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RAM. Revista de Administração Mackenzie, Volume: 25, Número: 5, Publicado: 2024
  • Empreendedorismo 50+: Superando barreiras e promovendo um ecossistema empreendedor Human And Social Management

    Shinohara, Eloísa Elena; Nassif, Vânia Maria Jorge; Paiva, Luis Eduardo Brandão

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo visa investigar as principais iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor (EE) sustentável direcionado aos empreendedores 50+ (E50+) no Brasil. Originalidade/valor: Empreendedores 50+ mais presentes nos debates político, social e acadêmico e o ecossistema empreendedor surgem como uma força dinâmica que molda o desempenho econômico de regiões, empresas e indivíduos. Os empreendedores 50+ são ativos em vários ecossistemas, que podem ser tanto formais, como aqueles compostos por universidades, governos, iniciativas privadas ou financiadores, quanto informais, como aqueles formados por familiares, amigos ou contatos pessoais. A falta de uma representação específica para empreendedores sêniores nos ecossistemas tem sido objeto de discussões no campo do conhecimento científico do empreendedorismo, embora ainda se encontrem incipientes nos estudos da área. Design/metodologia/abordagem: Esta é uma pesquisa qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um grupo focal, realizado de modo on-line com sete especialistas em empreendedorismo 50+. A partir disso, os dados foram imputados no software ATLAS.ti e analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: As iniciativas sugeridas concentram-se na formação de coaching, acesso a recursos financeiros, treinamentos e cursos de especialização, apoio e comunicação de entidades públicas e privadas. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de maior atenção por parte dos órgãos representativos, destacando-se a importância do desenvolvimento de um conjunto de atividades políticas, governamentais e de iniciativas privadas. Em uma perspectiva integrada, há necessidade de implementar ações que minimizem o desemprego entre as pessoas idosas, cujo objetivo é propiciar a inclusão do empreendedor 50+ no ecossistema empreendedor.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article investigates the main initiatives that contribute to developing a sustainable entrepreneurial ecosystem (EE) aimed at entrepreneurs 50+ (E50+) in Brazil. Originality/value: Entrepreneurs 50+ more present in political, social, and academic debates, and the EE emerge as a dynamic force that shapes the economic performance of regions, companies, and individuals. Entrepreneurs 50+ are active in various ecosystems, which can be formal—such as those composed of universities, governments, private initiatives, or funders—and informal—such as those formed by family, friends, or personal contacts. The lack of a specific representation for senior entrepreneurs in ecosystems has been the subject of discussions in the field of scientific knowledge of entrepreneurship. However, they are still incipient in studies in the area. Design/methodology/approach: This is a qualitative and descriptive research. Data was collected through a Focus Group conducted online with seven experts in 50+ entrepreneurship. The data was then entered into the ATLAS.ti software and analyzed using content analysis. Findings: The suggested initiatives focus on coaching training, access to financial resources, training and specialization courses, support, and communication from public and private entities. The survey results point to the need for greater attention from representative bodies concerning this specific niche, highlighting the importance of developing a set of political, governmental, and private initiatives. From an integrated perspective, there is a need to implement actions that minimize potential barriers and trends related to the growth of unemployment among older adults, whose objective is to promote the inclusion of entrepreneurs 50+ in the EE.
  • Resiliência das ações top-5 brasileiras ao longo de 13 anos de eventos político-econômicos Human And Social Management

    Souza e Silva, Suelle Cariele de; Wickboldt, Leandro Araújo; Miranda, Kléber Formiga

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo visa analisar como os eventos político-econômicos afetaram o mercado de capitais brasileiro ao longo de 13 anos, avaliando os retornos anormais das cinco ações mais líquidas (Top-5). Originalidade/valor: Este estudo avança sobre pesquisas anteriores ao analisar vários eventos político-econômicos ocorridos ao longo de 13 anos que impactaram, em alguma medida, os preços de empresas listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Considerando evidências favoráveis e contrárias à Hipótese de Eficiência de Mercado (HEM), esta pesquisa oferece um teste original e robusto para avaliar a eficiência de mercado, considerando diversos eventos e empresas. Design/metodologia/abordagem: Utilizamos a técnica de estudo de eventos para medir o impacto de cada evento nos preços das ações utilizando o dia que precede e que sucede o evento analisado. A análise do retorno anormal das empresas foi realizada por meio de estimações do modelo de precificação de ativos de capital (CAPM) com 110 observações anteriores ao evento. Os testes das hipóteses de pesquisa foram realizados por meio do teste de médias do retorno anormal em torno do evento (Janela – 1,1). Resultados: Verificamos que as cinco principais empresas do mercado acionário brasileiro foram eficientes na forma semiforte da HEM diante de 13 anos de eventos extremos. Seus retornos não sofreram mudanças significativas após os eventos, diferenciando-se de estudos que questionam a eficiência do mercado. Diante dos resultados encontrados, participantes do mercado não devem esperar retornos anormais diante de eventos similares.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study analyzes how political-economic events have affected the Brazilian capital market over 13 years by evaluating the abnormal returns of the five most liquid stocks (Top-5). Originality/value: This research proceeds from previous studies by analyzing various political-economic events that impacted, to some extent, the prices of companies listed on the Brazilian Stock Exchange over 13 years. Considering both favorable and opposing evidence to the efficient market hypothesis (EMH), this study provides an original and robust test to evaluate market efficiency, considering various events and companies. Design/methodology/approach: We used the event study methodology to measure the impact of each event on stock prices by using the day before and after the event analyzed. We performed capital asset pricing model (CAPM) estimations with 110 observations before the event to assess abnormal returns. To assess the research hypotheses, we used the average abnormal return test around the event (Window – 1.1). Findings: We found that the five major companies in the Brazilian stock market were efficient in the EMH semi-strong form test despite 13 years of extreme events. Their returns did not change significantly after the events, differentiating themselves from studies that question market efficiency. Therefore, market participants should not expect abnormal returns in similar events.
  • Ciclos econômicos e pagamentos de dividendos: Um estudo no mercado brasileiro Human And Social Management

    Mota, Renato Henrique Gurgel; Moura, Angelica Maria Constantino de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar o comportamento da distribuição de dividendos das empresas brasileiras de capital aberto de acordo com os efeitos dos ciclos econômicos, comparando as fases de recuperação, expansão, recessão e contração (Schumpeter, 1935) com as fases de expansão e recessão conforme o National Bureau of Economic Research (NBER). Originalidade/valor: O método de classificação das fases dos ciclos econômicos de acordo com Schumpeter (1935) apresenta maiores detalhes em relação ao método NBER. As quatro fases apresentam características diferentes e não são observadas quando usadas apenas as duas fases do modelo do NBER. Design/metodologia/abordagem: Para atingir o objetivo da pesquisa, foram coletadas informações de 243 empresas de capital aberto listadas na Bolsa de Valores Brasileira entre os anos 1997 e 2021. Os dados foram obtidos na base de dados da Refinitiv, e utilizaram-se os modelos de regressão de dados em painel com efeitos aleatórios para analisar duas hipóteses definidas neste estudo. As hipóteses afirmam que o comportamento da relação entre o pagamento de dividendos e as fases dos ciclos econômicos de baixa (alta) do NBER é diferente em relação às fases de recessão e contração (recuperação e expansão) conforme Schumpeter. Resultados: Os resultados indicaram não rejeição das hipóteses, reforçando a importância da análise das quatro fases dos ciclos econômicos e de forma complementar por investidores, analistas, gestores e demais usuários ao analisar o pagamento de dividendos por companhias abertas nos diferentes níveis de atividade econômica do país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To analyze the behavior of the dividend distribution of publicly traded Brazilian companies according to the effects of the business cycles, comparing the stages of recovery, expansion, recession, and contraction (Schumpeter, 1935) with the stages of expansion and recession according to the National Bureau of Economic Research (NBER). Originality/value: According to Schumpeter (1935), classifying the stages of the business cycle presents greater details to the NBER method because the four stages show different characteristics that are not observed when only the two stages of the NBER model are used. Design/methodology/approach: Information was collected from 243 publicly traded companies listed on the Brazilian Stock Exchange between 1997 and 2021 to achieve the research objective. Data were obtained from the Refinitiv database, using panel data regression models with random effects to analyze two hypotheses defined in this study. The hypotheses state that the behavior of the relationship between the payment of dividends and the stages of the NBER’s bearish (high) business cycles is different from the recession and contraction stages (recovery and expansion), according to Schumpeter. Findings: The results indicated the non-rejection of the hypotheses, reinforcing the importance of the analysis of the four stages of the business cycles and complementary form by investors, analysts, managers, and other users when analyzing the payment of dividends by publicly held companies at the different levels of economic activity in the country.
  • Despatriados por uma organização petroquímica: A dimensão ética na abertura da estratégia Human And Social Management

    Zanoni, Beatriz Lima; Capucho, Pablo Henrique Paschoal; Martins, Ingrid De Matos; Rese, Natália

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Esse artigo debate o processo de abertura da estratégia, entendendo a pressão social sobre as organizações como uma dimensão de destaque no contexto do fazer estratégia. Originalidade/valor: Em um contexto de crimes ambientais corporativos, sociais e negligências de modo geral, as organizações podem manter suas estratégias fechadas e tentar se esquivar de manifestações institucionais e sociais ao responder cerimonialmente. Para problematizar esta relação, trazemos como arcabouço teórico discussões sobre a open strategy, assumindo uma perspectiva prática deste fenômeno social mundial, propondo ainda uma agenda de discussões dentro de uma dimensão da ética no fazer estratégia. Design/metodologia/abordagem: Realizamos um estudo de caso de base documental do “fenômeno geológico” da Braskem ocorrido em Maceió em 2018, a partir de reportagens publicadas na Folha de S.Paulo e no Estadão, assim como relatórios da organização. Face a esses documentos, debatemos sobre o crime ambiental corporativo ocorrido (ecocídio), que acarretou na despatriação dos sujeitos. Os documentos foram analisados a partir de análise de conteúdo e interpretados à luz do arcabouço teórico delineado. Resultados: Ressaltamos neste artigo a importância da inclusão da dimensão ética nos debates sobre open strategy e propomos uma reflexão sobre levar a abertura a sério. Abertura essa construída a partir de uma perspectiva dialógica e de práticas sociais que consideram um arcabouço sócio-histórico, cultural e situado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article debates the open strategy process, understanding the social pressure on companies as a highlighted dimension within the context of formulating strategy. Originality/value: Within corporate environmental and social crimes and negligence, companies can maintain their closed strategies and try to avoid institutional and social protests by responding ceremonially. To analyze this relationship, we use the theoretical framework of open strategy, assuming a practical perspective of this worldwide social phenomenon, and we also propose a discussion agenda for the ethical dimension of formulating strategy. Design/methodology/approach: We have conducted a documental case study of the Braskem “geological phenomenon” which occurred in Maceió, Alagoas, in 2018 using newspaper reports from Folha de S.Paulo and Estadão, as well as business reports. Based on these documents, we debate the corporate environmental crime that occurred (ecocide), which caused great losses on the part of the local residents. The documents were analyzed using content analysis and interpreted in light of the delineated theoretical framework. Findings: We emphasize the importance of including the ethical dimension in debates about open strategy and propose a reflection about taking this opening seriously. Openness is built from a dialogic perspective, and social practices are considered a social-historic and culturally situated framework.
  • Navegando no terreno subjetivo: Superando os desafios da autoetnografia para a pesquisa em administração Human And Social Management

    Araújo, Bianca Cruz de; Davel, Eduardo Paes Barreto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: Este artigo objetiva incorporar o trabalho acadêmico sobre autoetnografia nas ciências sociais aplicadas para consolidar o conhecimen-to que orienta a metodologia de pesquisa no campo da administração. Originalidade/valor: Na esfera das ciências sociais, os pesquisadores se distinguem por sua perspicácia prática abrangente e habilidade em decifrar fenômenos complexos, trazendo uma série de percepções para o campo que enriquece a compreensão em nível superficial. No entanto, devido à influência persistente do paradigma funcionalista, esses insights são muitas vezes desconsiderados em favor de metodologias tradicionais, ignorando assim as oportunidades de avanço. A autoetnografia, caracterizada por elementos distintos que divergem dos métodos etnográficos convencionais, apresenta um caminho promissor para aproveitar esses potenciais negligenciados. Apesar de seu recente surgimento no discurso etnográfico, o pouco reconhecimento e a fragmentação do trabalho acadêmico sobre autoetnografia na pesquisa em administração constituem um desafio que merece atenção. Design/metodologia/abordagem: Realizamos uma revisão sistemática da produção acadêmica, abrangendo livros, capítulos de livros e artigos de periódicos revisados por pares, para examinar tanto os fundamentos teóricos quanto as aplicações práticas da autoetnografia, particularmente no campo das ciências sociais. Resultados: Este estudo esclarece as complexidades do emprego da auto-etnografia na pesquisa em administração. Este artigo explora a relevância, as potencialidades e os desafios do método etnográfico, fornecendo soluções práticas para aumentar seu rigor e apelo. Ao sintetizar e integrar quatro categorias principais de autoetnografia, este artigo contribui para a metodologia em administração. Os exemplos de casos enriquecem ainda mais esse discurso, destacando o uso eficaz da autoetnografia em cenários do mundo prático. O produto é uma visão sistematizada e prática do aproveitamento do poder da autoetnografia para uma pesquisa profunda em administração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose: This article aims to incorporate scholarly work on autoethno-graphy into applied social sciences to solidify the knowledge that steers research methodology in the business and management field. Originality/value: In the sphere of social sciences, researchers are distinguished by their comprehensive practical acumen and adeptness at deciphering complex phenomena, bringing an array of insights to the dis-cipline that enriches surface-level understanding. However, due to the persistent sway of the functionalist paradigm, these insights are often disregarded in favor of traditional methodologies, thereby bypassing opportunities for advancement. The research methodology of autoethnography, characterized by distinctive elements diverging from conventional ethnographic methods, presents a promising avenue to harness these overlooked potentials. Despite its recent emergence in ethnographic discourse, the under-recognition and fragmentation of scholarly work on autoethnography within management research constitute a challenge that warrants attention. Design/methodology/approach: A systematic literature review was employed, consisting of books, book chapters, and peer-reviewed journal articles, to scrutinize both the theoretical underpinnings and practical applications of autoethnography, particularly within the domain of social sciences. Findings: This study illuminates the intricacies of employing autoethnography within management research. This article explores the method’s relevance, potentialities, and challenges, providing practical solutions to enhance its rigor and appeal. By synthesizing and integrating four main categories of autoethnography, this study contributes to the methodology in management studies. Case examples further enrich this discourse by highlighting the effective use of autoethnography in real-world scenarios. The product is a systematic and practical insight into harnessing the power of autoethnography for profound management research.
  • Razões subjacentes à sub-representação das mulheres nos conselhos de administração de empresas brasileiras: Evidências empíricas Human And Social Management

    Hanashiro, Darcy Mitiko Mori; Samaha, Marcos Baruki; Gonçales, Nágila Giovanna Silva Vilela

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é compreender as razões da sub-representação das mulheres em conselhos de administração (CA) brasileiros, a partir das experiências de conselheiras independentes. Originalidade/valor: A baixa representação das mulheres em CA é uma questão de investigação crescente na literatura corrente. Estudos quantitativos, baseados principalmente em dados secundários, em geral mostram que a diversidade de gênero, embora baixa, está associada a resultados positivos para as organizações. Apesar desses achados sobre o papel da diversidade de gênero em CA, falta uma discussão sobre as causas da sub-representação feminina nos CA brasileiros. Uma compreensão mais profunda das razões da baixa representatividade é o foco deste artigo. Design/metodologia/abordagem: A investigação qualitativa foi realizada por meio de entrevistas em profundidade presenciais com oito conselheiras independentes de CA de organizações brasileiras, selecionadas por critérios de acessibilidade, de diferentes setores. As entrevistadas relataram a sua experiência na carreira executiva, particularmente no papel de membro de CA. Os dados foram interpretados de acordo com a análise temática. Resultados: A pesquisa identificou a dinâmica interligada constituída por barreiras psicológicas, pessoais, organizacionais e culturais que limitam a representação das mulheres nos CA. Os achados expandem a literatura corrente, ao descrever e explicar empiricamente as razões para baixa diversidade de gênero nos CA.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The paper aims to understand the reasons for women’s under-representation on Brazilian corporate boards by examining the experiences of independent female board members. Originality/value: The low representation of women on Boards of Directors (BD) is a growing research issue in current literature. Quantitative studies, primarily based on secondary data, generally show that gender diversity, while low, is associated with positive outcomes for organizations. Despite the findings on the role of gender diversity in BD, there is a lack of discussion about the causes of female underrepresentation on Brazilian Boards. The focus of this paper is to gain a deeper understanding of the reasons for the low representativeness. Design/methodology/approach: Qualitative research was conducted through face-to-face, in-depth interviews with eight independent female board members of Brazilian organizations selected by accessibility criteria from different sectors. The interviewees reported their experience in their executive careers, particularly as board members. The data were interpreted according to thematic analysis. Findings: The research identified an interconnected dynamic of psychological, personal, organizational, and cultural barriers that limit women’s representation in BD. This finding expands the current literature by empirically describing and explaining the reasons for low gender diversity in BD and the causes of the underrepresentation of independent female members in BD.
  • Jornada da transformação digital: Como as capacidades dinâmicas apoiam o uso estratégico dos benefícios da tecnologia da informação por meio de alianças Human And Social Management

    Souza Filho, Marco; Albertin, Alberto Luiz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo visa identificar as contribuições que as capacidades dinâmicas geram no uso estratégico da tecnologia da informação a partir de alianças entre empresas. Originalidade/valor: A transformação digital tem evoluído nos últimos anos e está presente nas organizações como importante iniciativa para o aproveitamento de oportunidades com o uso intenso de tecnologias de informação, e para a solução de novos e tradicionais desafios competitivos. Entre eles estão a necessidade de desenvolver uma cultura favorável à inovação digital, habilidades e competências para uso intenso dessas tecnologias. O artigo contém contribuições teóricas relevantes sobre capacidades dinâmicas e benefícios gerados pelo uso estratégico de tecnologia de informação; como contribuições práticas que podem ajudar empresas a acelerarem sua jornada para a transformação digital. Design/metodologia/abordagem: A pergunta de pesquisa deste artigo é: Como as capacidades dinâmicas apoiam o uso estratégico de tecnologia da informação e aumentam o aproveitamento de seus benefícios, no contexto de alianças e transformação digital? Foi realizado um estudo de casos múltiplos exploratórios, com seguradoras e insurtechs no Brasil, com experiência em alianças estratégicas. Foram analisados os aprendizados gerados nessas alianças e como as seguradoras se utilizaram deles para aprimorar suas competências, desenvolver capacidades dinâmicas, fortalecendo o uso estratégico da tecnologia da informação e seus benefícios. Resultados: Os resultados confirmaram o modelo proposto que sugere que o aprendizado gerado no contexto das alianças estratégicas, é assimilado e aplicado em demais capacidades dinâmicas, e potencializam benefícios do uso estratégico de tecnologia de informação como melhoria da experiência do usuário, inovação, agilidade, flexibilidade, e o desenvolvimento de uma cultura digital.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article aims to validate a systemic model that helps to understand the contributions of dynamic capabilities to the benefits generated by the strategic use of information technology in alliances between companies. Originality/value: Digital transformation has evolved in recent years and is present in organizations as an essential initiative in their competitive strategy, requiring them to develop a culture favorable to digital innovation, skills, and competencies for the intense use of these technologies. The value includes theoretical contributions on dynamic capacities and benefits generated for the strategical use of information technology, as practical contributions help companies in digital transformation. Design/methodology/approach: The research question in this paper is: How do dynamic capabilities support the strategic use of information technology and increase the utilization of its benefits in the context of alliances and digital transformation? A multiple case study was carried out with insurance companies and insurtechs in Brazil. It analyzed the learnings generated in the partnerships and how the insurance companies used this learning to improve their skills, develop dynamic capacities, and strengthen the strategic use of information technology and its benefits. Findings: The results confirmed that the learning from strategic alliances is assimilated and applied in other dynamic capacities, enhancing the benefits of the strategic use of information technology by improving those aspects.
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