Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 40, Número: 3, Publicado: 2024
  • Internacionalização do currículo pela telecolaboração na Educação Profissional e Tecnológica Artigos

    Schaefer, Rodrigo; Heemann, Christiane

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando que a internacionalização das instituições educacionais se materializa através do currículo (Belli et al., 2018; Knight, 2004), este estudo de abordagem qualitativa (Patton, 2002) concentrou-se no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) (Ramos, 2008, 2010) e teve o objetivo de analisar como a Internacionalização do Currículo (IoC) tem sido possível no Instituto Federal Catarinense (IFC) pela telecolaboração, esta entendida como fomentadora do contato entre estudantes geograficamente distantes (O’Dowd, 2021; Schaefer & Heemann, 2021).Os dados foram coletados mediante um relato de experiência de uma participante e uma entrevista. O estudo revelou que a telecolaboração tem propiciado, no IFC, o diálogo entre pessoas de diferentes países e culturas, facilitando a IoC no contexto da EPT. Defendemos que a telecolaboração pode preparar os estudantes da EPT para a interação respeitosa e exitosa com pessoas de outros contextos culturais, tanto no âmbito pessoal quanto no do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Considering that the internationalization of educational institutions is materialized through the curriculum (Belli et al., 2018; Knight, 2004), this qualitative approach study (Patton, 2002) focuses on the context of professional and technological education (PTE) (Ramos, 2008, 2010). It aims to analyze how curriculum internationalization (CI) has been enabled at Instituto Federal Catarinense (IFC) through telecollaboration, as such telecollaboration acts as a facilitator of the contact between geographically distant students (O’Dowd, 2021; Schaefer & Heemann, 2021). The data were collected through a participant’s experience report and an interview. The study revealed that telecollaboration has provided, at IFC, a dialogue between people from different countries and cultures, fostering CI in the context of PTE. We maintain that telecollaboration can prepare PTE students for respectful and successful interactions with people from other cultural contexts in both personal and work settings.
  • Escrever desde dentro: como ocorre o aprendizado da escrita em um currículo de Comunicação Social Articles

    Forero-Gómez, Andrés; Rosado-Mendinueta, Nayibe; Jiménez, Wendy Valdez; Rojas-Chávez, Angélica; Lalinde, Johamna María Muñoz; Chirinos, María Ynoelia Pastrán

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é caracterizar como a escrita é ensinada e integrada em um programa de graduação em Estudos de Comunicação de uma universidade privada na Colômbia. A relevância desta tarefa está ligada ao papel crucial que a escrita desempenha na academia como facilitadora da aprendizagem que permite aos alunos pensarem e se comunicarem como especialistas nas suas disciplinas (Ávila Reyes et al., 2021; Navarro et al., 2022, Thompson et al., 2021). Para realizar este projeto, todos os docentes foram entrevistados e solicitados a compartilharem os materiais que utilizam para apoiar e avaliar a escrita dos alunos; informação esta que foi posteriormente contrastada com a percepção de um grupo de ex-alunos entrevistados. Os resultados obtidos fornecem uma perspectiva esclarecedora sobre como ocorre o ensino e a aprendizagem da escrita em um curso de graduação. Esta caracterização visa alinhar-se com as expectativas de professores e ex-alunos em relação ao papel da escrita em sua disciplina, lançando luz sobre as complexidades do ensino, da aprendizagem e da aplicação de habilidades de escrita em contextos acadêmicos e profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to characterize how writing is taught and integrated within an undergraduate program in Communication Studies at a private research university in Colombia. The relevance of this task is connected to the crucial role that writing plays in college as a facilitator for learning that enables students to think and communicate as experts in their disciplines (Ávila Reyes et al., 2021; Navarro et al., 2022; Thompson et al., 2021). To carry out this project, all faculty members were interviewed and asked to share the materials they use to support and assess student writing; this information was later contrasted with the perception of a group of alums that were polled. The results gathered provide an insightful perspective on how writing teaching and learning occur in an undergraduate program. This characterization aims to align with faculty and alums expectations regarding the role of writing within their discipline, shedding light on the complexities of teaching, learning, and applying writing skills in both academic and professional contexts.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br