Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 05/07/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Nossa missão

 

A Contexto Internacional tem a missão de contribuir para a produção de conhecimento crítico, inovador e de excelência na área de Relações Internacionais, compreendida de maneira ampla, diversa e interdisciplinar, fomentando estudos, pesquisas e debates acadêmicos de qualidade no, sobre e a partir do Rio de Janeiro, do Brasil, da América Latina, do BRICS e do Sul Global.

 

 

Breve histórico

 

A Contexto Internacional é uma das principais revistas de Relações Internacionais no Brasil. Publicada desde 1985, sua história e desenvolvimento ocorreram paralelamente à do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, constituindo-se como um importante fórum e veículo para pesquisas cientificamente rigorosas, inovadoras e que desafiam os limites das relações internacionais e da disciplina acadêmica de Relações Internacionais (RI), particularmente no que se refere às dinâmicas e aos desafios vividos no, ao redor e às margens do Sul Global.

Desde a sua criação, a revista tem sido conhecida por publicar artigos que preenchem a lacuna entre política internacional e análise teórico-conceitual, privilegiando um olhar interdisciplinar sobre questões que geram extrema preocupação nos assuntos globais. Em seu formato atual, a Contexto Internacional visa conectar pesquisas de diferentes partes do mundo que se aprofundem criticamente sobre questões que envolvam o Sul Global.

Na última avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES, a Contexto Internacional foi reconhecida com a avaliação A1 em sua área mãe de Ciência Política e Relações Internacionais no Qualis Periódicos. Além disso, reafirmando seu compromisso com a produção de conhecimento amplo, diverso e interdisciplinar, a revista contou com publicações de outras 12 áreas de conhecimento da CAPES nesse mesmo período (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia/Arqueologia; Ciências Ambientais; Direito; Economia; Filosofia; História; Interdisciplinar; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social; e Sociologia).

Desde 2015, a Contexto Internacional é publicada em inglês. Os seus editores-chefes convidam submissões de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, especialmente acadêmicas(os) sêniores e em início de carreira, bem como pós-doutorandas(os) e doutorandas(os) nos campos de Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins, que possam contribuir para uma melhor compreensão e análise crítica de questões internacionais em um mundo em transformação. A revista é particularmente indicada para a submissão de artigos inovadores, investigativos e exploratórios, que forneçam ideias sobre as realidades e conhecimentos locais derivados do Sul Global, de seu entorno ou de suas margens.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

Por mais de uma década, a revista Contexto Internacional se compromete com os princípios democráticos do acesso livre do conhecimento científico, disponibilizando gratuitamente seus artigos e comunicações para especialistas, tomadores de decisão, e o público em geral, sem cobranças pela publicação e divulgação para autoras(es).

Em resposta às inovações na comunicação científica de acordo com a Ciência Aberta, a Revista afirma seu compromisso com as modalidades de Ciência Aberta. Este comprometimento está relacionado à promoção de práticas de ciência colaborativas e públicas, com ênfase no compartilhamento público de dados e códigos de análise e outros instrumentos de pesquisa (como roteiros de entrevista ou formulários) no debate aberto da pesquisa em plataformas públicas, bem como na opção de avaliação aberta dos manuscritos por pares antes da publicação. Mais informação sobre as modalidades de Ciência Aberta estão disponíveis nas seções Preprints, Processo de avaliação por pares, e Dados abertos.  

Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta

 

 

Ética na publicação

 

A Contexto Internacional acredita na importância de seguir a ética de publicação, para manter a qualidade da revista, buscando atender as expectativas das(os) autoras(es) e leitores da mesma. A revista segue as instruções do Comitê de Publicação de Ética (Committee on Publication Ethics – COPE), tais como: manter a integridade acadêmica; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificadas(os); prover accountability da revista. Maiores informações sobre as instruções de ética de publicação do COPE podem ser acessadas no site: http://publicationethics.org/files/Research_institutions_guidelines_final.pdf.

 

 

Foco e escopo

 

A Contexto Internacional é comprometida com a publicação de estudos acadêmicos, teórica e analiticamente robustos e originais, em Relações Internacionais e áreas afins. A Contexto é particularmente indicada para artigos inovadores, investigativos e exploratórios, que forneçam ideias sobre as realidades e conhecimentos locais derivados do Sul Global ou de seu entorno.

A Revista é publicada em inglês, na modalidade de publicação contínua com três números por ano. Os editores encorajam submissões de pesquisadores e profissionais de todo o mundo, especialmente pesquisadores sênior e júnior e estudantes de doutorado de Relações Internacionais, Ciência Política e áreas afins. A Revista aceita submissões de artigos de pesquisa, resenhas temáticas e resenhas de livros, além de propostas para edições especiais, sobretudo trabalhos focados em temas relevantes aos problemas e processos políticos envolvendo o Sul Global e o desenvolvimento de um entendimento mais diverso das relações internacionais.

Manuscritos podem ser submetidos em inglês (idioma da revista), francês, português ou espanhol. Os manuscritos serão revisados no idioma da submissão. Se o processo de revisão resultar na decisão por publicá-lo, será de responsabilidade exclusiva da(o) autora(o) traduzir o manuscrito para o inglês. A Contexto se reserva o direito de rejeitar qualquer trabalho cujo nível de inglês seja insuficiente.

As(os) autoras(es) devem possuir título de doutorado ou estar correntemente matriculados em um programa de doutorado e/ou ter forte experiência profissional/acadêmica em Relações Internacionais, Ciência Política ou áreas afins. Em casos de co-autoria, pelo menos um das(os) autoras(es) deverá atender plenamente a este critério. Os editores se reservam o direito de rejeitar manuscritos que não se adequarem à revista, como em caso de inadequação à política e/ou escopo editorial da Contexto Internacional, desenvolvimento analítico inapropriado ou impreciso, formatação inconsistente ou não-observância às orientações as(os) autoras(es) e estilo de escrita pobre (esta lista não é exaustiva).

 

 

 

Preservação digital

 

Este periódico segue os padrões definidos no programa de Política de Preservação Digital do Programa SciELO.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Qualis periódicos

 

A Contexto Internacional possui avaliação A1 em Ciência Política e Relações Internacionais, sua área mãe, e conta com publicações de outras 12 áreas da CAPES no quadriênio 2017-2020 (Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; Antropologia/Arqueologia; Ciências Ambientais; Direito; Economia; Filosofia; História; Interdisciplinar; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social; e Sociologia) da CAPES.

 

 

Ficha bibliográfica

 
  • Título do periódico: Contexto Internacional  
  • Título abreviado: Contexto int.
  • Publicação de: Rio de Janeiro RJ: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais
  • Periodicidade: Semestral (1985-2014), Quadrimestral (2015-presente)
  • Modalidade de publicação: Publicação Contínua
  • Ano de criação do periódico: 1985
 

 

Websites e mídias sociais

   


POLÍTICA EDITORIAL

Preprints

 

Afirmando o compromisso da revista com a transparência na comunicação de pesquisa nas ciências sociais e humanas, a Contexto Internacional esclarece a política de divulgação e publicação prévias:

1. Preprints, no sentido estrito, são manuscritos depositados nos servidores públicos como SciELO Preprints, SocArXiv, e Preprints. Os Editores-chefes da Contexto Internacional incentivam a submissão de manuscritos previamente depositados nessas três plataformas para uma possível publicação na revista. Manuscritos previamente depositados em outras plataformas Preprint serão analisados caso o caso pela Equipe Editorial.  Qualquer texto previamente divulgado em um servidor Preprint deve ser declarado, com citação detalhada, no momento da submissão.

2. Conteúdo previamente disponibilizado em repositórios universitários, como, por exemplo, uma tese de doutorado, uma dissertação de mestrado, ou uma monografia, não é considerado uma publicação prévia. 

3. Qualquer texto previamente publicado em outro periódico, em livro autoral ou organizado, ou em um site da internet, inclusive em outras idiomas, é considerado uma publicação prévia e a equipe editorial da revista não aceitará sua submissão. Também é proibida a submissão simultânea do mesmo conteúdo para mais de uma revista.

 

 

Processo de avaliação por pares

 

A Contexto Internacional adota um processo de publicação rigoroso, o qual consiste em seis etapas, a saber:

  • Checklist Administrativo: manuscritos submetidos à Contexto são primeiramente avaliados quanto à sua conformidade em relação aos requisitos técnicos do tipo de submissão correspondente. Requisitos técnicos incluem número de palavras mínimo e máximo, arquivos obrigatórios em formatos apropriados, verificação de plágio, entre outros (os requisitos específicos para cada tipo de manuscrito estão disponíveis na seção “Prepação de Manuscritos” abaixo).
  • Avaliação Preliminar: uma vez aprovado pela equipe administrativa, o manuscrito segue para a etapa de avaliação preliminar por parte dos editores da revista. Esta etapa consiste na avaliação do manuscrito quanto à sua aderência ao foco e escopo editorial da Revista, bem como à sua qualidade de forma geral. Em casos de artigos de pesquisa, o não atendimento de tais requisitos resultará na decisão de rejeitar imediatamente o manuscrito. Caso aprovado nesta etapa, o manuscrito é submetido à avaliação anônima por pares. Em raras ocasiões, um artigo de pesquisa poderá ser aceito pelos editores nesta etapa. Resenhas temáticas e resenhas de livros também são avaliadas pelos editores nessa etapa, não sendo submetidas à avaliação externa por pares. Cinco resultados podem decorrer da decisão editorial nesses casos:

1. Rejeição Imediata: a resenha temática/resenha de livro é rejeitada em sua forma atual;

2. Rejeição e Ressubmissão Imediata (R&R): a resenha temática/resenha de livro é rejeitada em sua forma atual, mas as(os) autoras(es) é/são encorajado(s) a ressubmeter uma versão revisada em 180 dias;

3. Revisão Maior Imediata: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação com a condição de que as(os) autoras(es) atendam às solicitações dos editores e que a versão revisada seja ressubmetida em até 60 dias a contar da data de comunicação da decisão;

4. Revisão Menor Imediata: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação com a condição de que as(os) autoras(es) atendam às solicitações dos editores e que a versão revisada seja ressubmetida em até 30 dias a contar da data de comunicação da decisão;

5. Aceite Imediato: a resenha temática/resenha de livro é aceita para publicação em seu formato atual.

  • Revisão por pares duplo-cega: Artigos de pesquisa aprovados nas tapas anteriores são submetidos à revisão cega de pelo menos dois especialistas externos à revista, a critério do comitê editorial. No processo de definição dos avaliadores externos, são priorizados especialistas com produção amplamente reconhecida no assunto tratado pelo artigo em questão. Outros critérios envolvem a busca por uma maior diversificação geográfica e gênero. Uma lista completa de pareceristas é publicada pela Revista a cada dois anos. O resultado desta primeira rodada de revisão é normalmente comunicado às(os) autoras(es) em 120 dias, a contar da data de submissão. Em casos de discrepância entre os pareceres, o manuscrito é normalmente submetido à avaliação de um(a) terceira(o) revisora(o). Neste caso, a etapa de revisão cega por pares poderá ser estendida por cerca de 40 dias. À luz dos pareceres externos, a(o) Editora(o) Associada(o) chega a uma recomendação final, a qual é comunicada a(o) Editora(o) Chefe, responsável pela tomada de decisão editorial.
  • Decisão Editorial: Cinco possíveis decisões editoriais podem resultar do processo de avaliação geral descrito acima:

1. Rejeição: o artigo de pesquisa é rejeitado em sua forma atual;

2. Rejeição e Ressubmissão (R&R): o artigo de pesquisa é rejeitado em sua forma atual, mas as(os) autoras(es) são encorajados a ressubmeter uma versão revisada em até 180 dias a contar da data de comunicação da decisão;

3. Revisão Maior: o artigo de pesquisa é aceito para publicação com a condição de que as(os) autoras(es) atendam às solicitações das(os) revisoras(es) e editoras(es), e que a versão revisada seja ressubmetida em até 60 dias a contar da data de comunicação da decisão;

4. Revisão Menor: o artigo de pesquisa é aceito para publicação com a condição de que as(os) autoras(es) atendam às solicitações das(os) revisoras(es) e editoras(es), e que a versão revisada seja ressubmetida em até 30 dias a contar da data de comunicação da decisão;

5. Aceite: o artigo de pesquisa é aceito para publicação em seu formato atual. Em casos de R&R, Revisão Maior e Revisão Menor, após ressubmetido, o manuscrito revisado estará sujeito a pelo menos uma nova rodada de avaliação cega por pares e/ou editoras(es). O resultado desta etapa é normalmente comunicado às(aos) autoras(es) entre 120 e 160 dias após a data de ressubmissão do artigo revisado.

  • Copidesque: Uma vez aprovado para publicação, o manuscrito passa por um processo detalhado de revisão linguística e estilística. Mudanças propostas pelo copidesque são normalmente enviadas para aprovação das(os) autoras(es) entre 20 e 30 dias após a data de aprovação do manuscrito. Espera-se que as(os) autoras(es) respondam às solicitações do copidesque em 48 horas. Esse procedimento pode ocorrer mais de uma vez, até que a versão definitiva do texto seja finalmente aprovada pelas(os) autoras(es) e editoras(es).
  • Revisão da Prova e Publicação: Esta fase consiste na confecção e revisão das provas em PDF dos artigos aceitos para publicação, até que uma versão final do texto diagramado seja aprovada e, subsequentemente, publicada na página da Revista na internet. Espera-se que as(os) autoras(es) indiquem suas correções na prova em PDF dentro de 48 horas. O artigo é normalmente publicado na página da Revista na internet em 90 dias.

A forma padrão de avaliação da equipe editorial da Contexto Internacional é a revisão por pares duplo-cega. De acordo com a avaliação por pares duplo-cega, o anonimato mútuo das(os) autoras(es) e pareceristas é garantido pelos Editores.

No entanto, a revista Contexto Internacional adota dois outros tipos de avaliação:

  • Avaliação por pares simples-cega: nesta modalidade a autoria do manuscrito é revelada, mas as(os) pareceristas mantêm seu anonimato.
  • Avaliação por pares aberta: Nesta última modalidade, as identidades tanto das(os) autoras(es) quanto das(os) pareceristas são divulgadas.

Autoras(es) que optam por avaliação por pares simples-cega ou por pares aberta devem informar a equipe editorial no momento de submissão. No caso da submissão de um manuscrito Preprint, o anonimato das(os) autoras(es) não é garantido, e as(os) autoras(es) devem informar a equipe editorial no momento de submissão qual das duas modalidades foi praticada na plataforma Preprint.  Para informar a equipe editorial, por favor preencham e submetam o formulário encontrado neste link: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx

 

 

Dados abertos

 

Seguindo as diretrizes da Ciência Aberta, a Contexto Internacional recomenda que as(os) autoras(es) de artigos aceitos para publicação compartilhem publicamente os dados e códigos de análise e outros instrumentos de pesquisa, como roteiros de entrevista ou formulários. Os dados, códigos, e instrumentos de pesquisas quantitativas e qualitativas devem ser disponibilizados em repositórios online abertos e confiáveis, de acordo com os guias e as recomendações da SciELO:

 

 

Cobrança de taxas

 

A Contexto Internacional não cobra taxas de submissão, processamento (APC), publicação ou download de seus artigos.

 

 

Política de ética e más condutas, errata e retratação

 

A partir de um comprometimento em contribuir para a produção de conhecimento ético, inovador e crítico, a Contexto Internacional segue as Diretrizes de Retratação da Comissão de Ética em Publicação (COPE) no que diz respeito à identificação de má conduta em pesquisa e publicação de erratas e retratações. Além disso, a Revista se apoia nos guias e recomendações da SciELO sobre boas práticas de pesquisa, que servem como padrão para todos seus periódicos:

 

 

Política sobre conflito de interesses

 

É obrigatório que as(os) participantes do processo editorial de um manuscrito declarem a existência de conflito de interesse, o que envolve tanto autoras(es) quanto membros da equipe editorial.

Conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autoras(es), revisoras(es) ou editoras(es) possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos.

Ao submeter o manuscrito, (as)os autoras(es) são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, as(os) autoras(es) devem informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

Para mais informações ver: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.

 

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

 

A Contexto Internacional não recomenda a utilização de softwares de inteligência artificial para o levantamento de pesquisa bibliográfica e desenvolvimento dos argumentos apresentados nos manuscritos submetidos, mas compreende que o uso de Chatbots e outras plataformas similares podem auxiliar as(os) autoras(es) indiretamente no processo de elaboração e revisão de estrutura e gramática. Deste modo, a utilização de algum recurso de inteligência artificial durante a confecção do manuscrito deve ser devidamente declarada e citada pelas(os) autoras(es). Para recomendações detalhadas sobre o uso destes tipos de softwares, a revista recomenda a leitura do Guia de uso de ferramentas e recursos de Inteligência Artificial na comunicação de pesquisas na Rede SciELO.

Além disso, como informado na seção Adoção de softwares de verificação de similaridade, a Contexto Internacional faz o uso das plataformas Grammarly e Plagiarisma para verificação de plágio como parte do Checklist Administrativo.

 

 

Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial

 

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), universidade na qual a Revista Contexto Internacional é sediada, recomenda a utilização das plataformas grátis Grammarly e Plagiarisma para a adoção de políticas de verificação de similaridade em seus institutos.

Como parte da avaliação acerca da adequação do manuscrito às normas da Revista durante a etapa de Checklist Administrativo, os Editores-chefes e a Equipe Editorial submetem o artigo às plataformas de verificação de similaridade recomendadas pela PUC-Rio. Caso uma porção considerável de similaridade seja detectada, os Editores-chefes e a Equipe Editorial entram em contato com a(o) autora(o) para a revisão do conteúdo sinalizado. Além disso, a Contexto Internacional reserva o direito de realizar outra verificação antes da publicação, caso (as)os pareceristas tenham dúvidas quanto à originalidade de algum manuscrito durante o processo de avaliação.

 

 

Questões de sexo e gênero

 

A equipe editorial da Contexto Internacional, além das(os) autoras(es) que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso a Contexto Internacional observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

 

Comitê de ética

 

Para os manuscritos cuja pesquisa foi submetida à aprovação de comitê de ética, as(os) autoras(es) devem anexar a declaração de aprovação do comitê da instituição responsável. No caso de dúvidas acerca das conformidades do manuscrito à ética em pesquisa durante o fluxo de submissão, os Editores-Chefes e a Equipe Editorial reservam o direito de realizar procedimento pertinente, como solicitar informações adicionais ao comitê de ética responsável pela aprovação da pesquisa.

 

 

Direitos autorais

 

Autoras(es) de artigos publicados pela Contexto Internacional mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution - CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

 

Propriedade intelectual e termos de uso

 

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela revista [nome da revista], exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution - CC-BY.

Autoras(es) de artigos publicados pela Contexto Internacional mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

A Contexto Internacional encoraja as(os) autoras(es) a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.

 

 

Patrocinadores e agências de fomento

 

 

 

 

 


 

CORPO EDITORIAL

 

Editoria-chefe

   

 

Editoria associada ou de seção

   

 

Assistente editorial

 
 

 

Conselho editorial

   

 

Conselho editorial

   

 

Equipe de comunicação

   

 

Produção editorial

 

Secretaria

  • Claudia Farrulla Darze, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  E-mail: npp@puc-rio.br

Estagiários

  • Matheus Prado, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  E-mail: matheusprado@aluno.puc-rio.br
  • Pedro Luiz Hahn Emiliano, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.  E-mail: pedrohahn@aluno.puc-rio.br
 

 


 

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Tipos de documentos aceitos

 

A Contexto Internacional aceita a submissão dos seguintes tipos de documentos:

  • Artigos de investigação: Os artigos de investigação devem ser baseados em pesquisas originais bem como desenvolver um argumento original e adequado ao escopo da revista. Os artigos serão submetidos à revisão cega por pares. Devem conter entre 7.000 e 10.000 palavras no total (incluindo notas e referências).
  • Resenhas temáticas: As resenhas temáticas devem abranger um conjunto específico de literaturas, autoras(es) ou tradições de pensamento. Elas devem ser escritas com o objetivo de comunicar as contribuições dessas literaturas para o público da Contexto. Resenhas sobre problemáticas no/do Sul Global são particularmente bem-vindas. As resenhas serão submetidas à revisão cega por pares. O texto não deve exceder 6000 palavras, incluindo notas e referências.
  • Resenhas de livros: A Contexto convida submissões de resenhas de livros que se enquadrem no âmbito da revista. Uma resenha de livro deve cobrir pelo menos um livro recentemente publicado e não deverá ter mais do que 1000 palavras. As resenhas de livros não são submetidas à revisão cega por pares. Elas serão avaliadas pela equipe editorial.
  • Propostas de dossiês e edições especiais: A Contexto também recebe propostas para edições especiais. Um dossiê inclui entre 4 e 6 artigos, e uma edição especial inclui entre 7 e 10 artigos que versem sobre um tema comum ou um mesmo conjunto de questões. Em conjunto com a equipe editorial da Contexto, o Editoras(es) Convidado(s) selecionará artigos para avaliação, supervisionará o processo de revisão por pares e estará envolvido na finalização do editorial. Os artigos devem seguir as mesmas orientações de submissão de trabalhos e serão submetidos ao mesmo processo de revisão cega por pares. As propostas para edições especiais não devem exceder 4.000 palavras no total (incluindo notas e referências) e devem incluir:
    • Título do Dossiê ou Edição Especial;
    • Nome(s), filiação(ões), informações de contato e currículo(s) resumido(s) das(os) Editoras(es) Convidadas(os);
    • Breve texto apresentando a temática da edição proposta;
    • Justificativa da proposta;
    • Títulos, resumos e cinco palavras-chave de todos os artigos que as(os) Editoras(es) Convidadas(os) desejarem incluir;
    • Nome, filiação e informação de contato de cada colaborador.

O idioma das submissões pode ser realizado em inglês, francês, português e espanhol. Uma vez que a Contexto publica artigos em inglês, é de responsabilidade das(os) autoras(es) fazerem a tradução do manuscrito para se adequar às normas de publicação da Revista.

 

 

DOI nos manuscritos publicados

 

Um Digital Object Identifier (DOI) será atribuido a cada manuscrito aceito para publicação na revista Contexto Internacional.

 

 

Contribuição das(os) autoras(es)

 

A autoria de um manuscrito é definida a partir da contribuição substancial para sua conceitualização, curadoria de dados, análise e redação. A Contexto Internacional adota a taxonomia CRediT (Contributor Roles Taxonomy) como base para a compreensão dos papéis de elaboração de um manuscrito com mais de um(a) autor(a).  

 

 

Preparação do manuscrito

 

Contexto Internacional utiliza o sistema ScholarOne Manuscripts na revisão por pares dos manuscritos recebidos. Por favor, leia o manual para autoras(es) do ScholarOne antes de realizar a submissão de um artigo.

Serão considerados apenas os manuscritos que atenderem rigorosamente às seguintes condições: terem sido enviados somente à Contexto (exceto para os casos de Preprints); não terem sido publicados anteriormente e tampouco estarem sob avaliação para publicação em outros meios. Contribuições para a Contexto devem se basear em pesquisas originais e serão submetidas à revisão por pares a critério do Comitê Editorial.

As(os) autoras(es) devem certificar que as notas estão listadas consecutivamente ao final do artigo (notas finais) e sinalizadas de forma clara ao longo do texto por números localizados acima da pontuação de cada sentença. As notas finais devem ser utilizadas apenas para fins de esclarecimento.

As filiações de todas(os) (as)os co-autoras(es) deverão ser compostas pelas respectivas instituições em que a pesquisa fora conduzida. Caso um(a) ou mais co-autoras(es) se transfiram para outra instituição durante o processo de revisão por pares, esta nova filiação poderá ser notificada por meio de nota de rodapé. Vale mencionar que mudanças de filiação institucional não poderão ser realizadas após o aceite do artigo.

Todas(os) as(os) autoras(es) do artigo deverão anexar seus respectivos currículos vitae (CV) resumidos no ato da submissão. Cada CV resumido deverá consistir num texto de parágrafo único de 100 a 120 palavras.

Os manuscritos submetidos à Contexto Internacional não devem conter jargões, devendo ser escritos de forma clara e concisa. Linguagem não-discriminatória é obrigatória e termos racistas e sexistas não serão tolerados. Os manuscritos devem estar propriamente referenciados em acordo com o Sistema Chicago e seguir as normas de estilo da Contexto Internacional (Ver item Citações e Referências abaixo).

Todas as submissões devem ser realizadas online, através do site de Manuscritos do ScholarOne da Contexto Internacional, com exceção de propostas para edições especiais, as quais deverão ser enviadas ao e-mail da Contexto Internacional.

 

 

Formato de envio dos artigos

 

Formatação do manuscrito:

  • Formato: Todos os manuscritos deverão ser enviados em .doc ou .docx. Não aceitamos manuscritos em .pdf.
  • Tamanho: formato de papel A4 (21 x 29,7 cm ou 8,3 x 11,7 pol.).
  • Margens: superior: 2,5 cm ou 1 pol.; inferior: 2,5 cm ou 1 pol.; esquerda: 2,5 cm ou 1 pol.; direita: 2,5 cm ou 1 pol.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12. Para citações longas e notas de rodapé, a fonte deve ser reduzida para tamanho 11.
  • Espaçamento: 1,5 e alinhamento justificado.
  • Parágrafo: 1,25 cm ou 0,5 de recuo antes de cada parágrafo.
  • Títulos, cabeçalhos e subtítulos: A primeira letra de todas as palavras do título das submissões deve ser maiúscula. Os títulos devem estar em negrito e os subtítulos em itálico. Os títulos e subtítulos não devem ser numerados.
  • Convenções ortográficas: A língua utilizada deve ser o inglês americano, em vez de britânico ou outras grafias, a menos que em casos de citações diretas de uma fonte. Deve-se utilizar a vírgula Oxford serial para garantir maior clareza e evita ambiguidade. Deve-se utilizar aspas duplas como padrão, com aspas simples entre aspas duplas quando necessário. Para enfatizar uma palavra ou texto, deve ser utilizado itálico ao invés de aspas ou negrito.
  • Palavras estrangeiras e traduções: Palavras isoladas, exceto nomes próprios, e frases de outros idiomas que não o inglês devem ser colocadas em itálico e maiúsculas de acordo com o uso predominante no idioma original.
  • Acrônimos e abreviações: Ao usar palavras com um acrônimo conhecido ou útil, deve-se escrever o termo com o acrônimo entre parênteses na primeira menção e utilizar apenas o acrônimo nas menções subsequentes.

Elementos do manuscrito:

  • Título;
  • Título em português (ou em outro idioma de submissão que não seja o inglês);
  • Nome das(os) autoras(es) (quando sobrenome composto criar identificação clara [caixa alta, negrito e/ou hífen).
  • Filiação completa das(os) autoras(es) (instituição, endereço eletrônico e ORCID)
  • Resumo de no máximo 200 palavras (em minúsculo, exceto para nomes próprios).
  • De 5 a 7 palavras-chave (em português e inglês)
  • Texto principal com notas de rodapé, tabelas e figuras ao longo do texto, se necessário
  • Referências
  • Informações sobre financiamento do artigo
  • Agradecimentos
  • Nota biográfica da(o) autora(o)
  • Caso a pesquisa tenha sido submetida ao comitê de ética, necessário o anexo da declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional.

Observação: Os artigos submetidos às edições especiais deverão seguir as orientações gerais e de estilo da Contexto Internacional e estarão sujeitos ao mesmo processo de revisão cega por pares.

 

 

Ativos digitais

 

Instruções gerais: Tabela(s) e Figura(s) com legendas e em arquivos individuais (quando aplicável). Obs: Tabelas deverão estar em formato Word (doc. ou docx.) e figuras em jpeg com resolução mínima de 300 dpi.

  • Tabelas: As tabelas devem ser colocadas centralizadas em relação à página. As tabelas devem ser numeradas separadamente de quaisquer ilustrações (“Tabela 1”, “Tabela 2”, etc.) na ordem em que aparecem no texto e devem ter um breve título descritivo. Uma tabela numerada deve aparecer o mais rápido possível após a primeira referência textual a ela. O título deverá aparecer acima da tabela e seguir o número na mesma linha, separado por pontuação. Apenas a primeira palavra do título da tabela deve ser maiúscula. O título deve estar alinhado com a tabela à esquerda. As tabelas não devem ser incluídas nos manuscritos como imagens. Deve-se utilizar a função Tabela no software de processamento de texto.
  • Figuras: As figuras deverão ser fornecidas em JPEG com resolução de 300 pontos por polegada (dpi) em tamanho adequado para impressão. As(os) autoras(es) devem certificar-se de que os arquivos de imagem eletrônica preparados sejam impressos em tamanho legível e de alta qualidade para publicação. As figuras devem conter números e todas as referências textuais a elas devem ser numeradas (E.g., Figura 1: Ativos digitais). As figuras devem ter um breve título descritivo após dois pontos. Apenas a primeira palavra do título da figura deverá ser maiúscula. Citar a fonte após a figura, em texto alinhado à esquerda. Se a imagem foi tirada de um site, deve ser citada como fonte online e adicionada a citação na lista de referências.
 

 

Citações e referências

 

A Contexto Internacional utiliza obrigatoriamente a 17º edição do Manual de Estilo Chicago. Neste sistema, o sobrenome da(o) autora(o), o ano de publicação (e às vezes o número das páginas) são citados no texto, e uma referência bibliográfica completa é fornecida em uma lista de referências no final do manuscrito.

E.g., “An effective structure is important” (Redman 2006, 22).

Redman (2006, 22) has noted that it is important to have effective structures.

As Redman (2006, 22) has noted, “[a]n effective structure is important.”

Mais recursos sobre o sistema de referência de Chicago estão disponíveis em: https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-2.html

Seção de referências

As(os) autoras(es) devem intitular a seção de referência apenas como “Referências” (“References” na versão final do manuscrito em inglês).

A primeira letra de todas as palavras principais deve estar em maiúsculo (substantivos, pronomes, verbos, adjetivos, advérbios) em todos os títulos e subtítulos, sejam livros, capítulos de livros ou artigos de periódicos. As exceções são preposições, artigos e conjunções (a menos que sejam colocados logo após dois pontos ou onde sejam a primeira ou a última palavra do título).

Os nomes das(os) autoras(es) devem ser registradas(os) conforme aparecem na página de título ou no cabeçalho de um artigo ou capítulo.

A Lista de Referências deve ser organizada em ordem alfabética, ao invés de cronologicamente, na ordem em que foram citadas no artigo, ou de qualquer outra forma.

Exemplos

1. Autoria única

Sobrenome, Nome. Ano de Publicação. Título: Subtítulo. Local: Editora.

  • E.g., Waltz, Kenneth N. 1979. Theory of International Politics. New York: McGraw-Hill.

2. Múltipla autoria

Sobrenome, Nome and Nome Sobrenome. Ano de Publicação. Título: Subtítulo. Local: Editora.

  • E.g., Grazer, Brian, and Charles Fishman. 2015. A Curious Mind: The Secret to a Bigger Life. New York: Simon & Schuster.

Não se deve usar “et al.” na seção de referências. Os trabalhos de autoria única devem ser registrados antes dos de coautoria.

3. Obras de mesma autoria

Não se deve usar o travessão de 3 em para substituir entradas repetidas da lista de referências sob o mesmo nome, para não criar confusão e problemas com classificações computadorizadas.

Por exemplo, em vez de:

  • Foucault, Michel. Society Must Be Defended: Lectures at the Collège de France, 1975-76. New York: Picador, 2003.
  • ______. The History of Sexuality, Volume I: An Introduction. New York: Pantheon Books, 1978.

Deve-se escrever:

  • Foucault, Michel. Society Must Be Defended: Lectures at the Collège de France, 1975-76. New York: Picador, 2003.
  • Foucault, Michel. The History of Sexuality, Volume I: An Introduction. New York: Pantheon Books, 1978.

4. Capítulos de livros

Sobrenome, nome. Ano de publicação. “Título do Capítulo: Subtítulo” In Título do Livro: Subtítulo, edited by Nome Sobrenome, Nome Sobrenome and Nome e Sobrenome dos editores, paginação. Local: Editora.

  • E.g., Waever, Ole. 1996. “The Rise and Fall of the Inter-Paradigm Debate.” In International Theory: Positivism and Beyond, edited by Steve Smith, Ken Booth, and Marysia Zalewski, 149-185. Cambridge: Cambridge University Press.

5. Artigos publicados em periódicos

As(os) autoras(es) devem colocar o nome do periódico em itálico na lista de referências. O DOI ou URL devem ser informados sempre que possível.

Sobrenome, Nome. Ano de Publicação. “Título da Publicação: Subtítulo (Se Aplicável).” Nome do Periódico. Edição (Número): Primeira página-Última Página. URL.

  • E.g., Noggin, Howard, and Shirley Noddin. 2015. “The Psychology of Paper-Writing Panic.” Brain Fun Newsletter 32 (4): 4–17. http://www.url.com.

6. Artigos de jornais e revistas

Sobrenome, Nome (caso disponível). Ano de Publicação. “Título do Artigo.” Nome da Publicação, Mês Dia, Ano. http://www.url.com.

Se o artigo não estiver assinado, o título da publicação substitui a(o) autora(o) tanto na lista de referências quanto nas citações do texto.

7. Trabalhos Publicados em anais de congressos e conferências

Sobrenome, Nome. Ano de Publicação. “Títutlo do Artigo.” In Título dos Anais de Congresso/Conferência, edited by Nome da(o) Editora(o) Sobrenome, paginação. Cidade de Publicação: Editora. URL.

 

 

 

Declaração de financiamento

 

As(os) autoras(es) devem informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes.

 

 

Contato

 

Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20, Gávea, 22453-900. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: cintjournal@puc-rio.br. Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-156

 

 


 

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Instituto de Relações Internacionais Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa 20 , 22453-900 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3527-2284, Fax: (55 21) 3527-1560 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cintjournal@puc-rio.br