Resumo:
O objetivo do artigo foi trazer reflexões adicionais à temática da ética na avaliação psicológica. O trabalho foi organizado em três principais discussões. A primeira aborda o quanto os documentos normativos, no contexto brasileiro, reafirmam o caráter dinâmico, transformador, cultural e benéfico de uma Psicologia e avaliação psicológica pautadas na ética. Na segunda parte, analisando artigos internacionais e nacionais, surgem dois pontos principais de reflexão: as mudanças na ética em avaliação psicológica provocadas por demandas sociais, e o quanto mais mudanças ainda são necessárias em razão de questões negligenciadas, que carecem de um maior cuidado pela avaliação psicológica. Num terceiro momento, discutiu-se a formação em avaliação psicológica, a partir de uma análise de processos éticos julgados pelo CRP-SP entre os anos de 2014 e 2018 (primeiro trimestre). Por fim, buscou-se argumentar sobre a necessidade de uma formação ética permanente, para além de uma formação estritamente profissional, a ocorrer nos mais variados espaços da sociedade, ao longo do desenvolvimento do ser humano, que estimule uma consciência social baseada na teoria e na práxis.
Palavras-chave:
Psicologia; Formação; Código de Ética