RESUMO:
Busca-se compreender a “Relação com o Saber” na produção de documentários científicos, por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Analisa-se aqui o documentário “AnomaliasANOMALIAS ANOMALIAS cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down. Disponível em: <Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vFiyj_jQzDk
>. Acesso em: 20 abr. 2017 2017.
https://www.youtube.com/watch?v=vFiyj_jQ...
cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down” visando à mobilização dos alunos: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo e com os outros. Para isso faz-se uma aproximação entre os referenciais da Análise de Discurso e a Relação com o Saber. Por meio da imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber), observa-se tal harmonia no percurso de produção, possibilitando correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos produzidos.
Palavras-chave:
Análise de Discurso; Autoria; Ensino de Biologia