os/as avaliadores/as, por sua vez, recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons.

Além disso, o periódico RBEUR incentiva a publicação de textos científicos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO e Psyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

A partir de 2024, também passamos a disponibilizar Formulário Sobre Conformidade com a Ciência Aberta, em que os/as autores/as informam o interesse na avaliação por pares informada, opção que abrange duas dimensões: 1) possibilidade de publicação dos pareceres dos textos aprovados com a identificação opcional dos/as pareceristas; 2) possibilidade de abertura mútua de suas identidades no processo de avaliação. Os/as autores/as e relatores/as serão consultados para autorizar as respectivas publicações, desde que os editores considerem que seus conteúdos oferecem base para o avanço do debate sobre os temas que são objeto dos textos aprovados.

Por fim, a RBEUR incentiva e dialoga com os autores para o compartilhamento dos conjuntos de dados utilizados em suas análises.

 

 

Ética na Publicação

 

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) pauta-se por princípios éticos relacionados à transparência quanto aos procedimentos editoriais, à confidencialidade com relação às informações contidas nos manuscritos submetidos e à isonomia, à imparcialidade, à objetividade e ao rigor científico na avaliação da pertinência e da qualidade acadêmica dos textos científicos.

Seguindo as recomendações de boas práticas editoriais elaboradas por associações internacionalmente reconhecidas, como o Committe on Publication Ethics (COPE), a RBEUR adota um conjunto de procedimentos para nortear os diversos atores envolvidos no processo editorial: os/as autores/as, editores, pareceristas.

1. Autores/as devem:

1. Assegurar que os textos submetidos são originais e inéditos e que não estão em avaliação em outros periódicos, ainda que possam ser aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos autores.
2. Identificar a contribuição de cada coautor/a, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.
3. Identificar todos/as os/as autores/as cujos trabalhos ou palavras serviram de referência para o manuscrito submetido, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.
4. Responder com clareza e celeridade as questões e os pedidos da RBEUR durante todo o processo de avaliação por pares.
5. Preparar correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas, caso sejam verificadas práticas de plágio, fraude e/ou erro, que podem inclusive levar a RBEUR a retirar o texto das plataformas digitais nas quais se difundem suas publicações.
6. Informar imediatamente o corpo editorial, caso encontre algum erro no material em avaliação,
7. Declarar a existência de qualquer conflito de interesse, conforme indicado na seção “Normas para Publicação”.
8. Assumir a inteira responsabilidade pelo conteúdo do trabalho submetido.

2. Os editores devem:

1. Conduzir o processo de avaliação dos textos científicos submetidos à RBEUR, seguindo os princípios da revista: isonomia, imparcialidade, objetividade e rigor científico na avaliação da pertinência e da qualidade acadêmica dos trabalhos. 
2. Preservar o anonimato dos/as autores/as e dos/as revisores/as durante o processo de avaliação.
3. Deixar de publicar textos que, mesmo selecionados, não estejam de acordo com as normas éticas e editoriais da revista.
4. Assegurar a inexistência de conflito de interesse em relação aos textos científicos, aos/às autores/as e/ou aos financiadores/as durante todo o processo editorial.
5. Reagir com responsabilidade e celeridade a qualquer alegação de erro e/ou má conduta, garantido que todas as partes tenham direito de se manifestar.
6. Garantir que a integridade das pessoas e das instituições afetadas, em casos de má conduta, seja preservada por meio da publicação de correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpas.

3. Os pareceristas devem:

1. Assegurar o sigilo dos dados dos textos em avaliação, não mantendo em dispositivos sob seu domínio cópias de materiais não publicados.
2. Garantir que o processo de avaliação seja isonômico, objetivo e ágil, garantindo zelo e imparcialidade e auxiliando o corpo editorial nas tomadas de decisão.
3. Informar sobre possíveis conflitos de interesse em relação aos textos científicos, autores/as e/ou financiadores/as.
4. Comunicar ao corpo editorial eventuais suspeitas de plágio, autoplágio ou outras más condutas por parte dos autores/as.

Em caso de suspeita ou denúncia de prática de má conduta, os seguintes procedimentos serão realizados:

O corpo editorial analisará qualquer denúncia de atitude antiética por parte de atores do processo editorial da RBEUR, quer se relacionem aos procedimentos ou aos conteúdos publicados.

O início da apuração dependerá da existência de evidências sólidas.

A todas as partes envolvidas será oferecida oportunidade de ampla defesa, assim como o conhecimento das etapas da investigação e das possíveis consequências.

Antes que a prática antiética seja devidamente comprovada, todas as alegações e acusações serão mantidas em sigilo do público mais amplo, preservando a honra e a integridade das pessoas afetadas pela investigação.

Comprovada a má conduta, os seguintes procedimentos podem ser adotados, dependendo da gravidade da situação:

1. Advertência, por escrito, aos que tiverem procedido com má conduta e alerta sobre os riscos de situações análogas no futuro.
2. Publicação de correções ou de esclarecimentos pelos/as autores/as cujo texto científico contenha algum tipo de erro ou inconsistência.
3. Retirada de manuscrito do site da revista e de outras plataformas de sua difusão, e publicação de documento com retratações e pedidos de desculpas às partes afetadas.

A RBEUR utiliza a ferramenta freeware CopySpider. O software é utilizado na etapa de pré-avaliação com o intuito de localizar textos semelhantes já publicados nas redes. A decisão sobre se é ou não plágio ou autoplágio cabe aos editores, que, em observância às normas da Revista, avaliarão se os/as autores/as infringiram algum princípio ético.

Aos/às autores/as cabe enviar, no momento da submissão, uma declaração informando se a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.

 

 

Direitos Autorais

 

Autores/as de textos científicos publicados pela Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os textos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) o direito de primeira publicação.

 

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

 

Todo o conteúdo e os textos científicos publicados pela Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), exceto onde especificado de outra forma, estão sob a licença Creative Commons Attribution.

Autores/as de textos científicos publicados pela RBEUR mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o original seja corretamente citado.

A RBEUR encoraja os/as autores/as a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

Também estimulamos que todos/as os/as autores/as preparem um material de divulgação dos textos científicos publicados na RBEUR, seguindo o modelo de press release disponibilizado pelo Scielo. O material aprovado e selecionado pelos editores será encaminhado ao SciELO em Perspectiva | Humanas, blog que publica press releases de artigos de periódicos da coleção SciELO com o intuito de diversificar as estratégias de divulgação, disseminação e marketing dos artigos indexados, por meio da sua presença nas redes sociais.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) é uma publicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega programas universitários de pós-graduação e entidades brasileiras que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional.

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editores

   

 

Comissão editorial

   

 

Conselho editorial

   

 

Produção editorial

 
  • Revisão Português: Claudia Cantarin, Carlos Gomes de Castro e Librum Soluções Editoriais
  • Revisão e Tradução Inglês: Brian Honeyball
  • Revisão e Tradução Espanhol:
  • Diagramação, conversão .XML e envio SciELO: Librum Soluções Editoriais
 

 

Equipe Técnica

 
  • Secretaria Executiva: Heitor Vianna Moura
  • Divulgação: Tuanni Borba
 

 

Ex-editores

 

[1999 – 1999] Maria Flora Gonçalves (Unicamp)
[1999 – 2002] Norma Lacerda (UFPE) e Lúcia Leitão (UFPE)
[2002 - 2004] Marco Aurélio A. de Filgueiras Gomes (UFBA)
[2004 – 2007] Henri Acselrad (UFRJ)
[2007 – 2010] Geraldo Magela Costa (UFMG) e Jupira Gomes de Mendonça (UFMG)
[2010 – 2012] Sarah Feldman (USP) e Renato Cymbalista (USP)
[2012 – 2015] Carlos Antônio Brandão (UFRJ) e Fernanda Sánchez (UFF)
[2015 – 2018] Ana Cristina Fernandes (UFPE) e Norma Lacerda (UFPE)
[2018 – 2020] José Tavares Correia de Lira (USP) e Maria Cristina da Silva Leme (USP)
[2020 – 2023] Pedro de Novais Lima Jr. (UFRJ) e Fernanda Ester Sánchez Garcia (UFF)

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS/AS AUTORES/AS

 

Preparação do Manuscrito

 

Os/As autores/as devem verificar a conformidade da submissão em relação aos critérios da revista. Submissões em desacordo com as normas serão devolvidas.

1. Todos os textos científicos devem ser enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) / Open Journal Systems (OJS).

2. Os textos devem ser originais, inéditos e estar dentro do escopo da Revista. São aceitos trabalhos que tenham sido apresentados ou publicados em anais de eventos, repositórios institucionais ou páginas pessoais dos/as autores/as.

3. Os textos não devem estar em processo de avaliação em outros periódicos, mesmo que em outro idioma.

4. Os textos não devem conter quaisquer informações sobre os/as autores/as e/ou instituições de origem, nem mesmo nas referências.

5. Os textos devem estar estruturados de acordo com as normas de formatação apresentadas na seção “Formato de Envio dos Textos”.

6. Os dados do/s/as autor/es/as devem ser encaminhados em arquivo separado, enviado como documento suplementar, conforme indicado na seção “Formato de Envio dos Textos”.

7. No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor/a deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy): Conceituação (Conceptualization); Curadoria de Dados (Data curation); Análise Formal (Formal analysis); Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); Investigação/Pesquisa (Investigation); Metodologia (Methodology); Administração do Projeto (Project administration); Recursos (Resources); Software; Supervisão/orientação (Supervision); Validação (Validation); Visualização (Visualization); Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing). Não será permitido textos assinados por mais de 3 autores/as.

8. Os textos podem ser em português, espanhol ou inglês.

9. Os/as autores/as se comprometem a arcar com os custos dos serviços de revisão textual e/ou de tradução dos textos científicos aprovados para publicação. Tais serviços são oferecidos por profissionais credenciados pela Comissão Editorial da RBEUR e respeitam valores previamente acordados com a mesma. A medida constitui taxa de processamento (Article Processing Charges), sendo necessária para a sustentabilidade econômica e garantir a qualidade da revista que, ao aplicar o modelo de acesso livre às publicações, renuncia ao apoio financeiro de seus leitores.

10. O conteúdo do manuscrito é de inteira responsabilidade dos/as autores/as, que, no entanto, deve/m dar conhecimento aos editores de potenciais conflitos de interesses - de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira - que possam ter exercido influência sobre o material submetido, bem como esclarecer os modos como tais conflitos foram resolvidos. Além disso, os/as autores/as devem explicitar no manuscrito todo o apoio financeiro recebido, bem como conexões econômicas ou pessoais que permitiram a realização do trabalho.

11. Os/as autores/as devem enviar uma declaração informando se a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.

 

 

Formato de Envio dos Textos

 

1) Os textos encaminhados à seção “Artigos” devem ter entre 40.000 e 50.000 caracteres, considerados os espaçamentos e computados título, resumo, tabelas, gráficos, figuras e referências bibliográficas. Em cada artigo poderão ser incluídos até 10 elementos visuais.

2) Os textos encaminhados à seção “Resenhas” devem ter, no máximo, 18.000 caracteres, considerados os espaçamentos e computados títulos e referências, quando necessárias.

3) Os textos devem ser enviados em formato doc. ou docx. para facilitar o apagamento das informações pessoais registradas nos metadados que possam comprometer a avaliação cega. Será empregada fonte Arial tamanho 11; espaçamento de 1,5 cm; e margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.

4) O título e os subtítulos devem ser numerados e ordenados da seguinte maneira:

Título: Arial, tamanho 14, normal, negrito;

1. Subtítulo 1: Arial, tamanho 12, normal, negrito;
1.1. Subtítulo 2: Arial, tamanho 11, itálico, negrito;
1.1.1. Subtítulo 3: Arial, tamanho 11, sublinhado.

5) Todos os artigos devem ter resumo em português e em inglês (“abstract”), contendo entre 100 (cem) e 150 (cento e cinquenta) palavras, com indicação de 5 (cinco) a 7 (sete) palavras-chave (“keywords”).

6) Tabelas e gráficos, além de inseridos no texto, devem ser enviados em formato .XLSX ou .XLS (Excel), em arquivo separado.

7) Figuras, além de inseridas no texto, devem ser enviadas separadamente com uma boa resolução.

8) Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas para informações complementares e de natureza substantiva. Será usada fonte Arial tamanho 9, espaçamento simples.

9) Os/as autores/as devem enviar os seguintes documentos complementares:

Documento com dados profissionais e institucionais com as seguintes informações:

1) título do trabalho;

2) nome dos/as autores/as, formação e titulação acadêmica, e-mail, telefone e endereço para correspondência;

3) filiação institucional incluindo universidade, departamento/centro/faculdade, cidade, estado, país;

4) ORCID dos/as autores/as (registro gratuito em https://orcid.org);

5) contribuição de cada autor/a conforme a seguinte orientação:

  • Conceituação (Conceptualization);
  • Curadoria de Dados (Data curation);
  • Análise Formal (Formal analysis);
  • Obtenção de Financiamento (Funding acquisition);
  • Investigação/Pesquisa (Investigation);
  • Metodologia (Methodology);
  • Administração do Projeto (Project administration);
  • Recursos (Resources);
  • Software;
  • Supervisão/orientação (Supervision);
  • Validação (Validation);
  • Visualização (Visualization);
  • Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft);
  • Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing);

6) informações sobre o financiamento do artigo (ex: agência de financiamento de pesquisa, financiadores privados,..):

Informações profissionais e institucionais

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional

 

 

Ativos Digitais

 

Os elementos visuais devem seguir o seguinte padrão:

Tabelas e gráficos: o título deverá estar indicado ao longo do texto e as tabelas e gráficos deverão ser enviadas em arquivos separados no formato .XLSX ou .XLS (Excel). Cada arquivo deverá estar identificado com o respectivo nome da tabela ou do gráfico que constará do artigo. Os gráficos podem ser produzidos coloridos e as tabelas não podem ter células mescladas.

Imagens, figuras e fotografias: o título deverá estar indicado ao longo do texto e as imagens, figuras e fotografias deverão ser enviadas em arquivos separados, nomeados de forma idêntica ao que deverá constar no artigo, com indicações de preto e branco, alto contraste, resolução mínima de 300 DPI, largura mínima de 1.200 pixels, formato JPG, TIFF ou PNG. No caso do uso de imagens de terceiros ou capturadas na Internet, deverão ser apresentadas as autorizações correspondentes.

 

 

Citações e Referências

 

As referências bibliográficas devem seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e colocadas no final do texto, em ordem alfabética, de acordo com os exemplos abaixo:

Livro: SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Artigo de periódico: PIQUET, R. P. S.; RIBEIRO, A. C. T. Tempos, ideias e lugares: o ensino do Planejamento Urbano e Regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, v. 10, n. 1, p. 49-59, mai. 2008.

Capítulo de livro: LAFER, C. O Planejamento no Brasil: observações sobre o Plano de Metas (1956-1961). In: LAFER, B. M. Planejamento no Brasil. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1975. p. 29-50.

Trabalho publicado em Anais: VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 9, 2001, Rio de Janeiro. Anais do IX Encontro Nacional da Anpur. Rio de Janeiro: ANPUR, 2001. p. 140-151.

* Se houver até três autores/as, todos devem ser citados; se mais de três, devem ser citados os coordenadores, organizadores ou editores da obra (por exemplo: LEME, M. C. (Coord.). O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999); ou utilizada a expressão “et al.” (por exemplo, LEME, M. C. et al. O urbanismo no Brasil: 1895-1965. São Paulo: Studio Nobel; FAUUSP; FUPAM, 1999).

As citações no decorrer do texto devem seguir a forma (Autor/a, data) ou (Autor/a, data, página), como nos exemplos: (Leme, 1999) e (Santos, 1996, p. 217). Se houver mais de um título do/a mesmo/a autor/a publicado no mesmo ano, eles devem ser diferenciados por uma letra após a data: (Santos, 1996a); (Santos, 1996b), etc.

Quando não houver informações sobre as referências, utilizar “s.n.”, “s.l.” e “s.d.” para, respectivamente, sine nomine (sem editora), sine loco (sem o local de edição) e sine data (sem referência de data).

Os trabalhos citados nas notas de rodapé não serão marcados como referências pelo Scielo, devendo ser utilizado de modo pontual (p.ex, indicação de complementação de leitura). As obras citadas exclusivamente das notas devem ser referidas integralmente na própria nota e excluídos da lista das referências bibliográficas localizada no final do texto.

Caso a referência seja identificada com o elocation-id, ele deve ser informado na citação. Por exemplo: SILVA, J. História das Religiões Afro-Brasileiras. Revista de História da UEG, v. 08, n. 01, e201901, 2019.

 

 

Documentos Suplementares

 

Os/as autores/as devem enviar os seguintes documentos complementares no momento da submissão:

Documento com dados profissionais e institucionais com as seguintes informações:

1) título do trabalho;

2) nome dos/as autores/as, formação e titulação acadêmica, e-mail, telefone e endereço para correspondência;

3) filiação institucional incluindo universidade, departamento/centro/faculdade, cidade, estado, país;

4) ORCID dos/as autores/as (registro gratuito em https://orcid.org/);

5) contribuição de cada autor/a conforme a seguinte orientação:

  • Conceituação (Conceptualization);
  • Curadoria de Dados (Data curation);
  • Análise Formal (Formal analysis);
  • Obtenção de Financiamento (Funding acquisition);
  • Investigação/Pesquisa (Investigation);
  • Metodologia (Methodology);
  • Administração do Projeto (Project administration);
  • Recursos (Resources);
  • Software;
  • Supervisão/orientação (Supervision);
  • Validação (Validation);
  • Visualização (Visualization);
  • Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft);
  • Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing).

6) informações sobre o financiamento do artigo (ex: agência de financiamento de pesquisa, financiadores privados):

Informações profissionais e institucionais

Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta

Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional

 

 

Contribuição dos/as Autores/as

 

No caso de textos científicos em coautoria, a contribuição de cada autor/a deve ser identificada conforme a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy):

  • Conceituação (Conceptualization);
  • Curadoria de Dados (Data curation); 
  • Análise Formal (Formal analysis); 
  • Obtenção de Financiamento (Funding acquisition); 
  • Investigação/Pesquisa (Investigation);
  • Metodologia (Methodology); 
  • Administração do Projeto (Project administration); 
  • Recursos (Resources); 
  • Software;
  • Supervisão/orientação (Supervision); 
  • Validação (Validation); 
  • Visualização (Visualization); 
  • Escrita – Primeira Redação (Writing – original draft); 
  • Escrita – Revisão e Edição (Writing – review & editing).

Não será permitido textos assinados por mais de 3 autores/as.

 

 

Contato

 

Código postal | 19060-900
Cidade | Presidente Prudente
Estado | SP
País | Brasil
Telefone | + 55 (31) 3409-7157 (Secretaria ANPUR - Cedeplar)
E-mail | revista@anpur.org.br
Instagram | https://www.instagram.com/anpur.br/
Site do periódico | http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/index
Link para submissão online | https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/about/submissions

 

 


 

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional - ANPUR FAU Cidade Universitária, Rua do Lago, 876, CEP: 05508-080, São Paulo, SP - Brasil, Tel: (31) 3409-7157 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@anpur.org.br