Acessibilidade / Reportar erro

O CONASP (Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária)

EDITORIAL

O CONASP (Conselho Consultivo de Administração de Saúde Previdenciária)

Os serviços realizados por pessoal de enfermagem poderão vir a render mais resultados, em termos de saúde para grandes grupos populacionais, uma vez que os recursos (de verbas, de pessoal, de | plantas físicas) poderão ser redirecionados, ao se adotar a política de se suprimirem internações dispensáveis e se incrementar o tratamento ambulatorial.

O CONASP, sob orientação de seu presidente, o prof. Aloysio de Salles Fonseca, submeteu ao Ministro da Previdência e Assistência Social, que o aprovou, o Plano de Reorientação da Assistência à Saúde no âmbito da Previdência Social (Portaria Ministerial nº 3062/82).

Os enfermeiros, e todos os abrangidos nos serviços de enfermagem poderão ajudar a criar coisas novas. Com o ponto de vista do compromisso para com os atendidos e visando o bom desempenho de seu trabalho, poderão desenvolver raciocínios, criar idéias novas e enviá-las, sob forma de sugestão, ao órgão central normativo de enfermagem, que inicia seus trabalhos agora, em uma atmosfera de esperança de realizações.

A título de exemplo, transcreveremos quatro pontos do Plano de Reorientação citado: "1 -prioridade maior às ações primárias de saúde... 2 - integração das instituições de saúde mantidas pelos governos federal, estadual e municipal, num mesmo sistema, regionalizado e hierarquizado... 3 - utilização plena da capacidade de produção de serviços por essas instituições... 7 - critérios mais racionais para a prestação de serviços... com vistas à melhoria das condições de atendimento... "'

Muito pode ser feito, criativamente, com estas diretrizes citadas nos itens, 1, 2, 3, e 7 acima. Por exemplo, estudos realizados por arquitetos seguindo traçados prévios feitos pelas pessoas que estão dando o atendimento nos ambulatórios (médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, assistentes sociais, etc.) poderão melhorar o fluxo dos que utilizam os serviços. Estamos padecendo, neste país, de incríveis erros de planta de ambulatórios.

Outro aspecto, muito importante, é o trabalho em si de todas as pessoas envolvidas na prestação da assistência de enfermagem ambulatorial (para-hospitalar).

Nada menos que vários seminários deverão ser realizados, envolvendo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem ativos neste campo, a fim de melhorar nosso conhecimento e nossa execução dessa estratégia de assistência de enfermagem a pessoas não internadas. Experiências boas devem ser divulgadas.

As novas tecnologias são de ajuda para programas delineados visando a que os recursos humanos sejam mais bem aproveitados, nos Bancos, nas Indústrias. As instituições de saúde não devem ficar aquém das demais.

Os enfermeiros terão sempre o forum dos Temas Livres dos Congressos Brasileiros de Enfermagem para divulgação de experiências que poderão se difundir, para benefício de nosso povo que necessita de ver melhorada sua saúde (H.G.D.)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1983
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br