Acessibilidade / Reportar erro

O enfermeiro vivenciando a formação de conduta de enfermagem

RESUMOS DE TESES

O enfermeiro vivenciando a formação de conduta de enfermagem

Valéria Castilho

O ENFERMEIRO VIVENCIANDO A FORMAÇÃO DE CONDUTA DE ENFERMAGEM - Valéria Castilho - EEUSP-USP - Dissertação de Mestrado - São Paulo - 1991.

O presente estudo procura revelar o que ocorre na experiência das enfermeiras quando formulam condutas de enfermagem para o tratamento dos problemas dos pacientes, pela utilização do processo de enfermagem. No estudo foi adotada a fenomenologia como vertente metodológica para a análise do vivencial das enfermeiras, procurando explicitar o fenômeno estudado pelos significados emergentes dos relatos de cinco profissionais. Os significados resgatados dos relatos possibilitaram olhar o fenômeno de diferentes formas pelo desvelar da percepção das enfermeiras. Os significados "sentindo a necessidade de estabelecer condutas", "conceituando", "avaliando os resultados", "fatores facilitadores" e "fatores bloqueados", revelaram a essencialidade do fenômeno formação de condutas de enfermagem.

Escola de Enfermagem da USP

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419

CEP 05403 - São Paulo-SP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1991
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br