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Educação em saúde: possibilidades de uma proposta

RESUMOS DE TESES

Educação em saúde: possibilidades de uma proposta

Águida Windhausen

Universidade de Santa Catarina

Endereço Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências de Saúde. Curso de Enfermagem, Campus Universitário s/n - Trindade 88.040-900 - Florianópolis - SC

Educação em Saúde: Possibilidades de uma Proposta. Águida Windhausen. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade de Santa Catarina, 1992.

O presente estudo teve como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um marco conceitual e processo de enfermagem para assistência de enfermagem ao indivíduo em sua Educação em Saúde. A proposta foi elaborada a partir de uma visão do processo saúde/doença como resultado de produção e também do profissional de enfermagem como intelectual capaz de contribuir para a transformação da qualidade de vida das pessoas e, portanto, de sua saúde. A implementação junto a dois sujeitos moradores do Bairro Imaruí, na Cidade de Itajaí, Santa Catarina no período de 1989 a 1990, deu-se mediante a utilização do "processo de enfermagem1', cujas etapas foram: captação dos dados, análise dos dados, síntese da situação saúde/doença do sujeito, planejamento, implementação e avaliação. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi a observação participante. A análise dos dados foi de cunho qualitativo, utilizando-se as descrições dos encontros com os sujeitos da pesquisa. Da experiência vivenciada junto aos sujeitos pode-se observar que: o cotidiano é um espaço adequado para que o profissional e indivíduo busquem conhecer as raízes das questões mais importantes de suas vidas e que interferem no processo saúde/doença; a ideologia dominante perpassa todas as esferas do pensar e do agir, tomando-se um obstáculo para as reflexões e decisões dos indivíduos e, por isso, deve ser objeto de estudo do profissional que se propõe a trabalhar desta forma; o vínculo com os sujeitos parece ser decisivo para o atendimento humano, contextualizado e para diagnósticos e intervenções mais acuradas; as etapas do trabalho de Educação em Saúde devem desenvolver-se num contínuo, sem serem seccionadas, dando ao profissional e sujeito uma visão mais integrada da vida; educando e educador vivenciam o processo educativo, fazendo e refazendo conceitos e posturas; os sujeitos possuem diferentes estágios de consciência que devem ser observados no encaminhamento do trabalho; o contato com os sujeitos em seus domicílios possibilita a abordagem de uma demanda que, muitas vezes, não procura os serviços de saúde.

  • Endereço:

    Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências de Saúde. Curso de Enfermagem,
    Campus Universitário s/n - Trindade
    88.040-900 - Florianópolis - SC
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1993
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