Resumos
Discute os conceitos, sociedade da informação e sociedade do conhecimento, tomando como referencial analítico os imperativos impostos pela reestruturação produtiva do capital ao mundo do trabalho e da produção. Objetiva mostrar como, sob a ótica neoliberal, questões como acesso à informação e à produção de conhecimentos são tratadas de forma estreita, em que persiste a ênfase à dimensão utilitarista da informação e do conhecimento, subordinada à lógica econômica, cujo foco é o aumento da produtividade e a competitividade das organizações em detrimento da formação integral do trabalhador. Tem como referencial teórico as discussões trazidas por autores preocupados em desmistificar o propagado determinismo tecnológico, proporcionado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, ressaltando o papel da educação, em sentido lato, e da ciência da informação, em sentido estrito, nos debates acerca da democratização do acesso; do domínio dos conteúdos informacionais para além da sua dimensão utilitarista. Concluiu que a falta de domínio sobre os processos técnicos e científicos está intimamente relacionada à visão utilitarista do conhecimento propagado pela pedagogia das competências. No campo econômico, especialmente para os países não produtores de tecnologia, o abandono da teoria em favor da prática se expressa nas ações pragmáticas que marcam as relações cotidianas e o mundo do trabalho; na supervalorização do trabalhador multifuncional, em detrimento da sua formação integral (técnico-científica e humanista).
Conhecimento; Educação; Informação; Tecnologia
The paper discusses the concepts of the information society and knowledge society taking as an analytical framework the constraints imposed by the productive restructuring of capital on the world of work and production. It aims to show how, under a perspective of new liberalism, issues such as access to information and to the production of knowledge in the strict sense of the phrase, which continues to emphasize the utilitarian dimension of information and knowledge, subject to economic logic, which focuses on increasing productivity and competitiveness of organizations at the expense of not fully training the workers. Its theoretical point of reference are the discussions introduced by authors concerned with demystifying the spread of technological determinism offered by information and communication technology, emphasizing the role of education in its broadest sense and information science in its strictest sense, in the debates over the democratization of access, the dominion of informational content beyond the utilitarian dimension. The conclusion is that the lack of mastery over the technical and scientific processes is closely related to the utilitarian view of knowledge propagated by skills teaching. In the economic domain, especially for those countries that are not producers of technology, the abandonment of theory in favor of practice is expressed in the pragmatic actions that mark everyday relationships and the world of work; in the overvaluation of the multifunctional worker, to the detriment of their full training (technical/scientific and humanistic).
Knowledge; Education; Information; Technology
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
03 Jul 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2011
Histórico
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Recebido
24 Mar 2011 -
Aceito
04 Ago 2011