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Revista CEFAC, Volume: 26, Número: 4, Publicado: 2024
  • Motivation to learn during adolescence Letter To The Editor

    Del Ciampo, Luiz Antonio; Del Ciampo, Ieda Regina Lopes
  • Medidas de qualidade lexical na avaliação da proficiência de leitura em alunos universitários brasileiros Artigos Originais

    Verrone, Isabel Almeida Bender; Pereira, Caio Falcão; Fonseca, Maria Cristina Micelli; Lukasova, Katerina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: comparar o desempenho de alunos universitários brasileiros a partir de tarefas com habilidades de qualidade lexical e avaliar a influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical. Métodos: testes linguísticos on-line foram aplicados em 44 estudantes de duas universidades federais, sendo 19 da Universidade Federal do ABC e 25 da Universidade Federal do Ceará. Para análise foram utilizados os testes Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) de duas vias e a Correlação de Pearson com p<0,05. Resultados: foram obtidas correlações altas e médias entre os diferentes componentes da qualidade lexical, tais como vocabulário e reconhecimento ortográfico, além de terem sido encontradas diferenças significativas entre o desempenho dos alunos das duas universidades e de diferentes níveis socioeconômicos. Conclusão: menor tempo de leitura apresentou correlação com maior quantidade de acertos na leitura de palavras em voz alta, a quantidade de acertos no teste de homônimos correlacionou-se a quantidade de acertos no teste de leitura de palavras em voz alta e ambas correlacionaram-se com o tempo de resposta destes testes. Houve, também, influência do nível socioeconômico no desempenho da leitura e nos componentes que formam a qualidade lexical.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to assess the reading ability of university students using tasks to measure Lexical Quality (LQ) and evaluate the influence of socioeconomic status (SES) on both the reading performance and the components of Lexical Quality (LQ). Methods: 44 students from two federal universities took online linguistic tests, 19 from the Federal University of the Great ABC Region (UFABC) and 25 from the Federal University of Ceará (UFC), Brazil. Two-ranked Mann-Whitney (Wilcoxon rank-sum test) and Pearson’s Correlation tests at p<0,05 were applied to analyze the data. Results: high and medium correlations were obtained among the different components of LQ, such as vocabulary and spelling recognition. In addition, significant differences were found between the performances of the two universities' students and their distinct socioeconomic levels. Conclusion: shorter reading times were correlated to higher accuracy in the Test of Word Reading Efficiency for Adults. The number of correct answers in the homonym test was correlated to the higher accuracy of the Test of Word Reading Efficiency for Adults, and both were correlated to the reaction time measures of these tests. The influence of socioeconomic status on reading performance and Lexical Quality components tasks was also found.
  • Processamento auditivo central e processamento fonológico em bilíngues do português brasileiro - inglês Artigos Originais

    Quatrini, Érica Aparecida Picoli; Rodrigues, Carolini Marchetti; Zuanetti, Patrícia Aparecida; Zanchetta, Sthella; Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: comparar as habilidades do processamento auditivo temporal (ordenação temporal) e do processamento fonológico em sujeitos bilíngues e monolíngues. Métodos: participaram 100 estudantes universitários (graduação e pós-graduação) divididos em Grupo Bilíngue (GB n=50) e Grupo Monolíngue (GM n=50). As habilidades do Processamento Fonológico (consciência fonológica, memória de trabalho - alça fonológica e acesso rápido ao léxico) e habilidades temporais do Processamento Auditivo (testes de Padrão de Frequência e Padrão de Duração) dos dois grupos, foram avaliadas. Foi utilizado, para análise estatística, o teste de Mann-Whitney (p=0,05). Resultados: observou-se melhor desempenho do GB em tarefas de consciência fonológica e memória de trabalho fonológica - repetição de não-palavras, em tarefas de nomeação rápida, exceto para nomeação de cores, e melhor desempenho nos dois testes de processamento auditivo, comparado com o desempenho do GM. Conclusão: indivíduos bilíngues apresentam melhor desempenho em testes fonológicos e auditivos. Essas habilidades favorecem a identificação e discriminação de variações na fonologia de ambos os idiomas, influenciando seu desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to compare temporal auditory processing (temporal ordering) and phonological processing skills in bilingual and monolingual subjects. Methods: 100 undergraduate and postgraduate university students divided into a bilingual group (BG; n = 50) and a monolingual group (MG; n = 50). The study assessed the two groups’ phonological processing skills (phonological awareness, working memory - phonological loop, and rapid lexicon access) and temporal auditory processing skills (Frequency Pattern and Duration Pattern Tests). The Mann-Whitney test (p = 0.05) was used for statistical analysis. Results: BG performed better than MG in phonological awareness and phonological working memory tasks - nonword repetition and rapid naming tasks, except for color naming, and the two auditory processing tests. Conclusion: Bilinguals performed better on phonological and auditory tests. These skills help them identify and discriminate variations in the phonology of both languages, influencing their performance.
  • Manutenção do conhecimento adquirido por agentes comunitários de saúde sobre temáticas relacionadas à saúde auditiva: Uma proposta na modalidade remota Artigos Originais

    Streit, Glória Cristina de Souza; Brum, Júlia Borgheti; Hames, Laura Binsfeld; Nascimento, Rafael Niederauer do; Patatt, Fernanda Soares Aurélio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: mensurar a manutenção do conhecimento adquirido por agentes comunitários de saúde sobre saúde auditiva e verificar se há associação com as variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função. Métodos: estudo experimental, do qual 30 agentes comunitários de saúde participaram em quatro encontros remotos. No primeiro encontro foram coletados os dados acerca das variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função dos profissionais. No segundo e no terceiro, realizaram-se ações educativas sobre: 1) audição, 2) saúde/alterações auditivas, 3) organização do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, 4) uso e higienização das próteses auditivas e 5) importância das consultas de acompanhamento, além da aplicação do Quiz pós-imediato. No quarto encontro, aplicou-se o Quiz pós-tardio. Cada Quiz continha dez situações-problema. Mensurou-se a manutenção do conhecimento por meio da comparação dos escores de acertos. Ainda, realizou-se a associação entre os desempenhos obtidos pelos sujeitos e as variáveis. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos de McNemar, Binomial e Exato de Fisher, adotando-se significância de 5%. Resultados: não houve diferença nos escores de acertos ao comparar os Quizzes. A manutenção do conhecimento não teve relação com as variáveis. Conclusão: o conhecimento adquirido pelos agentes comunitários de saúde manteve-se meses após as ações educativas e foi independente das variáveis faixa etária, escolaridade e tempo de função.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to measure the maintenance of knowledge acquired by community health workers about hearing health and check whether it was associated with their age group, education level, and length of service. Methods: an experimental study, in which 30 community health workers participated in four remote meetings. In the first one, data were collected on their age, education level, and length of service. The second and third meetings had educational actions on 1) hearing, 2) hearing health and impairment, 3) organization of Hearing Healthcare Services, 4) hearing aid use and hygiene, and 5) the importance of follow-up visits; also, the immediate post-training quiz was applied. The late post-training quiz was administered in the fourth meeting. Each quiz had 10 problem situations. Knowledge maintenance was measured by comparing the scores of correct answers. Moreover, the participants’ performances were associated with the variables. The data underwent McNemar, Binomial, and Fisher's exact statistical tests, setting the significance level at 5%. Results: there was no difference in correct answers between the quizzes and knowledge maintenance was not related to the variables. Conclusion: the community health workers maintained the acquired knowledge for months after the educational actions, regardless of their age group, education level, or length of service.
  • Assessment of speech perception: A survey of speech-language-hearing therapists on their most frequent practices Original Articles

    Ahumada-Parra, María Solange; Pino-Castillo, Josué; Torres-Morales, Felipe; Rojas-Contreras, Daniela Paz; Peñaloza-Castillo, Christian Iván; Fernández-Gallardo, María Angélica; Inostroza-Allende, Felipe; Junge-Cerda, Patricia

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: caracterizar las prácticas de los profesionales de la Fonoaudiología en Chile en torno a la evaluación de la percepción del habla en niños, niñas y adolescentes. Métodos: se realizó un estudio exploratorio de diseño transversal mediante una encuesta online autoadministrada diseñada para indagar en los saberes y cuantificar tendencias en la práctica de la evaluación de la percepción del habla. La encuesta fue confeccionada en base a seis grupos focales realizados con profesionales fonoaudiólogos. La difusión del instrumento se realizó a través de redes sociales y redes de contacto de los investigadores. El análisis estadístico realizado fue de carácter descriptivo. Resultados: un total de 121 personas respondieron la encuesta, todos profesionales de la Fonoaudiología. Los profesionales de la Fonoaudiología en Chile otorgan un alto valor a la percepción del habla en el desarrollo infantil, no obstante, un gran porcentaje no la evalúa. Aquellos profesionales que lo realizan, revelan una amplia diversidad en las prácticas evaluativas. Conclusión: los resultados permiten visibilizar la necesidad de estandarizar ciertos métodos fonoaudiológicos y resaltar la importancia de comprender las estrategias evaluativas en uso para señalar oportunidades de mejora tanto en la evaluación como en los posteriores procesos terapéuticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: to characterize the practices of speech-language-hearing pathologists in Chile, regarding speech perception assessment in children and adolescents. Methods: an exploratory cross-sectional study carried out using a self-administered online survey to investigate knowledge and quantify trends in the practice of speech perception assessment, based on six focus groups with speech-language-hearing pathologists. The instrument was disseminated through the researchers’ social media and contact networks. Descriptive statistical analysis was performed. Results: a total of 121 people responded to the survey, all of them being speech-language-hearing pathologists. These professionals, in Chile, highly value speech perception in child development, however, a large percentage of them do not assess it. Those who carry it out, reported a wide range of assessment practices. Conclusion: the results highlight the need for standardizing certain speech-language-hearing methods and the importance of understanding the assessment strategies in use to point out opportunities to improve both the assessment and subsequent therapeutic processes.
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