Informações básicas
O BOLEMA – Boletim de Educação Matemática é uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. A Educação Matemática, em síntese, é uma região de inquérito que busca dar respostas a fenômenos educacionais relacionados à Matemática. Com a intenção de disseminar a produção científica em Educação Matemática ou áreas afins, o BOLEMA publica artigos, e a partir de 2017 resenhas convidadas, cujos focos relacionam-se ao ensino e à aprendizagem de Matemática e/ou ao papel da Matemática e da Educação Matemática na sociedade. Embora nascido vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, o BOLEMA – cuja primeira edição é de 1985 – já se tornou um periódico nacional, com corpo editorial e consultores de renome, do país e do exterior, tendo sido avaliado como periódico QUALIS NACIONAL A pela CAPES. Com três edições ao ano, o BOLEMA recebe artigos em fluxo contínuo. Criado em 1985, o BOLEMA nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro – o primeiro centro de estudos pós-graduados, nessa área, na América Latina. Os dois primeiros números circularam no ano de 1985. A partir do ano de 2000 manteve, sem interrupção, a periodicidade semestral e, a partir do ano de 2008, atendendo à demanda da comunidade, tornou-se quadrimestral. Periodicidade: Quadrimestral O título abreviado do periódico é BOLEMA, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas. |
Fontes de indexação
|
Propriedade intelectual
|
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
|
Editores-chefes
|
Editores Honorários
|
Editores associados
|
Conselho editorial
|
|
Produção editorial
Diretores Executivos
Revisões
|
Escopo e política
|
Forma e preparação de manuscritos
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE A FORMATAÇÃO DO ARTIGO Template: clique aqui para baixar. 1 Formatação/composição do artigo O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou .docx), nos idiomas português, espanhol ou inglês com, no máximo, 20 páginas, atendendo às seguintes especificações de formatação e composição: 1.1 Layout da página: papel de tamanho A4, com margens superior e esquerda medindo 3 cm e margens inferior e direita medindo 2 cm. O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo, inclusive à ordem dessa apresentação: 1.2 Título em Português (idioma principal): fonte Times New Roman, tamanho 16, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios). 1.3 Título em Inglês/Espanhol (idioma secundário): fonte Times New Roman, tamanho 14, em negrito, espaçamento 1,5 linha, centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), sendo que as palavras após o uso de dois pontos (:) devem ser iniciadas com letra minúscula (exceto para nomes próprios). 1.4 Nome(s) do(s) autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha, alinhado à direita, não negritado. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé (utilizar, obrigatoriamente, *, **, ***, ... e assim por diante), para cada autor, constando os seguintes dados (nesta ordem):
1.5 Resumo (idioma principal): a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo, contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve enunciar, de forma clara e sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, os resultados e as conclusões. 1.6 Palavras-chave (idioma principal): a expressão Palavras-chave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nessa sentença), com espaçamento simples e justificado. Podem ser usadas até cinco palavras-chave que sintetizem, claramente, o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo. As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final. 1.7 Abstract/Resumen (idioma secundário): a palavra Abstract/Resumen deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento duplo e centralizado. O abstract/resumen do artigo deve ser elaborado em língua inglesa ou espanhola (idioma secundário), seguindo, tanto quanto possível, a redação utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo. 1.8 Keywords/Palabras clave (idioma secundário): a palavra Keywords/ Palabras clave deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 10, em negrito, usando letras maiúsculas/minúsculas (conforme escrito nesta sentença), com espaçamento simples e justificado. As keywords são as versões, em língua inglesa, mais adequadas e próximas às palavras-chave; devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra maiúscula (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.) e separadas por ponto final. 2 Detalhes sobre o corpo do texto A fonte do corpo do artigo deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, com recuo de 1,25cm na 1ª linha dos parágrafos. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar, apenas, o recurso itálico. Ressaltamos que, para diálogos, entrevistas, conversas, exemplos de exercícios, e outros instrumentos provenientes dos dados coletados, a revista Bolema utiliza a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 11, itálico, espaçamento entre linhas simples e com recuo de 1,25. Entre parênteses, citar a fonte, em letra 11. Exemplo:
2.1 Indicativo de seção e subseção: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6024:2012). O indicativo de seção ou da subseção é justificado e sem recuo, precedendo o título, dele separado apenas por um espaço. São empregados algarismos arábicos na numeração. Exemplos: 1, 1.1, ..., 2, 2.1, ... até à seção quinária - 2.1.1.1.1 Os títulos das seções e subseções devem vir em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, sem recuo, alinhamento à esquerda e numeradas conforme indicado acima. O espaçamento entre os subtítulos e o texto, deve ser de 1,5 linha, e separados entre si por espaço duplo. Somente a inicial do subtítulo deve ser escrita em letra maiúscula (exceto para nomes próprios). 2.2 Citações: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 10520/2002). 2.2.1 Citação indireta: nas citações indiretas, no corpo do texto, os nomes dos autores devem ser referendados usando maiúsculas e minúsculas. Caso esteja entre parênteses devem ser grafados em letra maiúscula. Exemplos: 1) A respeito da técnica de análise ontossemiótica, em Godino, Batanero e Roa (2005) podemos verificar... ; 2) ... (GODINO; BATANERO; FONT, 2007). 2.2.2 Citações diretas com mais de três linhas: devem ser destacadas com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaçamento simples, sem aspas, fonte Times New Roman, tamanho 10. Exemplo: Quem produz uma enunciação é o autor. O autor fala sempre na direção de um leitor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o autor. Quem produz significado para um resíduo de enunciação é o leitor. O leitor sempre fala na direção de um autor, que é constituído (produzido, instaurado, instalado, introduzido) pelo o leitor [...] (LINS, 2012, p.14, grifos do autor). 2.2.3 Citações diretas com, no máximo, três linhas: devem ser inseridas no corpo do texto, contidas entre aspas duplas (" "). Exemplo: “Na primeira dessas facetas, levamos em conta as crenças, e, na segunda, os processos metacognitivos do professor de matemáticas” (GODINO et al., 2017, p.133). Observação: nas citações diretas especifique, no corpo do texto, o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada, seguindo os exemplos expostos nas seções 2.2.2 e 2.2.3. 2.3 Notas de Rodapé: devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. A partir da segunda página, devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples. Na primeira página, devem ser usados asteriscos (*) para as notas de rodapé. 2.4 Ilustrações e Quadros: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6022/2003). 2.4.1 Figuras: sob a designação figuras estão incluídas fotografias, gráficos, organogramas, diagramas de fluxo, diagramas, desenhos, mapas, e quaisquer outras ilustrações. Sua identificação deve estar na parte inferior, centralizada, precedida pela palavra designativa, seguida do respectivo número da ordem em que aparece no texto, utilizando algarismos arábicos. O título das figuras deve ser suficientemente claro em relação à imagem, de modo que não seja necessário consultar o corpo do texto. Apenas o número do objeto e a palavra designativa deverão utilizar negrito. Todo o conteúdo das figuras deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Exemplo:
Figura 1 - Título da figura 1 Fonte: SMITH (2017, p. 56) 2.4.2 Quadros: contêm informações descritivas, redigidas na forma de texto. Todo o conteúdo do quadro deve seguir a instrução: letra Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples. Exemplo:
Quadro 3 - Justificativas de Humberto na soma dos resultados de dois dados Fonte: SILVA (2017)
Observações
2.5 Tabelas: devem seguir as normas de apresentação tabular do IBGE (1993). Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela (em negrito), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos (em negrito); em seguida, inserir o respectivo título (sem negrito). O título da tabela deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, e deve ser separado da respectiva numeração por um “-” (hífen). Exemplo: Tabela 1 - Título da tabela 1. Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela. Inserir a Tabela o mais próximo possível de sua chamada no corpo do texto. O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, deve ser grafado em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples. Exemplo: Tabela 1 - Distribuição das alturas dos 140 alunos da escola X
Fonte: elaborado pelo autor 2.6 Observação: quadros, tabelas e equações devem estar em um formato possível de ser editados. Não serão aceitas imagens. 2.7 Agradecimentos: devem obedecer às mesmas normas usadas para Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração. 3 Referências: devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2018). Devem ser alinhadas à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples e separadas entre si por espaço. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento principal de cada publicação referenciada. Em caso de dúvidas, acesse uma súmula das normas da ABNT para citações e referências em: https://ib.rc.unesp.br/#!/biblioteca/aprenda-com-a-biblioteca/normas-abnt/ Seguem, abaixo, alguns exemplos: 3.1 Livro: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes; SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. [Quando necessário acrescentam-se: Descrição física. (Série ou Coleção). Notas]. Exemplo: PALMER, R. E. Hermenêutica. Lisboa: Edições 70, 1969. 3.2 Capítulo de Livro: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Iniciais dos Nomes (org.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. XX-XX (página: inicial e final separadas por hífen). Exemplo: PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Mathematics teachers' knowledge and practices. In: GUTIERREZ, A.; BOERO, P. (ed.). Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, present and future. Rotterdam: Sense Publisher, 2006. p. 461 - 494. 3.3 Artigo em Periódico: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano. Exemplos: NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. As licenciaturas em matemática no estado de São Paulo. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 2, p. 169-179, jul./dez. 2007. SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986. 3.4 Trabalho publicado em eventos: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Anais [...] (ou Proceedings [...]) Cidade de publicação: Editora, ano de publicação. p. xx-xx (página inicial e final). Exemplo: VIALI, L. O Ensino de Estatística e Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 18., 2008, Estância de São Pedro, SP. Anais [...] São Paulo: ABE, 2008. p.1-7. 3.5 Dissertações e Teses: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Ano de depósito. Dissertação (Mestrado em ...) ou Tese (Doutorado em ...) - Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Exemplos: PAMPLONA, A. S. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. Tese (Doutorado em Educação: Educação Matemática) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. VIEIRA, M. Análise Exploratória de Dados: uma abordagem com alunos do Ensino Médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat. Acesso em: 30 mar. 2010. 3.6 Documentos de Internet: SOBRENOME, Iniciais dos Nomes. Título: subtítulo. Local (se houver), Data. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: endereço eletrônico. Acesso em: dia mês abreviado. Ano. Exemplo: NEUBAUER, R.; CRUZ, N. Formação de professores: novas diretrizes curriculares para o sistema de ensino de São Paulo. 2015. Disponível em: http://fncee.com.br/wp-content/uploads/2015/06/S%C3%83O-PAULO-Forma%C3%A7%C3%A3o-de-Professores_novas-Diretrizes-Curriculares-para-o-Sistema-de-Ensino-de-S%C3%A3o-1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2017. 4 Anexos: devem vir em uma página nova; a palavra Anexo deve seguir a mesma orientação utilizada em Seções e Subseções, alinhamento à esquerda, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, mas sem numeração. |
Envio de manuscritos
Os artigos devem ser submetidos em UMA VERSÃO ANÔNIMA por meio da Plataforma ScholarOne. Há seis passos para a submissão de artigos: PASSO 1 -Tipo, Título e Resumo; PASSO 2 - Carregamento de Arquivo; PASSO 3 – Atributos; PASSO 4 – Autores e Instituições; PASSO 5 – Detalhes e Comentários; PASSO 6 – Avaliar e Submeter. A versão do artigo deve ser "anônima", ou seja, sem identificação dos autores, para os trâmites de avaliação (Deverá ser anexada no "Passo 2 - Carregamento de Arquivo" da Plataforma ScholarOne). O nome do arquivo também não deve fazer menção ao nome do(s) autor(es). Atenção: Para realizar a submissão é importante que todos os autores tenham cadastro no ORCID. O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é uma organização sem fins lucrativos, dedicada a criar e manter um sistema onde todos que participam de pesquisas, bolsas de estudo e inovações sejam identificados de forma única. Este sistema fornece um número de identificação para cada pesquisador, evitando ambiguidades ou similaridades, e ainda, está integrado com outras bases de dados e indexadores. Para saber mais sobre ORCID, visite: http://orcid.org/content/initiative. Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: bolema.contato@gmail.com. |
CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO TEMÁTICA “PPGEM 40 ANOS” DO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (BOLEMA)
O Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é um dos primeiros programas de pós-graduação em Educação Matemática da América Latina. Sua história se iniciou com sua fundação em 1984 e, atualmente, conta com mestrado e doutorado, ambos acadêmicos. Em 2024, o PPGEM completará quarenta anos de atividades, sendo que, ao longo destas quase quatro décadas, seus números são marcantes, pois são quase quatrocentos mestrados e trezentos doutorados concluídos. Em 1985, o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA) nasceu da iniciativa de um grupo de pós-graduandos do PPGEM, com a publicação dos dois primeiros números, tornando-se uma das mais antigas e importantes publicações na área da Educação Matemática no Brasil. O BOLEMA, cujo nascimento se deu vinculado ao PPGEM da Unesp de Rio Claro, consolidou-se no cenário das publicações científicas brasileiras, tendo sido avaliado como periódico QUALIS nacional A1 pela CAPES. Nesse contexto de história, conexão e de carinho entre o PPGEM e Revista, o BOLEMA abre espaço para destacar a publicação de pesquisas realizadas por estudantes, professoras(es) e pesquisadoras(es) que fazem parte da história de construção do PPGEM e, consequentemente do BOLEMA, na seção temática: “PPGEM 40 anos”. A proposta dessa seção, a ser publicada de modo distribuído nas três edições da revista em 2024, é o de apresentar um panorama das pesquisas relacionadas à Educação Matemática desenvolvidas por (ex-)professoras(es), alunos(as) e egressos(as) do PPGEM. Além destas três categorias, serão aceitas submissões de pós-doutorandos e professores visitantes oficializados pela UNESP que desenvolveram atividades no PPGEM por, pelo menos, seis meses, o que deve ser explicitado no ato de submissão.
Informações importantes:
|