Acessibilidade / Reportar erro

Ciência na nossa cultura?: Uma práxis de educação em ciências e matemática: oficinas participativas

Resumo

Foi-me solicitado um artigo “com a intenção de divulgar as idéias da cultura científica e tecnológica” como “atividade preparatória ao 3º Simpósio do ICASE”. Esta colocação me leva a tentar esclarecer o que seria aquela “cultura científica e tecnológica” e porque seria necessário divulgar suas idéias? Enquanto, você, leitor, me lê como “atividade preparatória” ao Simpósio, eu ando procurando fitas de papel, garrafas de plástico transparente, bexigas, pilhas usadas, plaquinhas de cobre, outras de zinco ou alumínio, conta-gotas, e flechas originais dos índios Kaingang. Com aquele material “tecnológico”, e sem palestrar, oferecerei durante a nossa reunião algumas oficinas: acompanharei um grupo de duas dúzias de colegas- professores em seus esforços de fazer Ciência e matemática, envolvendo- se comigo em questionar o mundo material e técnico que nos rodeia, e de elucidar os conceitos matemáticos e físicos que nossas manipulações revelarão. Essas atividades terão como meta poder levar as crianças a viverem na sala de aula sessões de descobrimento e discussão tão ricas, surpreendentes e agradáveis como as que viveremos juntos entre docentes. Assim, possivelmente, ofereceremos alguma coisa de Ciência à nossa cultura.


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Ciência na nossa cultura? Uma práxis de educação em ciências e matemática: oficinas participativas

Maurice Bazin

Ph.D, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. E-mail: mauriceb@exploratorium.edu

RESUMO

Foi-me solicitado um artigo “com a intenção de divulgar as idéias da cultura científica e tecnológica” como “atividade preparatória ao 3º Simpósio do ICASE”. Esta colocação me leva a tentar esclarecer o que seria aquela “cultura científica e tecnológica” e porque seria necessário divulgar suas idéias? Enquanto, você, leitor, me lê como “atividade preparatória” ao Simpósio, eu ando procurando fitas de papel, garrafas de plástico transparente, bexigas, pilhas usadas, plaquinhas de cobre, outras de zinco ou alumínio, conta-gotas, e flechas originais dos índios Kaingang. Com aquele material “tecnológico”, e sem palestrar, oferecerei durante a nossa reunião algumas oficinas: acompanharei um grupo de duas dúzias de colegas- professores em seus esforços de fazer Ciência e matemática, envolvendo- se comigo em questionar o mundo material e técnico que nos rodeia, e de elucidar os conceitos matemáticos e físicos que nossas manipulações revelarão. Essas atividades terão como meta poder levar as crianças a viverem na sala de aula sessões de descobrimento e discussão tão ricas, surpreendentes e agradáveis como as que viveremos juntos entre docentes. Assim, possivelmente, ofereceremos alguma coisa de Ciência à nossa cultura.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

LEITURAS RECOMENDADAS

  • LORENZ, Edward, meteorologista; palestra durante a reunião anual da American Association for the Advancement of Science (AAAS); "Predictability: Does the Flap of a Butterflys Wings in Brazil Set off a Tornado in Texas?" (1972)
  • ANDERSON, Sam; BAZIN, Maurice. Ciência e (In)Dependência, Lisboa: Livros Horizonte, 1977.
  • BAZIN, Maurice. Patterns across Cultures, Exploratorium (1998).
  • CIÊNCIA Hoje das crianças, Av. Venceslau Brás 71, fundos, 22290-140, Rio de Janeiro.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
  • HOBSBAWM, Eric. The age of extremes, New York: Vintage Books, 1996.
  • LÉVY-LEBLOND, Jean-Marc. La Pierre de Touche, Paris: Éditions Gallimard, 1996.
  • MATH across Cultures, Exploratorium (1995,1997).
  • SCIENCE across Cultures, Exploratorium (1997).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br