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Revista Contabilidade & Finanças, Volume: 35, Número: 95, Publicado: 2024
  • Avaliação do comportamento dos bancos brasileiros em transações de fusão e aquisição Artigo Original

    Angeli, Allan Pétris; Rebehy, Perla Calil Pongeluppe Wadhy; Salgado Junior, Alexandre Pereira; Sardelari Júnior, José Roberto; Bonaretti Filho, Carlos Roberto

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo tem como objetivo determinar o impacto de uma fusão e aquisição (F&A) no desempenho do banco consolidador em relação a seus concorrentes, tanto na abordagem de intermediação quanto na de rentabilidade, além de propor uma métrica de ranking de F&A para uma análise de desempenho mais precisa. Embora alguns estudos avaliem o desempenho dos bancos em F&As, a explicação de seu impacto sobre as instituições no mercado pode ser mais bem explorada com a proposição de uma métrica financeira-operacional, diferente das avaliações pelo mercado acionário, complementada com o ponto de vista das estratégias organizacionais que aparecem na literatura como essenciais para a continuidade da desenvoltura do tema. Avaliar as consequências das F&As de bancos e entender suas intenções proporciona uma melhor gestão tanto das instituições quanto dos aspectos socioeconômicos do país. Também fornece diretrizes e novas ferramentas de avaliação de desempenho para acadêmicos, gerentes e funcionários do governo nos processos de F&A. O método de pesquisa é quantitativo-qualitativo. Na abordagem quantitativa, foi utilizada a técnica de análise por envoltória de dados (DEA, do inglês data envelopment analysis) com um segundo estágio de regressão linear múltipla. O banco de dados foi formado por informações das demonstrações financeiras dos bancos de 2000 a 2018 (representando o CAMELS), complementadas com informações macroeconômicas e de estrutura de mercado. Na abordagem qualitativa, o impacto dessas variáveis regredidas foi determinado no estágio quantitativo para quatro estudos de caso, que são os "Quatro Grandes" bancos que representam aproximadamente 87% do mercado financeiro brasileiro. Embora alguns estudos abordem o tema da relação entre a eficiência e as F&As, este estudo mostra que não há uma relação clara e direta entre as F&As e o desempenho (a eficiência) dos bancos no mercado. Os resultados sugerem que os bancos realizam as F&As por outros motivos além da busca por eficiência, deixando a eficiência como consequência da operação. Este artigo contribui para a proposição de uma nova métrica de mensuração da eficiência das F&As, cuja função é estabelecer um ranking e relativizar a análise do desempenho dos bancos em relação ao mercado como um todo, permitindo a visualização do efeito relativo em relação aos concorrentes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to determine the impact of an M&A on the performance of the consolidating bank in relation to its competitors in both the intermediation and profitability approaches, in addition to proposing an M&A ranking metric for a more accurate performance analysis. Although some studies assess the performance of banks in M&As, the explanation of their impact on institutions in the market can be better explored by proposing a financial-operational metric, different from valuations by the stock market, complemented with the point of view of organizational strategies that appear in the literature as essential for the continuity of the resourcefulness of the topic. Assessing the consequences of bank M&As and understanding their intentions provides better management of both institutions and the country's socioeconomic aspects. It also provides guidelines and new tools for performance evaluation for academics, managers, and government officials on M&A processes. The research method is quantitative-qualitative. In the quantitative approach, the data envelopment analysis (DEA) technique with a second stage of multiple linear regression was used. The database was formed by information from the banks' financial statements from 2000 to 2018 (representing the CAMELS), supplemented with macroeconomic and market structure information. In the qualitative approach, the impact of these regressed variables was determined in the quantitative stage for four case studies, which are the Big4 banks that represent approximately 87% of the Brazilian financial market. Although some studies deal with the topic of the relationship between efficiency and M&As, this study shows that there is no clear and direct relationship between M&As and the performance (efficiency) of banks in the market. The results suggest that banks carry out M&As for reasons other than the search for efficiency, leaving efficiency as a consequence of the operation. This article contributes to the proposal of a new metric for measuring the efficiency of M&As, whose function is to establish a ranking and relativize the analysis of banks' performance in relation to the market as a whole, allowing the visualization of the relative effect vis-à-vis competitors.
  • O efeito moderador do narcisismo do CEO na sensibilidade da remuneração ao desempenho Artigo Original

    Azevedo, Yuri Gomes Paiva; Nakao, Silvio Hiroshi

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo é examinar se o narcisismo do Diretor Executivo (Chief Executive Officer - CEO) tem um efeito moderador sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho (pay-performance sensitivity). Preenchemos uma lacuna na literatura existente, que ignora os aspectos comportamentais dos agentes na elaboração dos planos de remuneração dos executivos, fornecendo evidências do efeito moderador do narcisismo do CEO sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho. Esclarecemos o fato de que os acionistas e os investidores potenciais podem enfrentar custos de agência mais altos ao investir em empresas lideradas por CEOs narcisistas, considerando que os CEOs narcisistas tendem a receber níveis mais altos de remuneração do que seus pares, independentemente do desempenho da empresa. Este estudo também tem implicações para os membros do conselho e recrutadores, que podem levar em conta esse aspecto psicológico ao propor esquemas de remuneração aos CEOs. Os resultados estendem a discussão anterior sobre a baixa sensibilidade da remuneração ao desempenho (ou sua não significância), sugerindo que isso pode ser parcialmente atribuído às características psicológicas dos CEOs, que desempenham um papel na concepção da remuneração dos executivos. Uma amostra de 1.057 empresas não financeiras dos EUA (8.869 observações empresa-ano) durante o período de 2002 a 2018 foi analisada usando regressões do método generalizado de momentos sistêmico (system generalized method of moments - SYS-GMM) devido à relação endógena entre a remuneração do CEO e o desempenho da empresa. Os principais resultados mostram que o narcisismo do CEO reduz a associação entre a remuneração do CEO e o desempenho da empresa, corroborando a previsão de que o narcisismo pode ser visto como um “lado sombrio” na elaboração de planos de remuneração de executivos. Essa constatação é robusta em relação a medidas alternativas de sensibilidade da remuneração ao desempenho, e outros testes de robustez indicam que nossos resultados não são motivados pelo excesso de confiança do CEO. Portanto, este estudo contribui para a literatura ao fornecer, até onde sabemos, as primeiras evidências empíricas do efeito moderador do narcisismo do CEO sobre a sensibilidade da remuneração ao desempenho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to examine whether the Chief Executive Officer (CEO) narcissism has a moderating effect on pay-performance sensitivity. We fill a gap in the existing literature, which overlooks the behavioral aspects of agents in the design of executive compensation plans, by providing evidence of the moderating effect of CEO narcissism on pay-performance sensitivity. We shed light on the fact that shareholders and potential investors might face higher agency costs when investing in firms led by narcissistic CEOs, considering that narcissistic CEOs tend to receive higher levels of compensation than their peers, regardless of the company’s performance. This study also has implications for board members and recruiters, who may take this psychological aspect into account when proposing compensation schemes to CEOs. The results extend the prior discussion on low pay-performance sensitivity (or its non-significance) by suggesting that this might be partially attributed to the psychological characteristics of CEOs, which play a role in the design of executive compensation. A sample of 1,057 non-financial U.S. firms (8,869 firm-year observations) during the period 2002-2018 was analyzed using system generalized method of moments (GMM-SYS) regressions due to the endogenous relationship between CEO compensation and firm performance. The main results show that CEO narcissism reduces the association between CEO compensation and firm performance, supporting the prediction that narcissism can be viewed as a “dark side” in the design of executive compensation plans. This finding is robust to alternative measures of pay-performance sensitivity, and further robustness checks indicate that our results are not driven by CEO overconfidence. Therefore, this study contributes to the literature by providing, to the best of our knowledge, the first empirical evidence of the moderating effect of CEO narcissism on pay-performance sensitivity.
  • Impactos dos sentimentos racionais e irracionais dos investidores no mercado brasileiro Artigo Original

    Marschner, Paulo Fernando; Ceretta, Paulo Sergio; Ambrozini, Marcelo Augusto

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo foi determinar como os sentimentos racionais e irracionais dos investidores afetam o retorno e a volatilidade do mercado brasileiro. O papel do sentimento nos mercados financeiros ainda é um assunto recente, controverso e limitado, e este estudo explora essa relação no mercado brasileiro. As evidências desta pesquisa se somam ao número limitado de estudos sobre o sentimento do investidor em mercados emergentes e ampliam as evidências já documentadas no Brasil. Espera-se que nossos resultados tenham impacto sobre investidores, formuladores de políticas e autoridades monetárias. Os investidores devem estar cientes dos fundamentos econômicos ao formularem suas estratégias de investimento e também ao escolherem as ações que irão compor seus portfólios. Os formuladores de políticas e as autoridades monetárias devem levar em conta o sentimento ao formular estratégias políticas, econômicas e monetárias, pois as mudanças econômicas podem afetar a psicologia do investidor e se refletir em suas negociações no mercado de ações. Os índices de confiança do consumidor e empresarial foram usados como proxies para o sentimento do investidor e foram regredidos em relação a um conjunto de fundamentos econômicos para isolar seus componentes racionais e irracionais. Em seguida, modelos vetoriais autorregressivos foram estimados e funções de resposta a impulsos e decomposições de variância foram geradas para verificar o impacto do sentimento sobre o retorno e a volatilidade do Ibovespa. Há três resultados principais. Primeiro, o sentimento do investidor afeta tanto o retorno quanto a volatilidade do mercado brasileiro. Segundo, os fundamentos econômicos foram importantes determinantes dos retornos e da volatilidade no mercado brasileiro, indicando que a negociação fundamental induzida pelo sentimento racional teve um efeito maior do que a negociação induzida pelo sentimento irracional. Terceiro, em termos de magnitude, o sentimento baseado no consumidor teve um impacto maior do que o sentimento baseado nos negócios.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aimed to determine how rational and irrational investor sentiments impact the return and volatility of the Brazilian market. The role of sentiment in financial markets is still a recent, controversial and limited subject, and this study explores this relationship in the Brazilian market. The evidence from this research adds to the limited number of studies on investor sentiment in emerging markets and extends the evidence already documented in Brazil. Our results are expected to have an impact on investors, policymakers and monetary authorities. Investors must be aware of economic fundamentals when formulating their investment strategies and also when choosing the stocks that will make up their portfolios. Policymakers and monetary authorities should take sentiment into account when formulating political, economic and monetary strategies, as economic changes can affect investor psychology and be reflected in their stock market trading. Consumer and business confidence indexes were used as proxies for investor sentiment and were regressed against a set of economic fundamentals to isolate their rational and irrational components. Then, autoregressive vector models were estimated and impulse response functions and variance decompositions were generated to verify the impact of sentiment on the return and volatility of the Ibovespa. There are three main results. First, investor sentiment impacts both returns and volatility in the Brazilian market. Second, economic fundamentals were important determinants of returns and volatility in the Brazilian market, indicating that fundamental trading induced by rational sentiment had a greater effect than trading induced by irrational sentiment. Third, in terms of magnitude, consumer-based sentiment had a greater impact than business-based sentiment.
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