Apresentação Oralidade, gêneros orais, trabalho e formação docente: dos documentos prescritivos à sala de aula Storto, Letícia Jovelina Costa-Maciel, Débora Amorim Gomes da Bueno, Luzia Dolz, Joaquim |
Artigos Dimensão cinésica do oral em narrativa cinematográfica: o potencial desse aspecto na construção do perfil da figura da madrasta Paixão, Cristiane Severina da Costa-Maciel, Débora Amorim Gomes da Storto, Letícia Jovelina Resumo em Português: RESUMO Este artigo discute como elementos da dimensão cinésica na oralidade potencializam a construção da figura da madrasta em uma narrativa cinematográfica e como são percebidos por estudantes da Educação Básica. O trabalho foi desenvolvido a partir da vivência de uma oficina pedagógica com discentes do Ensino Médio de uma escola particular na região metropolitana do Recife. Os dados foram áudio-gravados e analisados qualitativamente sob um prisma interpretativista. Para embasar teoricamente a discussão, recorremos a teóricos/as da oralidade, tais como, Schneuwly e Dolz (2004), Marcuschi (2010), Dionisio (2007), Costa-Maciel (2014), Leal (2022) e Araújo (2021), no que se refere ao estudo dos aspectos cinésicos na construção de sentidos. Os resultados evidenciaram que movimentos do corpo, o gestual, as expressões faciais e os olhares assumem papéis de destaque na construção de sentido e corroboram o estereótipo associado à figura da madrasta representada em película cinematográfica. Além disso, apontam para a necessidade de ampliação de discussões com os discentes no processo de ensino e de aprendizagem formal a respeito do papel que ocupam as questões cinésicas na construção de sentidos.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article explores how elements of the kinesic dimension in orality enhance the construction of the stepmother figure in a cinematic narrative and how these elements are perceived by secondary education students. The study was conducted through a pedagogical workshop with high school students from a private school in the metropolitan region of Recife. The data were audio-recorded and qualitatively analyzed from an interpretative perspective. To theoretically support the discussion, we draw on scholars of orality, such as Schneuwly and Dolz (2004), Marcuschi (2010), Dionisio (2007), Costa-Maciel (2014), Leal (2022), and Araújo (2021), with a focus on the study of kinesic aspects in meaning construction. The results highlighted that body movements, gestures, facial expressions, and gazes play prominent roles in meaning-making and reinforce the stereotype associated with the stepmother figure as portrayed in cinematic films. Additionally, the findings underscore the need to expand discussions with students within the formal teaching and learning process regarding the role kinesic elements play in constructing meaning. |
Artigos Ensino e avaliação da oralidade na formação docente em diferentes licenciaturas Forte-Ferreira, Elaine Cristina Magalhães, Tânia Guedes Resumo em Português: RESUMO Tendo em vista a pouca atenção dada às práticas orais e à avaliação da oralidade na universidade, neste trabalho, ampliamos as discussões em torno dos gêneros orais mediadores dos letramentos acadêmicos. Analisamos as práticas com gêneros orais e os critérios de avaliação da oralidade adotados por docentes de oito licenciaturas. Articulamo-nos a perspectivas teóricas diversas para tratar da oralidade como prática social e multimodal e da avaliação da oralidade em seus elementos linguísticos e não linguísticos. De natureza qualitativa, nesta pesquisa, utilizamos questionários com docentes de duas universidades públicas para coletar os dados. A análise das respostas permite compreender que há solicitações de trabalhos aos graduandos na modalidade oral, assim como adoção de recursos tecnológicos variados; quanto à avaliação das produções, enfoca-se sobretudo o conteúdo e a apropriação do conhecimento, com poucas menções aos aspectos multimodais da fala. Reforçamos a necessidade de mais intervenções nas licenciaturas, que não apenas insiram os estudantes em gêneros orais acadêmicos, como também promovam atividades explícitas de planejamento, produção e avaliação, que propiciam o desenvolvimento de capacidades de linguagem para atuação neste contexto.Resumo em Inglês: ABSTRACT In view of scant attention to oral practices and the assessment of orality at the university, in this work, we have deepened the discussions around oral genres that mediate academic literacies. We examined the practices concerning oral genres and the criteria for assessing orality employed by professors across eight undergraduate teaching programs. Several theoretical perspectives were articulated in order to address orality as a social and multimodal practice and the evaluation of orality in its linguistic and non-linguistic elements. As a methodology, we used questionnaires with professors from two public universities. Analysis of the responses allows conclusions on the requests for oral productions to undergraduates, as well as the adoption of diverse technological resources. As for the evaluation of productions, the focus is mainly on the content and appropriation of knowledge, with few mentions of the multimodal aspects of speech. We reinforce the need for further interventions within undergraduate programs, which not only immerse students in oral practices but also promote explicit activities of planning, production, and evaluation, fostering the development of language capabilities for engagement within this context. |
Artigos Ensino da oralidade na Educação de Jovens, Adultos e Idosos: reflexões sobre o olhar docente acerca de práticas com gêneros orais Bilro, Fabrini Katrine da Silva Barbosa, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Resumo em Português: RESUMO Neste artigo, objetivamos discutir o olhar de duas professoras de Língua Portuguesa dos anos finais do ensino fundamental da Educação de Jovens, Adultos e Idosos no que se refere ao tratamento da oralidade em suas práticas de ensino. Para isso, analisamos os dados provenientes de uma entrevista semiestruturada, agindo metodologicamente a partir de uma ótica qualitativa (Minayo, 2011), estruturada em um olhar interpretativista dos dados (Bortoni-Ricardo, 2008). Diante da configuração do nosso objeto de estudo, tomamos como referência a concepção de linguagem como atividade sociointerativa apresentada por Bronckart (2012) e as teorizações de Marcuschi (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2014), Magalhães e Cristovão (2018). Os resultados obtidos apontam que tanto a professora Ana, quanto a professora Lia revelam a presença de atividades voltadas ao estudo de gêneros orais em suas práticas de ensino, buscando trabalhar, junto a seus alunos, a valorização de seus saberes e os seus posicionamentos sociais por meio da fala.Resumo em Inglês: ABSTRACT In this article, we aim to discuss the perspective of two Portuguese language teachers from the final years of elementary school in Youth, Adult and Elderly Education regarding the treatment of orality in their teaching practices. To this end, we conducted a semi-structured interview, acting methodologically from a qualitative perspective, structured in an interpretative view of the data (Bortoni-Ricardo, 2008). Given the configuration of our object of study, we take as a reference the conception of language as a socio-interactive activity presented by Bronckart (2012); the theories of Marcuschi (2010), Schneuwly e Dolz (2004), Costa-Maciel (2014), Magalhães e Cristovão (2018). The results presented indicate that both teachers Ana and Lia reveal the presence of activities aimed at the study of oral genres in their practices, which sought to work, together with their students, on the appreciation of their knowledge and their social positions through speech, as subjects who actively participate in the world through language, especially oral language. |
Artigos O trabalho com gêneros orais em contexto acadêmico: o que dizem os estudantes de Letras de uma universidade federal? Castro, Joaquim Junior da Silva Oliveira, Dedilene Alves de Jesus Resumo em Português: RESUMO O objetivo deste artigo, recorte de uma pesquisa de mestrado, foi analisar a presença de gêneros orais nas práticas de letramento acadêmico dos alunos de Letras de uma universidade pública. Nesta perspectiva, lançamos mão de estudos de letramentos acadêmicos (Street, 2014, dentre outros), de estudos de oralidade na formação inicial docente (Luna, 2016, 2017; Mattos, 2019; Storto & Fonteque, 2021), além dos estudos acerca do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006), para enfocar o conceito de gênero textual. Como metodologia, elaboramos entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes de Letras - Português. Nossos dados foram coletados por meio de gravações em vídeo, via Google Meet, sendo posteriormente transcritos. Como procedimento para as análises, recorremos aos Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático (SOT-STT) (Bronckart, 2008). Os resultados nos levaram a compreender que há poucas vivências dos graduandos com gêneros acadêmicos orais na licenciatura (seminário e apresentação de pôster). Com isso, constatamos uma ausência de inserção dos discentes em diferentes práticas constitutivas da esfera acadêmica, considerando que há outros gêneros orais que poderiam ser aprofundados e trabalhados.Resumo em Inglês: ABSTRACT The objective of this article, part of a master’s degree research, was to analyze the presence of oral genres in the academic literacy practices of Literature students at a public university. From this perspective, we make use of academic literacy studies (Street, 2014, among others), orality studies in initial teacher training (Luna, 2016, 2017; Mattos, 2019; Storto & Fonteque, 2021), in addition to studies about Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006), to focus on the concept of textual genre. As a methodology, we developed semi-structured interviews with four Literature - Portuguese students. Our data was collected through video recordings, via Google Meet, and was later transcribed. As a procedure for the analyses, we used the Thematic Orientation Segments and Thematic Treatment Segments (SOT-STT) (Bronckart, 2008). The results led us to understand that there are few experiences among undergraduates with oral academic genres during their degree (seminar and poster presentation). With this, we found a lack of insertion of students into different practices that constitute the academic sphere, considering that there are other oral genres that could be deepened and worked on. |
Artigos O ensino da oralidade no Ensino Básico, em Portugal: representações e práticas de ensino do oral, em declarações docentes Graça, Luciana Resumo em Português: RESUMO Este texto pretende constituir-se como um contributo para as pesquisas sobre a oralidade. Mais especificamente, o estudo que descrevemos - recorte de uma pesquisa maior - explora as representações e as práticas de ensino do oral, de acordo com declarações de professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, a lecionarem em instituições portuguesas, públicas e privadas. Os dados analisados foram recolhidos mediante a aplicação de um questionário concebido pelo Groupe Collaboratif pour l’Enseignement de l’Oral, para ser aplicado, com os mesmos objetivos, junto de docentes dos mencionados níveis de ensino a lecionar em instituições da Bélgica francófona. Os resultados mostram que, designadamente, embora a maioria dos docentes atribua grande relevância ao ensino da oralidade, e se sinta confiante nas suas práticas, não receberam formação adequada para tal. E embora tais resultados representem indicadores interessantes de uma evolução importante, a níveis vários, quer a nível de representações quer a nível de práticas de ensino do oral, novos estudos e novas abordagens são necessárias, para que avanços consideráveis no campo da didática da oralidade sejam mais evidentes e duradouros.Resumo em Inglês: ABSTRACT This text is intended as a contribution to research on orality. More specifically, the study we are describing - an excerpt from a larger study - explores the representations and practices of teaching oral language, according to statements made by primary school teachers teaching in Portuguese public and private institutions. The data analyzed was collected by applying a questionnaire designed by the Groupe Collaboratif pour l’Enseignement de l’Oral to be applied, with the same objectives, to teachers at the above-mentioned levels teaching in institutions in French-speaking Belgium. The results show that although the majority of teachers attach great importance to teaching orality and feel confident in their practices, they have not received adequate training. Although these results represent interesting indicators of an important evolution, at various levels, both in terms of representations and oral teaching practices, further studies and new approaches are needed if considerable advances in the field of oral teaching are to be more evident and lasting. |
Artigos Os gêneros orais na BNCC e sua progressão nos anos iniciais do ensino fundamental Bueno, Luzia Bragiatto, Gabriel Aparecido Oliveira, Camila Regina Resumo em Português: RESUMO Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre os gêneros orais e sua possível progressão prescrita pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, baseou-se no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo junto às discussões sobre uma didática do oral (Bronckart, 2006; Schneuwly & Dolz, 2011). Como metodologia, foi realizada uma catalogação dos gêneros orais, considerando sua progressão, e a relação destes com as dimensões do ensino da oralidade de Leal (2022). Os resultados permitem perceber que, dentre os gêneros orais na BNCC, ocorre uma certa progressão, embora não explícita, restringindo-se a alguns gêneros. Somente os gêneros Notícia, Receita e Apresentação/Exposição foram propostos de modo com possível progressão. Considerando o trabalho dos professores no Brasil, é difícil pressupor que conseguiriam sozinhos depreender essa progressão. Ademais, o tipo de exploração proposta para esses gêneros não contempla todas as dimensões que o oral possibilita, podendo levar a uma formação ainda deficitária para os anos iniciais.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article aims to present the results of an investigation into oral genres and their possible progression prescribed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for the early years of elementary education. For this purpose, it is based on the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism along with discussions on oral didactics (Bronckart, 2006; Schneuwly & Dolz, 2011). As a methodology, a cataloging of oral genres was carried out considering their progression and their relationship with the dimensions of teaching orality by Leal (2022). The results show that, among the oral genres in the BNCC, there is a certain progression, although not explicit, limited to a few genres. Only the genres News, Recipe, and Presentation/Exposition were proposed with possible progression. Considering the work of teachers in Brazil, it is difficult to assume that they could deduce this progression on their own. Moreover, the type of exploration proposed for these genres does not encompass all the dimensions that orality allows, potentially leading to still deficient training for the early years. |
Artigos O oral no livro didático de língua portuguesa: uma análise das dimensões constitutivas do gênero palestra Nascimento, Marina de Fátima Ferreira Moretto, Milena Resumo em Português: RESUMO O presente artigo tematiza as formas como o livro didático de Língua Portuguesa “Se liga na língua (7º ano)”, suporte fundamental aos processos de ensino e de aprendizagem de língua materna no município de Itatiba, sugere a abordagem dos gêneros discursivos/textuais orais nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Tomando como exemplo um capítulo apresentado pela coleção didática “Se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adotada no PNLD 2019, que tematiza o gênero palestra, temos como objetivo geral compreender se as propostas de ensino nele apresentadas possibilitam o desenvolvimento da apropriação das dimensões constitutivas desse gênero. Pautando-nos na perspectiva enunciativo-discursiva, evidenciamos, no contexto mais amplo, que há, em toda coleção, uma escassez tanto quantitativa quanto qualitativa dos gêneros discursivos/textuais orais disponibilizados no livro didático e que as atividades nele apresentadas em relação ao ensino do oral não explora adequadamente as dimensões constitutivas do gênero, no caso desse artigo, o gênero palestra.Resumo em Inglês: ABSTRACT This article discusses the ways in which the Portuguese language textbook “Se liga na língua (7th grade)”, a fundamental support for mother tongue teaching and learning processes in the municipality of Itatiba, suggests an approach to oral discursive/textual genres in the final years of elementary school. Taking as an example a chapter presented by the didactic collection “Se liga na língua, leitura, produção de texto e linguagem, 2018”, adopted in the PNLD 2019, which deals with the lecture genre, our general objective is to understand whether the teaching proposals presented in it make it possible to develop the appropriation of the constitutive dimensions of this genre. Based on the enunciative-discursive perspective, we found, in the broader context, that there is a quantitative and qualitative shortage of oral discursive/textual genres available in the textbook and that the activities presented in it in relation to the teaching of oral language do not adequately explore the constitutive dimensions of the genre, in the case of this article, the lecture genre. |
Artigos A oralidade em perspectiva dialógica: uma análise da tessitura da contrapalavra discente no gênero discursivo notícia radiofônica escolar Nogueira, Michelly Dayane Soares Ohuschi, Márcia Cristina Greco Resumo em Português: RESUMO Este trabalho tem como objetivo compreender as projeções valorativas, como reação-resposta aos já-ditos, na produção oral discente de uma notícia radiofônica escolar, sob o viés da concepção dialógica da linguagem. À Luz da Linguística Aplicada, a pesquisa pauta-se nos pressupostos teóricos do Círculo de Bakhtin e em pesquisadores que seguem esta vertente. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico e de natureza aplicada, caracterizada como pesquisa-ação, em que foi elaborada e implementada uma proposta de intervenção, a partir da tríade oralidade, leitura e escrita, em uma turma de 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Belém-PA. A proposta resultou na produção textual oral de 17 notícias radiofônicas escolares, sendo uma delas selecionada para este artigo. Os resultados da análise do enunciado concreto oral selecionado evidenciam que, entre fios discursivos orais e os valores humanos, a contrapalavra discente refrange marcas de autoria e projeções valorativas, a desvelar o relatar e o posicionamento axiológico da discente.Resumo em Inglês: ABSTRACT This work aims to understand the evaluative projections, as a reaction-response to what has already been said in student oral production of school radio news, under the bias of the dialogical conception of language. In the light of Applied Linguistics, the research is based on the theoretical assumptions of the Bakhtin Circle and researchers who follow that trend. This is a qualitative-interpretive research, of ethnographic and applied nature characterized as action research, in which an intervention proposal was developed and implemented, based on the triad: orality, reading and writing, in a 1st grade group of high school, at a public school in the city of Belém-PA - BR. The proposal resulted in the oral textual production of 17 school radio news, one of which was selected for this article. The results of the analysis of the selected concrete oral utterance show that, between oral discursive threads and human values, the student’s counterword reflects marks of authorship and evaluative projections, revealing the report and the student’s axiological positioning. |
Artículos O ensino da oralidade nas práticas de leitura em voz alta nas aulas de Letras e Literaturas do ensino médio Navarro, Paula Resumo em Português: RESUMO A pesquisa sobre o ensino de gêneros textuais orais no nível secundário em Rosário (Argentina), a partir da linha de análise do trabalho docente do interacionismo sociodiscursivo (Bronckart, 2007; Riestra, 2010), mostra que em dezesseis aulas de Línguas e A literatura, a oralidade são ensinadas de forma formalizada e não formalizada (Navarro, 2023a). O objetivo deste artigo é realizar uma análise de conteúdo (Bronckart, 2007) das instruções de tarefas (Riestra, 2008) de três turmas de dezesseis alunos nas quais são indicadas atividades de leitura em voz alta de textos literários. Conclui-se que a realidade do ensino da língua materna no nível secundário apresenta atividades de leitura oral em voz alta que são abordadas a partir de um contrato didático implícito e informal, embora a análise das práticas docentes exponha realidades diversas, cujo estudo e sistematização permitiriam o desenvolvimento de modelos didáticos para alcançar o ensino formalizado.Resumo em Espanhol: RESUMEN La investigación sobre la enseñanza de los géneros textuales orales en el nivel secundario en Rosario (Argentina), desde la línea de análisis del trabajo docente del interaccionismo socio-discursivo (Bronckart, 2007; Riestra, 2010), muestra que en dieciséis clases de Lengua y Literatura la oralidad se enseña de manera formalizada y no formalizada (Navarro, 2023a). El objetivo de este artículo es realizar un análisis de contenido (Bronckart, 2007) de las consignas de tareas (Riestra, 2008) de tres clases de dieciséis en las que se indican actividades de lectura en voz alta de textos literarios. Se concluye que la realidad de la enseñanza de la lengua materna en el nivel secundario presenta actividades orales de lectura en voz alta que se abordan desde un contrato didáctico implícito e informal, aunque el análisis de las prácticas de enseñanza expone realidades diversas, cuyo estudio y sistematización permitiría elaborar modelos didácticos para concretar una enseñanza formalizada.Resumo em Inglês: ABSTRACT The research on the teaching of oral textual genres at the secondary level in Rosario (Argentina), from the line of analysis of the teaching work of socio-discursive interactionism (Bronckart, 2007; Riestra, 2010), shows that in sixteen Language classes and Literature, orality is taught in a formalized and non-formalized way (Navarro, 2023a). The objective of this article is to carry out a content analysis (Bronckart, 2007) of the task instructions (Riestra, 2008) of three classes in which reading aloud activities of literary texts are indicated. It is concluded that the reality of teaching the mother tongue at the secondary level presents oral reading aloud activities that are addressed from an implicit and informal didactic contract, although diverse teaching practices are deployed, the study and systematization of which would allow the development of models. didactics to achieve formalized teaching. |
Artigos Análise do trabalho feito pelo livro e material didático de português para o desenvolvimento dos letramentos científico e histórico-geográfico no eixo de ensino ‘oralidade’ Rezende, Rubiana Oliveira Alves Filho, Sebastião Carlúcio Silva, Silvio Ribeiro da Resumo em Português: RESUMO Neste artigo, exploramos as relações entre o desenvolvimento dos letramentos científico e histórico-geográfico e o trabalho com os gêneros orais no contexto do ensino, bem como discutimos o modo como a formação docente pode ser crucial para a mediação desse eixo do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, analisamos como um livro didático e um material didático complementar de alfabetização e letramento usados por escolas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de Goiás direcionam as práticas docentes. A partir do que apresentam tais instrumentos, discutimos as ações propostas em seu interior, cujo objetivo seria a promoção da oralidade e do trabalho com os gêneros orais. Os principais autores que nos deram embasamento foram Dolz et al. (2010), Silva (2016), Costa (2016), Araújo e Rufo (2021), Tardif (2007), Libâneo (2004). Os resultados mostram a ocorrência de atividades ligadas ao eixo da oralidade direcionadas para o desenvolvimento dos letramentos em destaque em ambos os materiais de modo eficiente, porém com indicativo quantitativo muito baixo.Resumo em Inglês: ABSTRACT In this paper, we explore the relationships between the development of scientific and historical-geographical literacy and the work with oral genres in the context of teaching, as well as discuss how teacher training can be crucial for mediating this axis of the teaching process and learning. To this end, we analysed how a textbook and complementary teaching material for literacy used by schools in the municipal education network of a city in the interior of Goiás aimed at teaching practices. After presenting these instruments, we discuss the actions proposed within them, whose objective would be to promote orality and work with oral genres. The main authors who gave us a basis were Dolz et al. (2010), Silva (2016), Costa (2016), Araújo and Rufo (2021), Tardif (2007), Libâneo (2004). The results show the occurrence of activities linked to the orality axis aimed at the development of literacy efficiently highlighted in both materials but with a very low quantitative indicator. |