Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 03/06/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

Sociologia & Antropologia é uma publicação quadrimestral contínua on-line do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sociologia & Antropologia busca contribuir para a divulgação, expansão e aprimoramento do conhecimento sociológico e antropológico em seus diversos campos temáticos e perspectivas teóricas. Assim como o PPGSA, o periódico atende às exigências de especialização de nossa época; visa, porém, fomentar o diálogo disciplinar para além de fronteiras acadêmicas estreitamente definidas, valorizando a troca profícua entre as distintas tradições teóricas que configuram a sociologia e a antropologia.

Sociologia & Antropologia almeja, portanto, a colaboração, a um só tempo crítica e compreensiva, entre as perspectivas sociológica e antropológica, favorecendo a comunicação dinâmica e o debate sobre questões teóricas, empíricas, históricas e analíticas cruciais. Reconhecendo a natureza pluriparadigmática do conhecimento social, o periódico valoriza as oportunidades de intercâmbio entre pontos de vista convergentes e divergentes nesses diferentes campos do conhecimento. Essa é a proposta expressa pelo símbolo “&“, que, no título Sociologia & Antropologia, interliga as denominações das disciplinas que nos referenciam.

Sociologia & Antropologia destina-se à apresentação, circulação e discussão de pesquisas originais que contribuam para o conhecimento dos processos socioculturais nos contextos brasileiro e mundial. O periódico está aberto à colaboração de especialistas de universidades e instituições de pesquisa, e publicará trabalhos inéditos em português, espanhol e inglês. Sociologia & Antropologia ambiciona, em suma, constituir-se em um instrumento de interpelação consistente do debate contemporâneo das ciências sociais e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento.

O título abreviado do periódico é Sociol. Antropol., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Em conformidade com os princípios da Ciência Aberta, Sociologia & Antropologia aceita manuscritos previamente depositados em servidores preprint e recomenda que os dados de pesquisa estejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando da publicação do artigo. Na publicação do manuscrito, Sociologia & Antropologia informa o editor responsável pela avaliação do texto.

No processo de submissão, os autores deverão enviar a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta, onde serão consultados sobre o processo de avaliação.

 

 

Ética na Publicação

 

O periódico segue as diretrizes dos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 

 

Foco e Escopo

 

Sociologia & Antropologia busca contribuir para a divulgação, expansão e aprimoramento do conhecimento sociológico e antropológico em seus diversos campos temáticos e perspectivas teóricas, valorizando a troca profícua entre as distintas tradições teóricas que configuram as duas disciplinas. Sociologia & Antropologia almeja, portanto, a colaboração, a um só tempo crítica e compreensiva, entre as perspectivas sociológica e antropológica, favorecendo a comunicação dinâmica e o debate sobre questões teóricas, empíricas, históricas e analíticas cruciais. Reconhecendo a natureza pluriparadigmática do conhecimento social, o periódico valoriza as oportunidades de intercâmbio entre pontos de vista convergentes e divergentes nesses diferentes campos do conhecimento. Essa é a proposta expressa pelo símbolo “&”, que, no título Sociologia & Antropologia, interliga as denominações das disciplinas que nos referenciam.

 

 

Preservação Digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 

  • Título do periódico:Sociologia & Antropologia
  • Título abreviado: Sociol. Antropol.
  • Publicação de: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ.
  • Periodicidade: Quadrimestral
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua com números
  • Ano de criação do periódico: 2011
 

 

Websites e Mídias Sociais

 

 

 

Política Editorial

 

Preprints

Sobre a política editorial de Sociologia & Antropologia, informamos que:

Todo material previamente publicado, na íntegra ou parcialmente, em periódico e livro pelos autores é considerado publicação prévia e, por isso, não poderá ser submetido para avaliação em Sociologia & Antropologia. Todo conteúdo previamente disponível em anais de evento, tese e dissertação não é considerado publicação prévia. Contudo, os autores precisam declarar a origem do artigo no momento da submissão.

Sociologia & Antropologia aceita artigos previamente depositados em servidores preprint. O periódico recomenda o uso do SciELO Preprints. Outros servidores serão analisados caso a caso pelo Editor-chefe. O texto previamente publicado no preprint precisa ser corretamente citado no momento da submissão e a localização virtual (link, DOI etc.) deverá ser informada.

Processo de avaliação por pares

A pertinência para publicação de um manuscrito será avaliada, numa primeira etapa, pela Comissão Editorial no que diz respeito à adequação ao perfil e à linha editorial do periódico e, se aprovado, numa segunda etapa, por pareceristas ad hoc brasileiros e estrangeiros, sempre doutores, de reconhecida expertise no tema, no que diz respeito ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

Sociologia & Antropologia adota como forma padrão a avaliação duplo-cega. Os artigos são submetidos a dois pareceristas ad hoc e, em caso de pareceres contraditórios, uma terceira avaliação é requerida.

No caso de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint, não é possível garantir o anonimato dos autores. Por isso, a avaliação pode ser simples-cega, quando os autores revelam a sua identidade, mas os pareceristas permanecem anônimos.

Todos os manuscritos serão avaliados de acordo com os critérios de qualidade e rigor dos argumentos, validade dos dados, oportunidade e relevância para sua área de pesquisa, atualidade e adequação das referências.

O periódico encaminhará, em prazo estimado de aproximadamente (6) seis meses, uma carta de decisão sobre o artigo recebido, anexando, de acordo com cada caso, os devidos pareceres. Um dos seguintes resultados será informado: (a) aceito sem alterações; (b) aceito mediante pequenas revisões; (c) reformular e reapresentar para nova avaliação; e (d) negado. Ao revisar os manuscritos aceitos para publicação, os autores devem marcar todas as alterações feitas no texto e justificar devidamente quaisquer eventuais exigências ou recomendações de pareceristas não atendidas.

O editor responsável pela avaliação do manuscrito será informado quando o artigo for publicado.

Dados abertos

Seguindo os princípios da Ciência Aberta, Sociologia & Antropologiarecomenda a disponibilização de todos os conteúdos (tais como dados e informações coletadas, códigos de programa entre outros) subjacentes ao texto do manuscrito antes da submissão ou no momento da publicação.

Caso os autores optem por manter os dados de pesquisa fechados, será necessário apresentar justificativa no momento da submissão do manuscrito, que será analisada pelo Editor-chefe. Sociologia & Antropologia sugere que sejam preferencialmente utilizados repositórios de dados das instituições nas quais um dos autores esteja vinculado ou outros repositórios de dados confiáveis.

Para mais informações, conferir:

Cobrança de Taxas

O periódico não cobra taxa de submissão, avaliação e processamento dos artigos (APC) e tem acesso aberto.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Sempre que houver detecção, em manuscritos já publicados, de más práticas ou questões que firam a ética científica, o periódico conduzira uma investigação.

A observância das boas práticas deve ser pautar na seguinte documentação:

Política sobre Conflito de Interesses

A editoria demanda de todos os autores e avaliadores que declarem possíveis conflitos de interesse relacionados a manuscritos submetidos ao periódico. Sociologia & Antropologiaentende conflito de interesse como qualquer interesse comercial, financeiro ou pessoal relacionados a dados ou questões do estudo de um ou mais autores que levem a potenciais conflitos entre as partes envolvidas. Conflitos de interesse podem influenciar os resultados e conclusões de um estudo e do processo de avaliação. A sua existência não impede a submissão de um artigo ou sua publicação no periódico, porém, os autores deverão explicar a razão do conflito aos editores, que tomarão uma decisão sobre o encaminhamento do manuscrito.

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Sociologia & Antropologia segue as orientações do Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO.

No momento da submissão dos artigos, o periódico utiliza o software Plagius para detectar similaridades nos materiais submetidos. A partir do relatório gerado pelo programa de detecção de plágio, é analisado o conteúdo textual do manuscrito, com a intenção de identificar se há, ou não, algum indício de plágio ou autoplágio no texto.

Esse é um procedimento importante, pois garante a ética e a transparência do periódico com os seus leitores e com os próprios autores. Além disso, é parte da nossa política prezar pela idoneidade do periódico e pela excelência do conhecimento divulgado por ele.

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial de Sociologia & Antropologia, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research - SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, Sociologia & Antropologiaobserva a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

Comitê de Ética

Os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa, se for o caso.

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados por Sociologia & Antropologia concedem ao periódico o direito de primeira publicação e os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

Sociologia & Antropologia não assume responsabilidade por conceitos emitidos pelos autores, aos quais solicita que declarem responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito submetido.

Autores que publicam em Sociologia & Antropologia

1) mantêm os direitos autorais e concedem ao periódico o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico;
2) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico; e
3) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal e sistemas de autoarquivo), já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja o efeito do acesso aberto em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

  • PPGSA/UFRJ
  • CAPES
  • CNPQ
  • FAPERJ
 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editor-Chefe

 

 

 

Editores Executivos

 

 

 

Editores Associados

 

Comissão Editorial

 Conselho Editorial

Editores honorários

  • Evaristo de Moraes Filho (in memoriam), Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gilberto Velho (in memoriam), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Guenther Roth (in memoriam), Columbia University, New York, NY, Estados Unidos.
  • Wanderley Guilherme dos Santos (in memoriam), Academia Brasileira de Ciências e Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
 

 

Equipe Técnica

 

Editora assistente

Produção Editorial  

  • Projeto Gráfico: a+a design e produção - Glória Afflalo
  • Preparação, diagramação, tradução e revisão de textos: Tikinet Edição
 

 

 


INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Tipos de documentos aceitos

 

Sociologia & Antropologia aceita os seguintes tipos de contribuições:

1) Artigos inéditos ou previamente disponibilizados em servidores preprint (até 9 mil palavras, incluindo referências bibliográficas e notas)

2) Registros de pesquisa (até 4.400 palavras). Esta seção inclui:
a. Apresentação de fontes e documentos de interesse para a história das ciências sociais
b. Notas de pesquisa com fotografias
c. Balanço bibliográfico de temas e questões das ciências sociais

3) Resenhas bibliográficas (até 1.600 palavras).

4) Entrevistas

Manuscritos originais podem ser submetidos em português, espanhol, inglês e francês, porém os textos somente serão publicados em português, espanhol e inglês. Se necessário, o autor se responsabilizará pela tradução. Excepcionalmente será concedido auxílio financeiro.

 

 

Contribuição dos Autores

 

Devem ser incluídos como autores somente aqueles que tenham contribuído substancialmente na concepção, no planejamento, na análise dos dados e na redação do artigo e que se responsabilizem quanto às informações presentes em sua versão final. Todas as condições devem ser cumpridas para a atribuição de autoria. Em casos de coautoria, será necessário especificar a contribuição de cada um dos autores através do padrão Contributor Roles Taxonomy (CRediT).

 

 

Preparação do Manuscrito

 

Os manuscritos enviados para publicação não devem ser apresentados simultaneamente em outro periódico. As contribuições deverão ser submetidas eletronicamente através do sistema Scholar One.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

O manuscrito não deverá conter os nomes dos autores e deverá incluir notas substantivas (de fim de texto) em algarismos arábicos; referências bibliográficas após as notas; título e resumo (entre 100 e 150 palavras) acompanhado de cinco palavras-chave, em português e inglês; e, quando for o caso, dar os créditos das imagens utilizadas.

Agradecimentos e informações sobre os autores deverão ser enviados em arquivo separado. Este arquivo deve conter as seguintes informações: formação, instituição, cargo, e-mail, Orcid, agência financiadora da pesquisa, declaração de que a pesquisa foi aprovada por comitê de ética institucional (quando for o caso) e principais publicações dos autores.

No caso de manuscritos previamente disponibilizados em servidores preprint, eles não precisam estar anônimos. No momento da submissão, é necessário informar a localização virtual do mesmo (link, DOI etc.). Também é necessário informar o link dos dados de pesquisa disponíveis em repositórios.

Todos os textos deverão ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, recuo padrão de início de parágrafo, alinhamento justificado, espaçamento duplo e em páginas de tamanho A4 (210x297 cm), numa única face.

 

 

Ativos Digitais

 

Desenhos, fotografias, gráficos, mapas, quadros e tabelas devem conter título e fonte, e estar numerados. Além de constarem no corpo do artigo, as imagens deverão ser encaminhadas em arquivo separado do texto, em formato .tiff (de preferência) ou .jpg e em alta resolução (300 dpi), medindo no mínimo 17 cm (3.000 pixels) pelo lado maior. No caso de imagens que exijam autorização para reprodução, a obtenção da mesma caberá ao autor.

 

 

Citações e Referências

 

Solicitamos que sejam observados os padrões de apresentação exigidos para referências bibliográficas e citações contidas na normalização da American Psychology Association, APA, 7th Ed. (Manual of the American Psychological Association, 2019, 7ª edição).

As notas devem vir ao final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. As referências devem aparecer sempre no corpo do texto com o seguinte formato:

(sobrenome do autor, ano de publicação), conforme o exemplo: (Tilly, 1996)

No caso de citações, quando a transcrição ultrapassar cinco linhas deverá ser centralizada em margens menores do que as do corpo do artigo; quando menor do que cinco linhas, deverá ser feita no próprio corpo do texto entre aspas. Em ambos os casos a referência seguirá o formato:

(sobrenome do autor, ano de publicação: páginas), conforme os exemplos:

(Tilly, 1996: 105)

(Tilly, 1996: 105-106)

As referências bibliográficas em ordem alfabética de sobrenome devem vir após as notas, seguindo o formato que aparece nos seguintes exemplos (os demais elementos complementares são de uso facultativo):

1. Livro
Pinto, Luis de Aguiar Costa. (1949). Lutas de famílias no Brasil: introdução ao seu estudo. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

2. Livro de dois autores
Cardoso, Fernando Henrique & Ianni, Octávio. (1960). Cor e mobilidade social em Florianópolis: aspectos das relações entre negros e brancos numa comunidade do Brasil meridional.São Paulo: Companhia Editora Nacional.

3. Livro de vários autores
Wagley, Charles et al. (1952). Race and class in rural Brazil. Paris: Unesco.

4. Capítulo de livro
Fernandes, Florestan. (2008). Os movimentos sociais no “meio negro”. In: A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, p. 7-134 (vol. 2).

5. Coletânea
Botelho, André & Schwarcz, Lilia Moritz (orgs.). (2009). Um enigma chamado Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

6. Artigo em coletânea organizada pelo mesmo autor
Gonçalves, José Reginaldo Santos. (2007). Teorias antropológicas e objetos materiais. In: Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônios. Rio de Janeiro: IPHAN, p. 13-42.

7. Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro
Villas Bôas, Glaucia. (2008). O insolidarismo revisitado em O problema do sindicato único no Brasil. In: Villas Bôas, Glaucia & Pessanha, Elina Gonçalves da Fonte & Morel, Regina Lúcia de Moraes. Evaristo de Moraes Filho, um intelectual humanista. Rio de Janeiro: Topbooks, p. 61-84.

8. Artigo em coletânea organizada por outro autor 
Alexander, Jeffrey. (1999). A importância dos clássicos. In: Giddens, Anthony & Jonathan Turner (orgs.). Teoria social hoje. São Paulo: Ed. Unesp, p. 23-89.

9.  Artigo em Periódico
Lévi-Strauss, Claude. (1988). Exode sur exode. L’Homme, XXVIII/2-3, p. 13-23.

10. Tese Acadêmica 
Veiga Junior, Maurício Hoelz. (2010). Homens livres, mundo privado: violência e pessoalização numa sequência sociológica. Dissertação de Mestrado. PPGSA/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11. Segunda ocorrência seguida do mesmo autor
Luhmann, Niklas. (2010). Introdução à teoria dos sistemas. Petrópolis:  Vozes.
Luhmann, Niklas. (1991). O amor como paixão. Lisboa/Rio de Janeiro: Difel/Bertrand Brasil.

12. Consultas on-line
Sallum Jr., Brasílio & Casarões, Guilherme. (2011). O impeachment de Collor: literatura e processo. Disponível em <http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=1374>. Acesso em 9 jun. 2011

 

 

Documentos Suplementares

 

Para submissão dos manuscritos, solicitamos o preenchimento e envio do Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta. Nos casos necessários, deve ser enviado declaração da aprovação da pesquisa em comitê de ética institucional.

 

 

Declaração de Financiamento

 

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de agências financiadoras, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Informações Adicionais

 

Possíveis modificações de estrutura ou de conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores, e não serão admitidas após os trabalhos serem entregues para composição.

 

 

Contato

 

Para mais informações, consultar os editores no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia:

Sociologia & Antropologia
Revista do PPGSA - Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Largo de São Francisco de Paula, 1, sala 420
Cep: 20051-070 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Telefone/Fax +55 (21) 2224-8965 ramal 215
revistappgsa@gmail.com
http://sociologiaeantropologia.com.br/

 

 

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com